Guy Williams: Aqui está o que aconteceu com a estrela de ‘Zorro’ e ‘Perdido no Espaço’ — 2025



Que Filme Ver?
 

O ator Guy Williams alcançou a fama na década de 1950 com Disney série de televisão de fanfarrão Raposa , e continuou essa jornada até a década de 1960 com o programa de ficção científica Perdido no espaço . Mas não muito tempo depois, ele virou as costas a tudo, desapareceu na América do Sul e permitiu de bom grado que os holofotes da mídia, que tanto o haviam enredado, simplesmente desaparecessem.





Muitos atores que entram no show business desperdiçam seus ganhos, comprando mansões para si, observa o historiador da cultura pop Geoffrey Marcos . E então eles percebem que, uma vez terminadas muitas temporadas, eles não podem pagar por isso. É quando eles começam a vender tudo. Mas Guy Williams foi muito realista sobre o negócios do show business. Ele pegou seu dinheiro e o cultivou para que quando Perdido no espaço acabou [em 1968], ele era um homem muito rico. Ele não precisava mais trabalhar e, como não precisava atuar constantemente, sua atitude era: ‘Isso foi ótimo, pessoal’.

Guy Williams como Zorro

Guy Williams em ‘Zorro’, 1957.Coleção Silver Screen / Imagens Getty



Antes de ser o homem de preto ou de viajar pelas estrelas, Guy Williams nasceu Armando Joseph Catalano em 14 de janeiro de 1924 na cidade de Nova York. Embora seus pais esperassem que ele seguisse a carreira de seu pai e se tornasse corretor de seguros, Guy tinha outras ideias: durante a Segunda Guerra Mundial, ele trabalhou como soldador, contador de custos e inspetor de peças de aeronaves. Depois, tornou-se vendedor no departamento de bagagens da Wanamaker.



RELACIONADO: O elenco original de ‘Star Trek’: para onde eles corajosamente foram, antes e agora



Nesse momento, ele decidiu enviar fotos suas para uma agência de modelos, o que se mostrou eficaz, pois ele foi fotografado para anúncios em jornais e revistas, capas de livros e outdoors. E quando ele começou a atuar, seu agente sugeriu que ele mudasse seu nome para algo menos étnico, daí Guy Williams.

Guy Williams e sua família

Guy Williams com sua esposa Janice Cooper e seu filho Steven Catalano, por volta de 1957.Coleção Silver Screen / Imagens Getty

Ressalta Geoffrey, Pessoas que o conheceram no início de sua carreira informaram que mesmo usar uma versão anglicizada de seu nome italiano era muito étnico. Não havia problema em ser sexy, não havia problema em ser moreno, não havia problema em ter uma boa aparência, mas estava tudo bem. não é bom não parecer que você é americano. Essa era a mentalidade.



Detalhou o Estrela da Noite de Orlando em um perfil de 1965, ele começou no Neighborhood Playhouse de Nova York e apareceu em produções de sociedades anônimas da Costa Leste. Foi seu trabalho no workshop de atores da CBS em Nova York que o levou ao seu primeiro papel na televisão, um pequeno papel em um filme. Estúdio Um drama. Isso lhe rendeu um teste de tela e um eventual contrato com a Universal-International.

RELACIONADO: Filmes de ‘Superman’: todos os 9 filmes estrelados pelo Homem de Aço classificados

Esse contrato resultou em cerca de 20 papéis em filmes que não representavam muita coisa. Quando tudo acabou, ele foi embora, mas foi persuadido a tentar o papel do herói mascarado Zorro, personagem que Walt Disney estava transformando em uma série de televisão.

Guy Williams assume Raposa

Como foi o caso com histórias em prosa e filmes (estrelados por atores como Douglas Fairbanks e Poder Tyrone ), o show se passava na Los Angeles de 1820, quando fazia parte da Califórnia espanhola e antes da independência mexicana. Zorro, que na verdade é Don Diego de la Vega, ajuda colonos hispânicos e indígenas oprimidos por governantes tirânicos.

