Noites de sábado na CBS em 1973: a maior programação de TV de todos os tempos — 2024



Que Filme Ver?
 

Se você ouvir as pessoas falarem, supostamente estamos vivendo na Era de Ouro da Televisão; uma era diferente de qualquer outra na história da TV, com programas de qualidade incrivelmente alta que representam o padrão ouro dos escritores no topo de seu jogo. Uh, presumimos que aqueles as pessoas nunca ouviram um grupo chamado Brady. Por favor!





Ok, talvez esse não seja o maior argumento do mundo, mas não há como negar que a televisão teve algumas épocas incríveis ao longo do caminho, uma das mais incríveis sendo a temporada de 1973, quando a programação da CBS nas noites de sábado era impressionante, mas alucinante em retrospecto. Representou uma noite de programação de qualidade que nunca foi duplicada. Então junte-se a nós em uma viagem de 44 anos no passado para ver o que havia de tão especial naquelas noites de sábado.

8h00-8h30: Todos na família

Uma cena de Todos em Família

Imagens Bettmann/Getty



Criado por Norman Lear (baseado em uma série britânica chamada Até que a morte nos separe ), este é um show que você faria nunca poder entrar no ar hoje. Conseguiu quebrar praticamente todos os tabus da época, derrubando os muros do politicamente correcto e lidando com coisas como racismo, libertação das mulheres, políticas governamentais, abortos espontâneos, cancro da mama, aborto, swingers, menopausa e violação. E este foi um comédia . Ah, também representou a primeira vez que o público ouviu uma descarga de vaso sanitário no ar.



O foco de Todos na família faz parte da família Bunker do Queens, Nova York. Sentado no centro (em sua cadeira favorita) está Archie Bunker ( Carroll O'Connor ), um fanático conservador que tem uma opinião (geralmente errada) sobre virtualmente tudo . Com o tempo, Archie gradualmente conquistou o coração do público – ele provou que poderia evoluir… eventualmente). Sua esposa é a adorável e mais inteligente do que parece, Edith (Imagem: Instagram) Jean Stapleton ), a quem Archie carinhosamente chama de Dingbat. Mike Stivic ( Rob Reiner , que você talvez conheça agora como diretor de filmes como Fique do meu lado , Quando Harry conheceu Sally e Uns poucos homens bons ) é o genro ultraliberal de Archie que representa o oposto de sua visão sobre qualquer assunto e recebe o apelido não tão carinhoso de Meathead. Mike mora na casa dos Bunkers com sua esposa e a filha dos Bunkers, Gloria ( Sally Struthers , que tem os olhos abertos para a vida e para si mesma como mulher ao longo do caminho). Escusado será dizer que este foi o cenário para um fluxo constante de argumentos explosivos – mas esclarecedores.



O elenco de All in the Family por volta de 1976

Fotos Internacional/Getty Images

Todos na família durou nove temporadas de 1971 a 1979, ganhando 22 prêmios Emmy e oito Globos de Ouro. Deu origem a uma série de spin-offs: Bea Arthur's Maude (que desmembrou Bons tempos ), Os Jeffersons (que desmembrou Efetuando check-in , estrelando sua empregada), Glória (Sally Struthers tem seu próprio show), Casa de Archie Bunker (estrelado por Carroll O'Connor depois Todos na família saiu do ar) e Rua Hauser, 704 (que focou na casa dos Bunkers com novos moradores, uma família afro-americana). Todos na família foi a série nº 1 na televisão de 1971-1975.

