Melhores músicas temáticas de TV: músicas que moldaram a trilha sonora de nossas vidas — 2024



Que Filme Ver?
 

Há muitas pessoas que consideram a televisão hoje - graças a todos os serviços de streaming disponíveis - os programas de melhor qualidade já produzidos, mas provavelmente seria difícil encontrar os melhores temas de TV entre eles. Por que? Porque eles simplesmente não os têm mais. Mas se você olhar para trás, para os anos 1960 ou 1970, e quer esteja falando de comédias ou dramas, você vai encontre algumas das músicas-tema de TV mais cativantes de todos os tempos!





Certamente o fizemos, reunindo uma lista – acompanhada de vídeos para que você possa ouvir essas músicas gloriosas – para seu prazer auditivo e visual. O que é realmente surpreendente é que existem muitos outros além desses, mas isso pareceu um bom começo. Aproveitar!

Nossas mais de 15 músicas temáticas de TV

1. O barco do amor (1979)

ABC O barco do amor foi ao ar de 1977 a 1986 e foi uma forma de televisão de comida reconfortante, pois seu elenco regular estava cercado por uma grande variedade de estrelas convidadas em cada episódio interpretando casais, descobrindo ou renovando seu amor. A música tema foi composta por Carlos Fox com letra de Paulo Williams e cantado por Jack Jones .



A versão de Jones permaneceria em vigor até a nona temporada, onde Dionne Warwick foi trazido a bordo (viu o que fizemos lá?). A versão estendida 2:57 da música foi lançada em 1979 e alcançou a posição 37 no Painel publicitário Gráfico adulto contemporâneo dos EUA.



2. Missão Impossível (1966)

Muito antes de se tornar uma franquia de filmes estrelada Tom Cruise , Missão Impossível foi uma série de televisão popular que, como Jornada nas Estrelas , recebeu luz verde para produção por ninguém menos que Lucille Ball em Desilu. Com sete temporadas e 171 episódios entre 1966 e 1973, o programa narrou a Força de Missões Impossíveis que usou atos de engano e manipulação para deter ditadores do terceiro mundo, senhores do crime e industriais corruptos, entre outros. O show inspiraria duas temporadas de uma nova versão em 1988 - interligadas por Pedro Graves reprisando seu papel de Jim Phelps — e depois sete filmes com um oitavo a caminho em 2025. Entre os melhores temas de TV, foi composta por Lalo Schifrin .



Schifrin conta o que lhe foi dito pelo criador da série, Bruce Gellar, durante uma entrevista ao Arquivo da televisão americana : Ele teve a ideia de que eu deveria escrever um tema para uma equipe que fosse muito convidativo, muito emocionante para fazer as pessoas ouvirem o programa, porque na televisão, principalmente naquela época - não sei agora - se as pessoas estávamos na cozinha tomando um refrigerante e de repente na sala estava passando na TV o tema de um novo programa que estava passando, eles disseram, 'Tenho que ir ver o que é isso!' um logotipo.

O tema foi lançado como single em 1967, com duração de 2h31. Ele alcançou a posição 41 na Painel publicitário Hot 100 e número 19 na parada Adult Contemporary da publicação.

3. Os Macacos (1966)

Pode ter sido inspirado no filme dos Beatles Noite de um dia difícil , mas de 1966 a 1968 Os Macacos programa de televisão tornou-se um fenômeno por si só, transformando Micky Dolenz , Davy Jones, Peter Tork e Mike Nesmith em estrelas.



A música tema do programa foi gravada em duas versões, uma mais curta para servir de abertura de cada episódio do programa e uma mais longa que apareceu em seu álbum de estreia autointitulado. Inspirado pelo Dave Clark Cinco música Catch Us If You Can, com Dolenz no papel principal. A música foi lançada como single na Austrália (marcando a 8ª posição nas paradas), Japão (Top 20) e México (Top 10).

4. Sombras escuras (1966)

Sombras escuras , novela de terror gótico que durou de 1966 a 1971 e teve 1.225 episódios, foi enorme no meio de sua temporada graças à escalação do ator canadense Jonathan Frito no papel do vampiro Barnabas Collins. Em setembro de 1969 uma trilha sonora do compositor Robert Cobert e sua orquestra , apresentando 16 faixas, incluindo a faixa-título principal. Alcançou o número 18 em Painel publicitário 'Top 200 da parada de álbuns.

5. O show de Mary Tyler Moore (1970)

Considerado um salto quântico para as mulheres na televisão, O show de Mary Tyler Moore apresenta a atriz como produtora de notícias Mary Richards e acompanha sua vida profissional e pessoal. O show foi exibido de 1970 a 1977 com um total de 168 episódios com um elenco incrível. Além de Mary, tínhamos Gavin Macleod, Ed Asner , Betty White, Ted Cavaleiro, Valéria Harper, Phyllis Leachman e muito mais.