Williams, que era bonito, media 1,80 metro e era um excelente esgrimista, foi considerado perfeito para o papel.

Guy estava em uma forma incrivelmente boa, com um rosto que só Deus pode dar, mas por causa de um acidente, ele tinha uma grande cicatriz no ombro, e é por isso que não houve fotos de carne bovina e quase nenhuma foto de Guy sem camisa por aí, diz Geoffrey. E embora ele tenha feito muitas pequenas coisas antes Raposa , a combinação do personagem, por ser uma produção da Disney e da ABC deixou o mundo consciente de Guy em uma época em que os atores principais eram pessoas como Caçador de guias e Rock Hudson.

Guy Williams

Romy Schneider com Guy Williams, por volta de 1960.Arquivo Keystone/Hulton/Imagens Getty

Ao encontrar o personagem, o sotaque espanhol de Williams passou por uma grande mudança nos primeiros dias de produção. Eu fiz o teste com um forte sotaque espanhol, ele disse Diário estelar revista, sabendo que poderia abandoná-la em vez de começar leve e adicionar mais. Nas primeiras semanas, alguém batia em meu ombro enquanto eu andava pelo set, e era Walt. Ele dizia: ‘Você pode diminuir um pouco, Guy?’ Ele não sabia o que queria, então eu continuei ‘diminuindo’. não me dê um tapinha no ombro e esse é o sotaque que mantive.

Raposa foi um tremendo sucesso desde o início, sua narrativa única, pois cada episódio terminaria em uma espécie de suspense a ser retomado na semana seguinte, criando um formato de arco de história que realmente encontraria seu lar na era do streaming de televisão. Foi exibido de 1957 a 1959 com um total de 78 episódios, além de quatro aventuras subsequentes de uma hora.

Guy Williams

Guy Williams em momento dramático de ‘Zorro’, 1957.©Disney/cortesia MovieStillsDB.com

Em 1958, porém, estava se tornando óbvio que Williams estava cada vez mais preocupado com a tipografia; que as pessoas – o público e os produtores de Hollywood – o veriam apenas como Zorro. Quando não sou Zorro, sou Diego, disse ele ao Notícias diárias de Longview no momento. É como trabalhar em um filme que você nunca termina. Você não pode concluir nada como ator.

As coisas pioraram no sentido de que houve um período em que ele não conseguiu fazer qualquer coisa . Embora devesse ter havido ainda mais episódios de Raposa dado o sucesso do programa e a grande quantidade de mercadorias que gerou, a Disney exigiu mais dinheiro para produzir a série, a ABC recusou-se a pagá-lo e o assunto acabou na justiça, com Williams sob contrato, incapaz de trabalhar em outro lugar, mas ainda assim recebendo seu salário integral.

Guy Williams em Bonança

Guy Williams em Bonança

Guy Williams como Will Cartwright em ‘Bonanza’, 1964.©NBCUniversal/IMDb

Entre Raposa e Perdido no espaço , Williams realmente parou no rancho Ponderosa para uma breve estadia em 1964. Quando Bonança o ator Pernell Roberts, que interpretou Adam Cartwright, decidiu deixar o show, Williams foi contratado para interpretar o sobrinho do patriarca Ben (Lorne Greene), Will Cartwright. Embora ele estivesse programado para permanecer um membro permanente do elenco e um dos quatro protagonistas, uma campanha de cartas geradas por fãs resultou nos produtores mantendo Roberts em seu contrato por mais uma temporada, resultando na demissão de Williams após cinco episódios.

