‘Superman Movies’: todos os 9 filmes estrelados por The Man of Steel, classificados — 2025



Que Filme Ver?
 

Superman fez sua estreia nas páginas de Quadrinhos de ação #1 em 1938, e em apenas 10 anos, o primeiro dos nove filmes do Superman chegaria às telonas, precedido por um programa de rádio e teatral curtas animados .





Na verdade, desde 1940 não houve uma década em que não houvesse alguma versão do Homem de Aço em produção, seja na forma de longas-metragens, programas de TV, desenhos animados ou mesmo um musical da Broadway. Essa tradição continua em 2025 com a chegada de David Corenswet como o personagem do escritor/diretor James Gunn Legado do Super-Homem .

Mas o que estamos focando aqui são os nove filmes do Superman lançados entre 1948 e 2013, classificados inversamente de 9 para 1. Se o seu Superman é Cristóvão Reeve , Henry Cavill , George Reeves , Brandon Routh ou Kirk Alyn , eles estão todos aqui em sua glória fantasiada de vermelho e azul.



Filmes do Superman, classificados

9. Homem Átomo vs. Super homen (1950)

Cartão do lobby Atom Man vs. Superman

Anúncio de cartão de lobby para a segunda série de filmes do Homem de Aço, Homem Átomo vs. Superman .©Warner Bros. Discovery/cortesia MovieStillsDB.com



Homem Átomo vs. Superman representaria a segunda rodada para o dançarino e cantor da Broadway que virou ator Kirk Alyn como o Homem de Aço. Isto, como se fosse o antecessor de 1948 Super homen , foi apresentado em formato de filme seriado, o que significa que a história se desenrolaria em episódios semanais de 15 a 20 minutos de duração ao longo de 15 semanas.



Neste, Superman enfrenta Atom Man (na verdade, o arquiinimigo Lex Luthor, interpretado por Lyle Talbot), que está mantendo a cidade de Metropolis em busca de resgate. Em termos de qualidade, este é um avanço em relação ao primeiro, mas há uma repetição e uma falta de energia que o impede de subir.

8. Super homen (1948)

Kirk Alyn e Noel Neill na série Superman de 1948.

Kirk Alyn e Noel Neill em 1948 Super homen serial.©Warner Bros. Discovery/cortesia MovieStillsDB.com

Filmes do Superman, assim como Kirk Alyn como Superman e Noel Neill como Lois Lane (ela também interpretaria a personagem na televisão), fazem sua estreia enquanto Metrópolis é ameaçada pelas maquinações da misteriosa Mulher Aranha.



Definitivamente divertido e Alyn se sai bem como Superman, mas esta aventura de 15 capítulos é prejudicada por baixos valores de produção, destacados pelo fato de que toda vez que Superman levanta vôo, ele se transforma de Alyn em um Homem de Aço animado.

7. Superman IV: A Busca pela Paz (1987)

Diretor Sidney J. Furie e Christopher Reeve

O diretor Sidney J. Furie e Christopher Reeve em um momento dos bastidores de Superman IV: A Busca pela Paz .©WarnerBrosDiscovery/cortesia MovieStillsDB.com

Falando em baixos valores de produção, às vésperas da produção Superman IV: A Busca pela Paz O orçamento de foi reduzido pela metade, de US$ 35 milhões para US$ 17 milhões, e isso é evidente. A quarta e última reviravolta de Christopher Reeve enquanto o Homem de Aço decide fazer a única coisa que os governos da Terra não conseguiram fazer: livrar o mundo de todas as armas nucleares.

Entra Lex Luthor ( Gene Hackman reprisando o papel dos filmes anteriores) para estragar tudo usando os esforços do Superman para criar um clone maligno que ele comanda para destruir seu inimigo. Os efeitos abaixo da média dão uma sensação amadora a toda a produção e o roteiro não se sustenta muito bem. Ainda assim, é outra oportunidade de ver Reeve interpretar o personagem e alguns diriam que isso por si só vale o preço do ingresso ou o tempo gasto na transmissão. Este foi um desastre de bilheteria e, no que diz respeito aos filmes do Superman, não há dúvida do porquê.

6. Super-Homem III (1983)

Cristóvão Reeve

O Homem de Aço de Christopher Reeve luta contra uma inteligência de máquina em Super-Homem III .©Warner Bros. Discovery/cortesia MovieStillsDB.com

A terceira entrada nos filmes do Superman de Christopher Reeve, e embora os valores de produção permaneçam tão altos quanto o estabelecido nas duas primeiras parcelas, esta é dificultada pelo fato de alguém ter pensado que seria uma ideia brilhante ter Ricardo Pryor co-estrela, o que teve o efeito de transformar este filme em um filme de Pryor co-estrelado por Superman.