A música título foi escrita e interpretada por Sonny Curtis , apresentando letras diferentes na 1ª temporada em comparação com o resto. Uma versão 2:44 foi lançada em 1970 pela Elektra Records. Uma segunda versão foi gravada em 1980 com arranjo Country e alcançou a posição 29 na Painel publicitário Tabela de singles country quentes.

Relacionado : Elenco do programa de Mary Tyler Moore: fatos surpreendentes sobre as amadas estrelas da comédia dos anos 70

6. O homem de seis milhões de dólares (década de 1970)

Na década de 1970, havia homens, mulheres, meninos biônicos, um cachorro e uma melancia (!), embora o mais popular de todos tenha sido o primeiro: Lee Majors como o astronauta Steve Austin, transformado após um acidente em O homem de seis milhões de dólares . Além de suas aventuras semanais, saxofonista de jazz, clarinetista, arranjador, compositor e líder de banda Oliver Eduardo Nelson nos deu uma das melhores músicas-tema de TV de todos os tempos. Seus outros créditos na televisão incluem Ironside, Galeria Noturna, Columbo e Rua Longa .

7. M*A*S*H (1970)

A música tema de M*A*S*H que durou os créditos de abertura e encerramento de 11 anos da série de TV (cerca de 4 1/2 vezes mais do que a Guerra da Coréia em que se passa) é intitulado Suicide is Painless e começou no filme de 1970 de mesmo nome. A diferença é que no filme tinha alguém cantando a letra enquanto o show tinha uma versão estritamente instrumental.

A música de Suicide is Painless foi escrita pelo compositor e arranjador Johnny Mandel com letra de Michael Altman, filho do diretor do filme, Roberto Altman . Devido ao fato da música tocar sobre o falso suicídio do ator John Schuck’ De Walter Painless Pole Waldowski, Altman tinha duas condições para Mandel: a música tinha que se chamar Suicide is Painless e a letra precisava ser a música mais estúpida já escrita. Bem, o próprio Altman tentou escrever as letras, mas achou-as impossíveis, então pediu a seu filho Michael que o fizesse e o jovem de 15 anos supostamente voltou com essas letras cinco minutos depois.

O M*A*S*H Programa de TV, estrelado, entre outros, por Alan Alda, Loretta Doce e Mike Farrell , exibido na CBS de 1972 a 1983 com 256 episódios. Foi indicado para mais de 100 prêmios Emmy e ganhou 14.

8. Ilha de Gilligan (1964)

Apenas sente-se e você ouvirá uma história... ah, você já ouviu isso? Não se preocupe, então. Nenhum guia para as melhores músicas temáticas de TV está completo sem Ilha de Gilligan , ideia do produtor Sherwood Schwartz (que também criaria O grupo Brady ) teve a ideia de prender sete pessoas de diferentes estilos de vida em uma ilha, mas em vez de ir com tudo senhor das Moscas decidiu torná-lo uma comédia pastelão maluca.

Muitos dos críticos odiado isso, mas o público não o fez e, como resultado, durou três temporadas entre 1964 e 1967 e 98 episódios, eventualmente gerando duas séries animadas e três filmes de reunião. Pegar que , críticos! Schwartz escreveu a música tema de abertura e encerramento que gerações de telespectadores aprenderam e cantaram junto.

Relacionado: Elenco de ‘Gilligan’s Island’: fatos surpreendentes sobre as estrelas da amada comédia de náufragos

9. Perry Mason (1957)

Raymond Burr perfeitamente trazido Erle Stanley Gardner O advogado de Perry, Perry Mason, ganhou vida neste drama jurídico de 1957 a 1966 que produziu 271 episódios, bem como 26 filmes de TV que começaram a ser exibidos na NBC em 1985. A música tema (que na verdade era intitulada Park Avenue Beat) foi escrita por Fred Steiner , que, acredite ou não, também escreveu o tema para O show de Rocky e Bullwinkle . O compositor descreveu a faixa como uma captura da sofisticação e resistência do personagem Perry Mason.

10. Os caipiras de Beverly (1962)

Outra daquelas músicas-tema de TV que você ouve na linha de abertura: Venha e ouça a história de um louco chamado Jed… Essa foi a nossa introdução semanal ao CBS’ Os caipiras de Beverly , o Paulo Henning comédia de choque cultural que foi exibida de 1962 a 1971 com 274 episódios.

