A dor da sua fascite plantar é tão forte que você não consegue andar? Podólogos revelam por que você provavelmente *não* precisa de cirurgia — 2025



Que Filme Ver?
 

Você tem estado ocupado ultimamente (quem não esteve?), fazendo tarefas e correndo de uma atividade para outra. Mas se esse aumento na atividade desencadeou uma dor aguda e aguda no calcanhar, pode ser um sinal de fascite plantar. Essa condição dolorosa comum afeta o pé e o calcanhar e é especialmente incômoda depois de dormir. Para algumas pessoas, porém, a dor piora com o tempo e se torna intensa, deixando você pensando Por que tenho fascite plantar tão grave que não consigo andar? Aqui exploraremos as causas e as melhores soluções para aliviar até mesmo a dor mais intensa.





Compreendendo a fascite plantar

A fasceíte plantar é responsável por mais de um milhão consultas médicas anualmente. E para entender melhor isso, é importante primeiro saber o que fáscia plantar na verdade é. Imagine o seu pé: há uma faixa fibrosa que se estende do calcanhar até a planta do pé, proporcionando absorção de choque e suporte de arco . Dor, especialmente no calcanhar ou ao redor dele, pode ocorrer se essa faixa ficar inflamada.

É uma síndrome de uso excessivo, explica Lori Barnett, DPM , podólogo do Lehigh Valley Physicians Group com sede em Allentown, PA. Na maioria das vezes, descubro que as pessoas estão seguindo uma programação de exercícios pontuais e tracejados, diz ela. Então eles caminham por um longo período de tempo e estão bem, e então têm que parar um pouco por qualquer motivo. E então eles voltam ao mesmo nível talvez com o par de sapatos mais antigo ou simplesmente não estão condicionados. Embora você possa não notar a dor imediatamente, com o uso excessivo contínuo e batidas no calcanhar, ela pode aparecer, diz ela.



Uma ilustração da fascite plantar, que pode causar tanta dor que você pode

Pikovit44/Getty



Causas mais comuns de fascite plantar

Garrett Nguyen, DPM , um cirurgião reconstrutor de pé e tornozelo treinado no Paley Orthopaedic & Spine Institute – Foot and Ankle Center do St. Mary's Hospital em West Palm Beach, Flórida, acrescenta que normalmente está associado a uma mudança na atividade, trauma ou calçado inadequado. . Ele costuma ver a condição aparecer em guerreiros de fim de semana, pessoas que aumentaram sua atividade ou que estão treinando para um evento, mas que não fizeram esse tipo de atividade nos últimos anos. Isso geralmente estimula ou incita esse tipo de inflamação e dor, observa ele.



Outros fatores também estão em jogo, como andar com biomecânica deficiente, devido, por exemplo, a pés chatos, diz o Dr. Barnett. (Nem todo mundo com pés chatos terá fascite plantar, ela observa.) A outra coisa que acontece é que o calcanhar tem uma camada de gordura embaixo dele. Com o tempo, com o peso, com movimentos repetitivos, essa almofada de gordura se espalha e fica achatada, explica ela. Isso significa que você precisa de ainda mais apoio na área do calcanhar à medida que envelhece para evitar a dor.

Relacionado: A melhor maneira de evitar a dor nos pés ao ficar em pé o dia todo: mude seu peso * desta * maneira, diz Body Mechanics Pro

Fasceíte plantar tão forte que não consigo andar: dor intensa

Embora a fascite plantar possa afetar qualquer pessoa, é comum entre adultos de meia-idade. A boa notícia: nossos especialistas estimam que, para cerca de 80-90% das pessoas, a fascite plantar se resolverá com tratamentos mais conservadores. Isso significa coisas como alongar ou trocar os sapatos para obter melhor suporte.



Também pode incluir fisioterapia, injeções de esteróides ou até mesmo terapia por ondas de choque, onde ondas de luz são pulsadas no calcanhar para aliviar a inflamação. Em um estudo com pessoas que fizeram terapia por ondas de choque, todas observaram uma redução da dor e aumento na qualidade de vida em até 12 semanas.