Diretor Ricardo Lester aposta no humor pastelão e simplesmente não funciona. Porém, dois destaques: Clark Kent retorna a Smallville para sua reunião de colégio e reacende um pouco de romance com Lana Lang ( Annette O'Toole , que interpretaria a mãe adotiva de Clark Kent no Smallville Série de TV) e Gus Gorman de Pryor expondo Superman a um pedaço de criptonita artificial, que tem o efeito de torná-lo mau e culmina em uma batalha de ferro-velho muito legal entre Superman e Clark Kent.

5. Superman e os homens-toupeira (1951)

George Reeves e Phyllis Coates

George Reeves como Superman e Phyllis Coates como Lois Lane em 1951 Superman e os homens-toupeira .©Warner Bros. Discovery/cortesia MovieStillsDB.com

Lançado em 1951, este foi um prelúdio para o Aventuras do Super-Homem série de televisão que iria ao ar durante a maior parte da década de 1950 antes de ser reprisada para sempre. A história se passa em uma pequena cidade que abriga o poço de petróleo mais profundo do mundo, o que inadvertidamente permitiu que Homens-Toupeira do centro do planeta chegassem à superfície, onde uma multidão se reuniu para matá-los.

É aqui que Clark Kent e Lois Lane estão cobrindo a história do poço de petróleo, e tudo se resume ao Super-Homem protegendo essas pessoas diminutas de humanos com assassinato em mente. É um pequeno filme de ficção científica mas o que é incrível é como George Reeves como Clark Kent e Superman e Phyllis Coates enquanto Lois Lane acerta seus personagens desde o primeiro momento em que aparecem na tela, não deixando dúvidas sobre por que Reeves representou o único Superman para uma geração de espectadores. Coates faria o papel de Lane na primeira temporada do programa de TV.

4. O Retorno do Super-Homem (2006)

Brandon Routh

Brandon Routh em O Retorno do Super-Homem .©Warner Bros. Discovery/cortesia MovieStillsDB.com

Houve um período de cerca de 10 anos em que o personagem Superman ficou preso no inferno do desenvolvimento de filmes, incluindo uma versão chamada Super-homem vive que teria visto Tim Burton dirigir Nicolas Cage como o Homem de Aço. No final, o que obtivemos foi o diretor Bryan Singer O Retorno do Super-Homem , que serve como uma quase sequência de Super-homem: o filme e Super-Homem II . A história começa com Superman retornando à Terra após cinco anos afastado, onde ele descobre que o mundo em geral — e Lois Lane ( Kate Bosworth ) em particular – tendo seguido em frente. Qual é o seu papel na vida de ambos está no cerne do O Retorno do Super-Homem .

Brandon Routh é ótimo como Clark Kent e Superman, conseguindo capturar a essência do antecessor Christopher Reeve enquanto adiciona toques próprios o suficiente para manter as coisas atualizadas; e Kevin Spacey se sai muito bem como Lex Luthor desequilibrado, com nada além de vingança em mente - o que ele chega bem perto de alcançar em um confronto com o Homem de Aço.

O problema é que há muito foco nos desafios enfrentados pelo relacionamento entre Superman e Lois, no fato de Bosworth ser muito jovem para transmitir adequadamente sua personagem como jornalista ganhadora do Prêmio Pulitzer e simplesmente não há ação suficiente. Superman precisava desesperadamente acertar algo . Existem alguns efeitos visuais incríveis, incluindo o resgate de uma nave em queda livre pelo Superman.

Talvez a maior tragédia do filme seja que Routh nunca mais teria a chance de interpretar o personagem na tela grande.

3. ‘Homem de Aço’ (2013)

Henry Cavill como Super-Homem

Henry Cavill como Superman em Homem de Aço .©Warner Bros. Discovery/cortesia MovieStillsDB.com

O que os deuses caminharam – e lutaram – entre a humanidade? Essa é a tese do diretor Zack Snyder enquanto ele cria o que talvez seja a visão mais realista do personagem Superman apresentado em qualquer um dos filmes do Superman.

É a história de origem - o bebê Kal-El foi lançado para a Terra vindo do condenado planeta Krypton, adotado pelos Kents, instilado com a moralidade que o guiaria para sempre e vindo para Metropolis para conhecer Lois Lane ( Amy Adams ) e comece a salvar o mundo – mas muito mais.