A música tema The Ballad of Jed Clampett foi escrita por Henning e originalmente interpretada pelos artistas de bluegrass Foggy Mountain Boys, com Jerry Scoggins assumindo os vocais principais. Outra versão foi gravada por Scoggins e seu colega de banda Lester Flatt, que alcançou a posição 44 na Painel publicitário Hot 100 da parada musical pop e número um no Painel publicitário Gráfico de países quentes.

onze. Jornada nas Estrelas (1966)

Apesar de mancar por três temporadas de 1966 a 1969 e produzir apenas 79 episódios Jornada nas Estrelas tornou-se um dos maiores fenômenos do entretenimento. Gerou 10 spin-offs e 13 longas-metragens, um feito verdadeiramente notável.

A música tema da série original, com William Shatner ‘s Space… a narração final da fronteira, foi composta por Alexandre Coragem. Criador da série Gene Roddenberry escreveu algumas letras bem bregas para acompanhar, sabendo que elas nunca seriam usadas, para que ele pudesse receber metade dos royalties que o tema geraria. Embora Courage nunca o tenha processado sobre o assunto, ele disse que considerou a ação antiética.

12. Os Munsters (1964)

De 1964 a 1966 houve duas comédias sobrenaturais na televisão a primeira Os Munsters , exibido na CBS em um total de 70 episódios (o segundo fica um pouco mais abaixo). As estrelas do show Fred Gwynne como o patriarca Herman, essencialmente o Monstro de Frankenstein; Yvonne De Carlo como sua esposa vampira, Lily, Butch Patrick como seu filho, Eddie Wolfgang, Al Lewis como vovô vampiro (que somos levados a acreditar que é Drácula), e Beverly Owen e Pat Priest como a sobrinha humana Marilyn (a primeira esteve nos primeiros 13 episódios, a última no restante).

A música tema instrumental de Os Munsters foi composto por Jack Marshall e o que poucas pessoas podem perceber é que na verdade havia uma letra da música, como os fãs descobririam quando pegassem o álbum de 1964 The Munsters – Em casa com os Munsters . O vídeo acima traz uma versão da faixa com a letra retirada do álbum.

13. Perdido (1961)

Se você tivesse ouvido a premissa de a comédia Perdido -Wilbur Post ( Alan Young ) descobre que seu cavalo, Mister Ed (dublado pelo ator ocidental Allan Rocky Lane ), pode falar, mas apenas para ele - você nunca acreditaria que estaria destinado a durar seis temporadas entre 1961 e 1966 e um total de 143 episódios.

Mas aconteceu, e o público amado isto. Somando-se a esse amor, é claro, estava a música tema do show, escrita pela equipe de compositores de Jay Livingston (que forneceu os vocais) e Ray Evans. Continua extremamente audível.

14. A Família Addams (1964)

Faça os dedos estalarem, porque você está prestes a fazer uma visita A Família Addams . Como Os Munsters , foi exibido (na ABC) de 1964 a 1966, mas produziu apenas 64 episódios em comparação com os 70 daquele programa. Carlos Addams que apareceu em O Nova-iorquino , A Família Addams trouxe à vida Gomez ( John Astin ), Morticia (Carolyn Jones), Tio Fester ( Jackie Coogan ), Vovó (Marie Blake), quarta-feira ( Lisa Loring ) e Pugsley (Ken Weatherwax) Addams - sem mencionar Lurch ( Ted Cassidy ), Coisa e Primo Itt (Felix Silla), entre outros. Eles não aterrorizavam ninguém, mais do que felizes vivendo suas vidas e se perguntando por que as pessoas reagiriam de forma tão estranha a eles.

A música tema do show foi escrita por Vic Mizzy, cujos outros créditos incluem a abertura de hectares verdes . A Wikipedia os descreve como sendo dominados por um cravo e um clarinete baixo, e apresentava estalos de dedos como acompanhamento percussivo. Você pode ouvir o ator Ted Cassidy dizendo as palavras puro, doce e pequeno durante o filme.

quinze. O grupo Brady (1969) e derivados

Com as palavras Aqui está a história, o produtor Sherwood Schwartz atinge o ouro da música tema novamente, da mesma forma que fez com Ilha de Gilligan . Nele, o conceito de O grupo Brady – duas famílias se tornando uma só – é perfeitamente capturado. A outra coisa a considerar é que esse show gerou uma série de spin-offs, muitos dos quais utilizavam músicas-tema que eram variações do original. No vídeo acima você poderá ouvir duas versões da abertura da série original, a série animada Os filhos Brady , comédia de ação ao vivo As noivas Brady , drama Os Bradys e os três filmes paródias que o programa inspirou. Uma ótima maneira de completar esta lista!

Relacionado: 13 fatos que você provavelmente nunca soube sobre o ‘Brady Bunch’


Clique para ver mais nostalgia dos anos 1960 e 1970 ou continue lendo…

Relembrando as sextas-feiras de 1971 da ABC - 'The Brady Bunch' até 'Love, American Style'

Noites de sábado na CBS em 1973: a maior programação de TV de todos os tempos

Que Filme Ver?