Um close de uma panela examinando uma mulher

A fisioterapia pode ajudar a aliviar a dor da fascite plantarHenglein e Steets/Getty

Ainda assim, algumas pessoas acabam com dores de fascite plantar mais intensas, tão fortes que não conseguem andar. Isto pode ser simplesmente porque eles não viram os sinais, explica o Dr. Barnett. Tenho pessoas que chegam com um ano de dor no calcanhar e pensam que é uma coisa do envelhecimento, e obviamente é muito mais do que isso, diz ela.

Enquanto isso, há outros que seguem todos os métodos de tratamento conservadores à risca apenas para descobrir que também estão lidando com problemas adicionais, como uma ruptura anormal da faixa da fáscia plantar, diz o Dr. (As imagens, como uma ressonância magnética, podem ajudar a identificar isso.) Por outro lado, algumas pessoas sentem dores intensas porque é difícil acompanhar os tratamentos. Como observa o Dr. Nguyen: Eles ainda não resistiram, ou a situação melhora por talvez um ou dois dias e então eles meio que abandonam as opções de tratamento. (Clique para ver como uma mulher usou chinelos para aliviar a dor da fascite plantar .)

Relacionado: Como aliviar rapidamente a dor da fascite plantar: truque de massagem com copo de gelo do podólogo e mais remédios caseiros

Dois tipos de cirurgia de fascite plantar

Então, se a dor da fascite plantar é tão forte que você não consegue andar, você deveria considerar a cirurgia? A menos que você chegue com um caso bastante grave, os podólogos ou cirurgiões de pé e tornozelo – esse é o tipo de médico que pode tratar e realizar cirurgia para fascite plantar – normalmente examinarão primeiro todas as opções menos invasivas.

Como explica o Dr. Nguyen, eles querem seguir os planos A, B, C e D antes de irmos para Z, a opção de tratamento cirúrgico. Mas é uma maioria muito pequena de pacientes que não obtém alívio com as opções de tratamento conservador de que temos para falar sobre cirurgia.

Para aqueles que fazer necessitam de cirurgia, dois procedimentos comuns são:

Fasciotomia plantar do peito do pé

Dr. Barnett explica que, com esse procedimento, é feita uma pequena incisão na planta do pé. O médico cortará uma pequena porção da fáscia plantar para liberá-la e aliviar a dor. É um procedimento ambulatorial, portanto não há pernoite no hospital. E é rápido, de 10 a 15 minutos, diz o Dr. Barnett.

Essa é a minha preferência e tive bons resultados com isso, explica ela. A pesquisa sugere que taxa de sucesso é alta , com um estudo colocando-o em mais de 90%. A complicação mais comum, segundo os autores do estudo, foram cicatrizes.

Fasciotomia plantar endoscópica (FPE)

Com este procedimento minimamente invasivo, é feita uma pequena incisão na parte interna do calcanhar. Usando uma pequena câmera para visualizar a faixa da fáscia plantar, parte do ligamento é liberada, aliviando a tensão anormal causada pela fascite plantar. Em última análise, isso diminui a inflamação e a dor no calcanhar, permitindo que os pacientes retornem às suas atividades diárias mais rapidamente, com o mínimo ou nenhuma complicação, explica o Dr.

Este também é um procedimento ambulatorial rápido, e o a taxa de sucesso pode chegar a 90% , estudos sugerem. Como observa o Dr. Nguyen, é extremamente bem-sucedido, com complicações mínimas a baixas, pequenas incisões e baixo tempo de inatividade.

Com ambos os procedimentos, você terá que colocar gelo e elevar o pé depois, e também poderá ser informado de que não poderá dirigir por um curto período de tempo. Uma bota é usada no pós-operatório. Com o procedimento EPF, o Dr. Nguyen observa que você pode andar e suportar peso imediatamente. Os médicos aconselham apenas os movimentos necessários, como ir ao banheiro, durante os primeiros três dias. Espere usar a bota por algumas semanas após a cirurgia em qualquer procedimento.

Remédios caseiros que aliviam a dor da fascite plantar

Se você está esperando para fazer uma cirurgia ou decidiu tentar tratamentos conservadores primeiro, existem remédios caseiros fáceis que podem ajudar a aliviar a dor da fascite plantar para que você ande com menos desconforto. Essas táticas podem ser úteis para dores de fascite plantar em todos os aspectos, desde dores leves até mais crônicas.