8h30-9h00: MASH

O elenco de MASH em meados da década de 1970

O elenco de MASH em meados da década de 1970Arquivo de fotos da CBS/Imagens Getty



Parece não haver nada de engraçado na Guerra da Coréia (especialmente nos dias de hoje), mas esta série, baseada no romance de Richard Hooker e no filme de mesmo nome de 1970, conseguiu extrair muito humor dos horrores da guerra. O foco está nos médicos e enfermeiras do 4077th Mobile Army Surgical Hospital, com sede na Coreia do Sul, e apresenta um elenco incrível de atores e alguns dos personagens mais memoráveis ​​da TV: Hawkeye Pierce ( Alan Alda ), Margaret Hot Lips Houlihan ( Loretta Doce ), Max Klinger (Jamie Farr), Padre Mulcahy (William Christopher), Trapper John (Wayne Rogers), Henry Blake (McLean Stevenson), Frank Burns (Larry Linville), Radar O'Reilly (Gary Burghoff), BJ Hunnicutt (Mike Farrell), Sherman Potter (Harry Morgan) e Charles Emerson Winchester III (David Ogden Stiers).

Uma cena do último episódio de MASH, 18 de junho de 1984

Uma cena do último episódio de MASH, 18 de junho de 1984Imagens de Paul Harris/Getty

Curiosamente, o programa durou 11 anos (1972-83), em comparação com os dois anos e meio da Guerra da Coreia. Quando chegou ao fim com duas horas e meia de Adeus, Adeus e Amém, quebrou todos os tipos de recordes de audiência e se tornou um evento nacional. M A MERDA ganhou 14 prêmios Emmy (dos 100 para os quais foi indicado) e oito Globos de Ouro. Também deu origem a dois spin-offs, a única temporada DepoisMASH , focando em vários personagens que trabalharam em um hospital do Meio-Oeste após a guerra; e Caçador John, MD (1979-86), que aconteceu 30 anos após a guerra e estrelou Pernell Roberts no papel de Wayne Rogers. Um piloto que não foi para a série foi EM A eu T E*R , que olhou para Radar O’Reilly, que, após o fracasso da fazenda de sua família, se torna policial de St. (Clique para Elenco de ‘M*A*S*H’: veja as estrelas antes e agora .)

9h00-9h30: O show de Mary Tyler Moore

O elenco de Mary Tyler Moore por volta de 1974

O elenco de Mary Tyler Moore por volta de 1974Arquivo de fotos da CBS/Imagens Getty

Mais uma sitcom importante que desempenhou um papel significativo na mudança do cenário da TV. Atriz Maria Tyler Moore representou a mulher moderna, fazendo incursões no que era percebido como um mundo masculino. Ela interpreta Mary Richards, que se mudou para Minneapolis para se tornar secretária na estação de TV WJM, mas acaba recebendo a oferta do cargo de produtora associada do Six O'Clock News. Hoje é difícil imaginar o quão significativo isso foi, mas ao explorar seu local de trabalho e sua vida doméstica, forneceu iluminação através do riso e apresentou alguns dos melhores roteiros de comédia que a televisão já viu. E dê uma olhada nesses personagens/atores além da própria MTM: Lou Grant ( Eduardo Asner ), chefe de Maria; Abate de Murray ( Gavin MacLeod antes de embarcar O barco do amor ), redator principal da notícia; apresentador Ted Baxter (o tão memorável Cavaleiro Ted ); Rhoda Morgenstern ( Valéria Harper ), a melhor amiga de Maria; Phyllis Lindstrom ( Cloris Leachman ), amiga e vizinha não tão próxima de Mary; Georgette Franklin (Georgia Engel), namorada de Ted; Sue Ann Nivens (Betty White, interpretando um papel tão oposto quanto você pode imaginar de seu papel como Rose em Meninas Douradas ). Sério, isso é simplesmente incrível .

