A lenda da música pioneira Tina Turner morreu aos 83 anos — 2025



Que Filme Ver?
 
  • Tina Turner morreu em 24 de maio aos 83 anos
  • Representantes atribuem sua morte a 'uma longa doença'
  • Por seu trabalho como artista musical, Turner é considerada a “Rainha do Rock ‘n’ Roll”





Em 24 de maio, Tina Turner morreu. Ela tinha 83 anos e faleceu após uma longa doença. Turner enfrentou várias complicações de saúde nos últimos anos, incluindo câncer, derrame e insuficiência renal. Os representantes disseram que Turner morreu “depois de uma longa doença” em sua casa em Kusnacht, Suíça.

Turner é considerada a Rainha do Rock 'n' Roll. Ela ganhou destaque primeiro através do Ike & Tina Turner Revue, mas construiu uma carreira solo sólida e duradoura, cativando fãs em sua luta contra a violência doméstica cometida por seu ex-marido Ike. Aos 44 anos, ela se tornou uma das artistas mais velhas a chegar ao topo do Hot 100. Com mais de 100 milhões de discos vendidos em todo o mundo, Turner é celebrado como um dos artistas mais vendidos de todos os tempos.



Luta e triunfo definiram a vida de Tina Turner do começo ao fim

  Tina Turner morreu

Tina Turner morreu / Coleção Everett



Turner nasceu como Anna Mae Bullock em 26 de novembro de 1939, em Nutbush, Tennessee. A pobreza moldou sua infância, que foi ainda mais impactada negativamente pela segregação e racismo que assolavam sua casa. Aos 16 anos, ela se mudou para St. Louis, Missouri, onde descobriu sua paixão pela música e começou a cantar em clubes locais. Foi durante uma dessas apresentações que ela chamou a atenção do músico Ike Turner, que mais tarde se tornou seu marido e parceiro musical - e futuro agressor .



RELACIONADO: Todas as estrelas que perdemos em 2022: In Memoriam

Ao longo de sua carreira, tanto em parceria com Ike quanto em seus empreendimentos solo, Turner transformou o que as pessoas pensavam sobre artistas envelhecidos e rapidamente se tornou um ícone feminista. Mas seu livro de memórias de 1986, Eu, Tina , revelou que fez tudo isso enquanto lutava contra os abusos de Ike, que perduraram por 16 anos. As coisas chegaram ao auge quando Ike ficou extremamente físico com ela e Turner fugiu com apenas 36 centavos e um cartão móvel, buscando o divórcio e uma carreira solo, com nenhum dos objetivos sendo fácil de garantir inicialmente.

Representantes anunciam a morte do ícone da música Tina Turner

  IRMÃO URSO, Tina Turner

BROTHER BEAR, Tina Turner, 2003, (c) Walt Disney/cortesia Everett Collection

Depois de se separar de Ike Turner, Tina Turner embarcou em uma carreira solo movimentada que acabaria por consolidar seu status de ícone da música. No final dos anos 70, Tina enfrentou inúmeros desafios, incluindo dificuldades financeiras e um divórcio difícil, mas perseverou com determinação e resiliência. Foi apenas no início dos anos 80 que sua carreira solo realmente decolou quando ela lançou seu álbum. Dançarino privado . Nele, Turner mostrou sua voz forte e única, presença de palco carismática e habilidade de combinar rock, pop e soul. A faixa-título, 'What's Love Got to Do with It', se tornou um sucesso internacional, ganhando vários prêmios Grammy e levando-a aos holofotes do mainstream.



  Eu, Tina

Eu, Tina / Amazônia

Sua ascensão à fama internacional e seu status como uma força formadora na história da música fizeram de Turner uma lenda. “Você percebe que é uma heroína feminista?” perguntado Larry King em 97. “Estou começando”, ela respondeu.

O anúncio de seu representante lembra Turner como tal ao dar a notícia de que ela morreu. “Tina Turner, a ‘Rainha do Rock’n Roll’ morreu pacificamente hoje, aos 83 anos, após uma longa doença em sua casa em Küsnacht, perto de Zurique, na Suíça”, diz o comunicado. “Com ela, o mundo perde uma lenda da música e um exemplo.”

Turner deixa três filhos, junto com seu segundo marido, Erwin Bach, com quem se casou em 2013 após anos de amizade. Turner é precedido por seu filho Ronnie , que morreu em dezembro passado aos 62 anos de complicações relacionadas ao câncer de cólon.

  Antes de morrer, Tina Turner consolidou um lugar na psique cultural de uma nação graças à sua voz única e eletrizante presença de palco.

Antes de morrer, Tina Turner conquistou um lugar na psique cultural de uma nação graças à sua voz única e eletrizante presença de palco / Lane Ericcson-PHOTOlink.net

RELACIONADO: Em meio a PTSD, derrame e câncer, Tina Turner diz 'adeus' em novo documentário

Que Filme Ver?