RELACIONADO: 10 fatos fascinantes sobre o elenco de ‘Bonanza’

Recebendo Perdido no espaço

No final, não haveria terceira temporada para Raposa , o programa encerrando a produção com exceção desses quatro episódios especiais. Mas graças a isso, ele foi para a Europa filmar os filmes de 1962 Damon e Pítias na Itália e outro espadachim na forma de Capitão Sinbad , que foi filmado na Alemanha. Nesse mesmo ano, para a Disney, ele filmou o filme de TV em três partes O príncipe e O Plebeu .

Guy Williams em Capitão Sinbad

Guy Williams em ‘Capitão Sinbad’.FilmPublicityArchive/United Archives via Getty Images

Quando O príncipe e O Plebeu terminou, ele relatou O Correio Diário de Bristol em 1965, pensei: ‘Por que voltar para casa imediatamente?’ Então, minha família e eu ficamos lá e estraguei toda a temporada piloto de TV. Eu queria outra série, porque isso se encaixa no meu plano diretor. O que é aquilo? Os iates no Mediterrâneo fazem parte disso. E eu não me importo com o fato de que Raposa está tocando em todo o mundo em reprises. Essas verificações residuais podem ser extremamente reconfortantes.

Marc Cushman , autor dos três volumes Perdidos no espaço, de Irwin Allen: a biografia autorizada de um programa clássico de ficção científica , musas, Para ir de Raposa direto em alguns filmes de ‘espada e sandálias’, era óbvio que ele estava estigmatizado, e Williams teria entendido isso. Reclamar não era seu estilo, mas é lógico que ele estaria procurando maneiras de ampliar sua imagem.

Guy Williams

Peter Butterworth como Will the Knifegrinder e Guy Williams como Miles Hendon em ‘O Príncipe e o Mendigo’, 1962.Coleção Silver Screen / Imagens Getty

Que chegou na forma de Perdido no espaço , que foi inspirado no romance de 1812 A família suíça Robinson , transportado apenas para o espaço sideral. Williams é o professor John Robinson, que, junto com sua esposa, Maureen ( Lassie 's Junho Lockhart ) e três filhos, Judy ( Martha Kristen ), Centavo ( Angela Cartwright ) e Vontade ( Bill mamãe ), partiu em uma missão espacial.

RELACIONADO: Aqui está o que aconteceu com o elenco de ‘Lassie’ após o show

Juntando-se a eles está o major do Corpo Espacial dos EUA, Don West (Imagem: Divulgação) Marcos Goddard ), e um clandestino/sabotador em seu navio, o Júpiter 2, é o Dr. Zachary Smith ( Jonathan Harris ), que começa como um vilão, mas acaba se tornando um alívio cômico. Há também o Robô (dublado por Bob maio ), que os espectadores devem se lembrar de proclamar constantemente: Aviso! Aviso! Perigo! Perigo!

Perdido no espaço

O elenco de ‘Perdidos no Espaço’, 1965.©20th Television/cortesia MovieStillsDB.com

A premissa de início é que a interferência do Dr. Smith faz com que a nave se desvie de sua missão e o grupo se veja, como diz o título, perdido no espaço, viajando de planeta em planeta. Uma coisa estranha acontece na metade da primeira temporada, diz Geoffrey, pois todos os personagens foram marginalizados e a série passou a ser sobre o Dr. Smith, Will Robinson e o Robô. Todo mundo tem, tipo, três linhas para dizer em cada episódio. E Guy Williams não vivia, respirava, comia, dormia e respirava o show business. Foi um trabalho. E depois de estrelar Raposa e em alguns filmes, ser contratado como protagonista de uma série onde quase faz parte do cenário é um desperdício. Mas os produtores decidiram seguir as cartas dos fãs e simplesmente levaram o programa de um tipo de ficção científica para outro.