1. Experimente o truque da garrafa de água

Este truque simples ajuda muito a aliviar a inflamação. Nguyen recomenda o uso de uma bolsa de gelo nas primeiras 4 a 6 semanas após a lesão inicial. Terminado esse período, experimente rolar o pé e o calcanhar sobre uma garrafa de água congelada. Não só ajuda no combate à inflamação, mas também alonga suavemente a fáscia plantar para prevenir a recorrência, diz o Dr. Enquanto rolam e aplicam uma leve pressão, os pacientes podem segurar uma garrafa de água em pontos específicos onde sentem dor. Os pacientes podem realizar essa rotina 3 a 5 vezes ao dia, por no máximo 10 a 20 minutos, para evitar lesões nos tecidos moles causadas pelo frio, explica ele.

Uma garrafa de água em cubos de gelo

Imagemhit/Getty

Relacionado: Profissionais de massagem compartilham seus movimentos fáceis para a melhor massagem DIY para os pés + 6 maneiras de melhorar a saúde também

2. Faça um alongamento com a toalha

Esticar o pé realmente ajuda a aliviar a dor, diz o Dr. Barnett. Além do alongamento da garrafa de água acima, você pode usar uma toalha simples para ajudar a soltar o músculo da fáscia plantar. Barnett recomenda colocar uma toalha sob a planta do pé e puxar suavemente o antepé em sua direção. (Você pode manter o joelho levemente flexionado.) Segure por 20 segundos e depois solte. Repita cinco vezes. O alongamento será sentido na panturrilha e possivelmente na área do calcanhar ou do arco, diz ela. Ela aconselha fazer isso três vezes ao dia, principalmente antes de sair da cama pela manhã. Para um guia visual, confira o pequeno vídeo abaixo.

3. Opte por antiinflamatórios

Nguyen enfatiza a importância de reduzir a inflamação que causa dor quando você tem fascite plantar. Você pode tomar medicamentos antiinflamatórios de venda livre, como Motrin ou Aleve, ou opções de prescrição, como Celecoxib, que podem ser mais fáceis para o estômago, diz ele. (Com as opções OTC, entre em contato com seu médico sobre frequência e duração.)

Outra opção: um gel antiinflamatório, que pode ser usado na planta do pé. Realmente pode ajudar a reduzir a dor, e massagear realmente ajuda nisso, diz o Dr. Barnett, que recomenda conversar com seu médico antes de usar qualquer creme ou géis. Alguns que ela gosta:

4. Troque seus sapatos

Como explica o Dr. Barnett, se você quebrar o pé, nós o colocaremos engessado. Para fascite plantar, colocamos um bom sapato para você. Nguyen concorda, observando que sapatos e órteses adequados fornecem o suporte necessário para não piorar a fascite plantar – e para prevenir futuras crises para que você possa andar sem dor.

Calçados com sola intermediária grossa ou parte inferior oscilante são ideais para fascite plantar, diz o Dr. E sapatos com apoio firme no calcanhar também minimizam o alongamento da fascite plantar e ajudam a aliviar a dor.

Nguyen também recomenda a troca dos sapatos a cada 8 a 12 meses; para tênis de corrida, é a cada 300 a 450 milhas. Caso contrário, você poderá acabar com padrões de desgaste irregulares ou perda de suporte, observa ele. Para encontrar o melhor ajuste, converse com seu podólogo ou visite uma loja de corrida, de preferência uma que tenha um especialista em pés/tornozelos na equipe. (Clique para ver as melhores palmilhas médicas para fascite plantar.)


Para mais maneiras de aliviar a dor nos pés:

Profissionais de massagem compartilham seus movimentos fáceis para a melhor massagem DIY para os pés + 6 maneiras de melhorar a saúde também

A dor no topo do pé é o problema do pé sobre o qual ninguém fala - os médicos revelam como enganá-lo

A melhor maneira de evitar a dor nos pés ao ficar em pé o dia todo: mude seu peso * desta * maneira, diz Body Mechanics Pro

Este conteúdo não substitui aconselhamento ou diagnóstico médico profissional. Sempre consulte seu médico antes de seguir qualquer plano de tratamento .

O Woman's World pretende apresentar apenas os melhores produtos e serviços. Atualizamos quando possível, mas as ofertas expiram e os preços podem mudar. Se você comprar algo através de um de nossos links, poderemos ganhar uma comissão. Questões? Entre em contato conosco em shop@womansworld.com .

Que Filme Ver?