O elenco do Mary Tyler Moore Show por volta de 1977

O elenco do Mary Tyler Moore Show por volta de 1977Arquivo de fotos da CBS/Imagens Getty

O show de Mary Tyler Moore , que durou de 1970 a 77, ganhou 29 prêmios Emmy e três Globos de Ouro. Também gerou uma série de séries derivadas: Roda (1974-78), Phyllis (1975-77) e Lou Grant (1978-82), o último drama de uma hora. Surpreendentemente, foi decisão de Moore encerrar a série, e não da rede. Além disso, foi apenas a segunda sitcom a ter um final real (a estação é vendida e todos, exceto Ted, são demitidos), O casal esquisito sendo o primeiro. (Clique para saber mais sobre o Mary Tyler Moore Elenco Através do Tempo .)

9h30-10h00 O programa de Bob Newhart

O elenco do Bob Newhart Show por volta de meados da década de 1970

Arquivo de fotos da CBS/Imagens Getty

O humor discreto de Bob Newhart foi a peça perfeita para O show de Mary Tyler Moore . Newhart é o psicólogo de Chicago, Robert Hartley, Suzanne Pleshette é a esposa Emily, Bill Daily - ei, é o Major Healey de Eu sonho com Jeannie ! — é o piloto de linha aérea Howard Borden; Peter Bonerz é o ortodontista Jerry Robinson, que tem consultório no mesmo andar que Hartley; e Marcia Wallace é a recepcionista compartilhada, Carol Kester. E depois há aqueles pacientes tão maravilhosos do bom médico, que são tão disfuncionais que, especialmente contra a personalidade de Newhart, era histérico. Era trabalho do ator interpretar um homem hétero para praticamente todo mundo, e funcionou muito bem.

O programa de Bob Newhart durou de 1972 a 78 e, assim como a MTM, o ator decidiu encerrar o show enquanto ele ainda era um queridinho da crítica e do público. Também como aquele programa, houve um final que viu Hartley deixar o cargo de psicólogo ativo para se tornar professor em uma faculdade em Oregon. Para mostrar o poder duradouro do show, ele estrelou a sitcom Newhart , que durou de 1982 a 1990 e viu ele e sua nova esposa (Mary Fran) administrando uma pousada em Vermont. Na cena final do último episódio daquele programa, ele acordou na cama de um pesadelo e se voltou para sua esposa - Suzanne Pleshette como Emily - o novo programa aparentemente não passou de um sonho. Quão brilhante é que ?

10h00-11h00: O Show de Carol Burnett

Elenco do Carol Burnett Show por volta de meados da década de 1970

Arquivo de fotos da CBS/Imagens Getty

Que maneira de terminar as noites de sábado! Este programa de variedades - composto por música e esquetes cômicos - é aquele pelo qual todos os outros eram avaliados na época. Mostrou o humor de Carol Burnett , cujos companheiros incluíam, no início, Harvey Korman , Vicki Lawrence e Lyle Wagoner. Na temporada de 1975, Tim Conway tornou-se regular e não havia nada melhor do que assistir Burnett, Korman e Conway em esquetes tentando fazer um ao outro rir, uma habilidade na qual Conway em particular se destacou (a ponto de terem que parar no meio do esboço, incapazes de continuar devido ao riso). O público adorou as paródias do filme, a sessão de perguntas e respostas de Burnett com o público do estúdio e até mesmo o puxão no lóbulo da orelha no final de cada episódio, sinalizando para a avó que estava tudo bem e que ela estava pensando nela.

O Show de Carol Burnett funcionou de 1967 a 78, ganhando oito prêmios Emmy, oito Globos de Ouro e três People’s Choice Awards.

Toda semana Burnett terminava o show com uma música cuja letra era, estou tão feliz por termos passado esse tempo juntos, só para rir ou cantar uma música; Parece que estamos apenas começando e antes que você perceba, chega a hora de dizer: ‘Até logo’.

O mesmo poderia ser dito daquelas noites de sábado na CBS em 1973.


Clique para ver mais TV clássica:

' Elenco de The Love Boat: veja as estrelas do clássico Campy antes e agora

Elenco de ‘Gilligan’s Island’: fatos surpreendentes sobre as estrelas da amada comédia de náufragos

Que Filme Ver?