À medida que Clark Kent descobre quem e o que ele realmente é, ele deve lutar contra o vilão kryptoniano General Zod e seus seguidores, que querem transformar a Terra em uma réplica de seu mundo natal, observando que uma base deve ser construída sobre algo (ou seja, estamos todos mortos).

As atuações em geral são ótimas, desde a atuação do ator britânico Henry Cavill como o Super-Homem angustiado, Kevin Costner como Jonathan Kent, Adams como Lois, Russell Crowe como o pai de Kal-El, Jor-El na interpretação arrepiante de Zod por Michael Shannon.

Há tanto para admirar neste filme, embora Snyder perca o público no wonton e na destruição aparentemente interminável criada a partir da batalha entre Zod e Superman em Metrópolis. Alguns minutos de recorte poderiam ter feito toda a diferença. Ainda assim, um Super-Homem bastante agradável da era moderna.

Notavelmente, Cavill repetiria o papel em 2016 Batman v. Superman: A Origem da Justiça , ambas as versões Liga da Justiça (o teatral de 2017 creditado ao diretor Joss Whedon, que foi considerado um desastre; e o corte Snyder de quatro horas do filme em 2021, que foi aclamado pela crítica).

2. Super-Homem II (1981)

Margot Kidder e Christopher Reeve

Margot Kidder e Christopher Reeve em Superman II.©Warner Bros. Discovery/cortesia MovieStillsDB.com

Na época de seu lançamento, muitos críticos anunciaram Super-Homem II como sendo melhor que o primeiro filme, embora isso pareça ter se dissipado um pouco ao longo das décadas. Ainda assim, em termos de filmes do Superman, há grande quantidade para amar aqui, incluindo o romance crescente entre Superman de Christopher Reeve e Lois Lane de Margot Kidder e uma batalha aérea em Metropolis entre Superman e os vilões kryptonianos Zod, Ursa e Non (interpretados respectivamente por Terence Stamp, Sarah Douglas e Jack O'Halloran).

O enredo em poucas palavras é o seguinte: Superman abandona seus poderes para poder amar Lois Lane, os vilões chegam para ameaçar o mundo e Superman tem que encontrar uma maneira de recuperar seus poderes e salvar tudo e todos, exceto o relacionamento dele e de Lois. Richard Lester assume a direção de Richard Donner, e as diferenças entre os dois são óbvias, com pedaços da abordagem de humor pastelão do primeiro (que seria muito pior em Super-Homem III ) aparecendo aqui e ali. Ainda assim, uma grande diversão estimulante.

1. Super-homem: o filme (1978)

Christopher Reeve como Super-Homem

Christopher Reeve faz sua estreia como o Homem de Aço em Superman: O Filme.©Warner Bros. Discovery/cortesia MovieStillsDB.com

Até hoje, 1978 Super-homem: o filme é considerado o modelo quase perfeito do que um filme de super-herói (e especialmente os filmes do Super-Homem) deveria ser. O slogan publicitário deste era: Você acreditará que um homem pode voar, e eles estavam absolutamente certos. Por mais clichê que possa ser agora, Christopher Reeve faz parece que ele saiu da página dos quadrinhos como Superman, e ele faz um trabalho incrível ao pintar um Clark Kent muito diferente e desajeitado que você nunca suspeitaria que fosse na verdade o Homem de Aço.

O que mais obtemos? Que tal Marlon Brando como o pai kryptoniano do Superman, Jor-El; Gene Hackman como o arqui-vilão Lex Luthor, que trama um plano de James Bondian para detonar uma bomba nuclear na falha de San Andreas, despejando assim a Califórnia no oceano e criando muito mais valor para suas terras atualmente sem valor; Margot Kidder capturando a agressividade de Lois Lane, ela e Reeve realmente dando vida ao romance entre seus personagens de uma forma que nunca havia sido feita na tela antes; o tema absolutamente incrível e icónico composto e conduzido por John Williams; e o trabalho do diretor Ricardo Donner , cuja determinação em mantê-lo real compensa como gangbusters. Isso é definitivamente ótimo, cara! (desculpe)

O vídeo acima é na verdade os créditos de abertura de Super-Homem II , mas o que é, na verdade é uma recapitulação de Super-homem: o filme jogou contra o tema de John Williams.


Para mais resumos de filmes, continue lendo!

Filmes de John Wayne: 17 dos melhores filmes do duque, classificados

12 melhores séries de mistério no Amazon Prime, classificadas - Liberte seu detetive interior!

As 10 músicas mais reveladoras dos Beatles, classificadas inversamente - incluindo a faixa mais recente 'Now and Then'

Que Filme Ver?