Joh Robinson perdido no espaço

Como Professor John Robinson em ‘Lost in Space’, 1966.©20th Television/cortesia MovieStillsDB.com

Observa Cushman: Em minha pesquisa, descobri que foi a CBS que fez com que o [produtor] Irwin Allen mudasse o programa para uma bobagem, por causa de seu tempo de exibição precoce. A diretriz veio para se livrar de Smith e do Robô, então Irwin deixou Jonathan Harris acompanhar o personagem e torná-lo menos ameaçador por meio da comédia, então ele ficou. Williams não gostou disso, mas, novamente, ele não reclamava, então não expressou suas opiniões na imprensa, ou mesmo no set. Ele manteve sua infelicidade a portas fechadas. Ele conversava com Irwin sobre isso, e Irwin lhe dava alguns ossos a cada temporada na forma de alguns episódios que apresentavam John Robinson e davam a Guy Williams coisas para fazer.

Não chore por ele, Argentina!

Perdido no espaço durou de 1965 a 1968, com um total de 83 episódios e, quando terminou, também terminou o interesse de Williams por Hollywood. Ri Geoffrey, enquanto ele dizia três linhas por semana Perdido no espaço , ele estava tirando o dinheiro do show - assim como havia tirado o dinheiro do Raposa - e investiu. E acontece que Guy Williams era muito bom em ganhar dinheiro.

Tendo acumulado, investido e ganho muita riqueza, ele na verdade não precisar agir por mais tempo. Em 1973 visitou a Argentina e ficou surpreso ao descobrir o fervor que ainda o cercava e sua interpretação do Zorro. Além de retornar à América em 1983 para uma reunião com o Perdido no espaço escalado para dois episódios de celebridades de Feudo familiar , ele fez da América do Sul seu lar.

Reunião de Perdidos no Espaço

Membros do elenco de ‘Lost In Space’ (da esquerda para a direita): June Lockhart, Guy Williams, Angela Cartwright e Bob May, 1983.Bob Riha, Jr./Getty Images

Por que? pergunta Cushman retoricamente. Nunca consegui que ninguém respondesse a essa pergunta, e ninguém nunca perguntou a Guy. Perdido no espaço havia prejudicado sua reputação a tal ponto que ninguém se incomodou. Ele foi para a Argentina porque foi convidado para ir lá e se apresentar como Zorro, e ficou impressionado com sua popularidade. As pessoas realmente saíram; eles o adoravam e sempre se falava em fazer mais com o personagem, então ele ficou. Eu suspeito que ele perdeu o desejo de fazer mais TV nos EUA. Mas acredito que ele teria funcionado se houve boas ofertas. Não houve.

Ao que tudo indica, Williams - que foi casado com Janice Cooper de 1948 a 1983 e teve dois filhos - viveu feliz na Argentina, desfrutando simultaneamente de sua fama lá, realizando shows ao vivo relacionados ao Zorro e tendo a capacidade de escapar para seu próprio pedaço de vida. solidão.

Infelizmente, essa solidão resultou no seu aparente desaparecimento em 1989, embora tenha sido descoberto em 6 de maio daquele ano que ele havia morrido em seu apartamento uma semana antes de um aneurisma cerebral, mas ninguém sabia.

A série de televisão mais lembrada do ator, ‘Zorro’.Coleção Silver Screen / Imagens Getty

Guy Williams aos 65 anos já se foi, mas certamente não foi esquecido como seus dois grandes veículos protagonistas — Raposa e Perdido no espaço - continuar a viver. Reflete Geoffrey: É incomum que alguém cujo maior trabalho foi na televisão durante oito temporadas ainda seja lembrado no século XXI. Alguém que tomou a decisão proposital de se afastar do show business e viver sua vida, embora tenha morrido muito jovem.


Clique para ver mais nostalgia dos anos 1950 e 1960 ou continue lendo!

Melhores músicas temáticas de TV: músicas que moldaram a trilha sonora de nossas vidas

As estrelas de ‘My Three Sons’ Stanley e Barry Livingston revelam 10 segredos dos bastidores

Para a Lua, Alice! Segredos surpreendentes sobre o elenco de ‘The Honeymooners’

Que Filme Ver?