Você adora a música de Dolly Parton, mas já leu os livros dela? — 2024



Que Filme Ver?
 

Cantora, compositora, ícone de estilo, atriz, filantropa – essas são apenas algumas das credenciais de Dolly Parton. Um de seus papéis mais impressionantes, entretanto, é aquele que você talvez não conheça: ela é uma escritora talentosa. Embora seja comum que um músico com uma carreira tão longa quanto a de Dolly escreva um livro de memórias, suas realizações literárias vão além do esperado, abrangendo livros infantis, um livro de receitas e até um thriller recente. Na verdade, você poderia dedicar uma estante inteira aos livros de Dolly (e se estiver interessado em ler livros sobre Boneca em vez de por Dolly, há muitos deles também).





Escrever livros não é um projeto de vaidade para Parton - a alfabetização é uma causa próxima e cara ao seu coração. Em 1995, ela lançou Biblioteca de imaginação de Dolly Parton , um programa que envia livros gratuitamente para crianças de todo o mundo. Parton foi inspirada a iniciar este empreendimento de caridade porque seu pai era analfabeto e ela testemunhou em primeira mão como a incapacidade de ler impactou sua vida. Desde então, ela assumiu como missão tornar os livros acessíveis a crianças em todos os lugares. A Biblioteca Imaginação continua forte: até o momento, doou quase 200 milhões de livros. Com tudo o que Parton fez para incentivar as pessoas a ler, faz todo o sentido que ela própria seja uma autora. Aqui está um guia para a fascinante variedade de livros que ela escreveu.

Boneca Musical - Dolly Parton, compositora: minha vida em letras

Este lindo livro de mesa de centro ( Compre na Amazon, $ 25 ), lançado em 2020 e co-escrito com o jornalista Robert K. Oermann, destaca 175 canções de Parton e as histórias por trás delas. Também inclui fotos raras e imagens de recordações, incluindo suas letras manuscritas. Enquanto Prato de música é seu primeiro livro desse tipo, Parton lançou um livro de poesia intitulado Do jeito que eu sou em 1979, que se baseou em suas composições. No entanto Do jeito que eu sou desde então saiu de catálogo, Prato de música permanece como um guia definitivo para seu brilhantismo como compositora. Em entrevista com Bustle.com , Parton disse que montar o livro a fez visite alguns lugares que [ela] pensava [que tinha] esquecido e alguns que ela queria [esquecer]. Ela comparou a experiência à terapia. Foi um processo longo, mas catártico.



Dolly inspiradora - Sonhe mais: celebre o sonhador que há em você

Parton fala sobre sua infância na pobreza rural. Aos vinte e poucos anos, no entanto, ela era uma estrela genuína. É um inspirador história, e é por isso que não é surpresa que, em 2009, Dolly escreveu sobre isso ( Compre na Amazon, $ 11,99 ). Sonhe mais é uma coleção semelhante a um livro de memórias de histórias extraídas de um discurso de formatura Parton deu na Universidade do Tennessee. Centra-se nas quatro grandes esperanças que ela deseja que as pessoas abracem: sonhar mais, aprender mais, preocupar-se mais e ser mais. Os rendimentos da venda deste livro curto e agradável beneficiam a Biblioteca da Imaginação.



Dolly autobiográfica - Dolly: minha vida e outros assuntos inacabados

Em 1994, Parton escreveu sua autobiografia best-seller ( Compre na Amazon, $ 18,97 ). Este título divertido livro detalha sua infância difícil, bem como sua fé, casamento e, claro, música. Ela também fala sobre cirurgia plástica (algo que ela sempre fez refrescantemente aberto sobre) e ela personalidade grandiosa . Parton é adorada por seu humor franco, e este livro contém muito disso. Entre suas falas mais citadas: É preciso muito tempo e dinheiro para parecer tão barato, querido.



Dolly emocionante - Corra, Rosa, Corra

Quando você pensa em Dolly Parton, romances de suspense provavelmente não são as primeiras coisas que vêm à mente. Mas, como ela demonstrou em sua carreira de décadas, a rainha do campo pode fazer praticamente qualquer coisa. No ano passado, isso incluiu a publicação de um romance intitulado Corra, Rosa, Corra ( Compre na Amazon, $ 15 ) que ela co-escreveu com o popular escritor de suspense James Patterson. É uma combinação improvável com resultados fabulosos, pois combina o talento de Patterson para momentos de angústia em ritmo acelerado com a experiência musical de Parton. (O livro se passa na cena musical country de Nashville.) O ideia para o livro era de Patterson, mas Parton ajudou a dar vida à história.

Parton também lançou um álbum complementar com o mesmo nome, então se quiser a experiência completa do Dolly, você pode ouvir o álbum enquanto lê o livro. Em entrevista em seu site, ela brincou: Sempre pensei que escreveria romances, mas pensei que seria quando fosse mais velha. Então eu percebi que sou mais velho.

Dolly para crianças - Casaco de muitas cores

Pessoas de todas as idades podem apreciar a energia ensolarada de Parton, talvez por isso ela seja uma escritora de livros infantis por natureza. Seu primeiro livro infantil, Casaco de muitas cores ( Compre na Amazon, $ 11,29 ), foi adaptado de sua canção clássica de mesmo nome. Escrito em 1996 e atualizado com novas ilustrações em 2016, o livro utiliza a letra da música para contar a doce história de uma jovem cuja mãe costura para ela um casaco feito de trapos. Ela é ridicularizada por isso, mas ao perceber que o casaco tem amor em cada ponto, ela passa a valorizá-lo. Esta simples celebração da individualidade e do amor sendo mais importante do que o dinheiro cria uma história edificante e adequada para crianças. Parton dedicou o livro a sua mãe, e o fato de a alfabetização infantil ser uma causa pessoal torna a combinação de letras indeléveis e ilustrações encantadoras do livro particularmente agradável.



Em 2009, ela escreveu outro livro infantil, Eu sou um arco-íris ( Compre na Amazon, $ 22,79 ). Este doce livrinho feito em rimas, como Parton descreveu , trata da gama de emoções que as crianças experimentam e da melhor forma de lidar com elas. Em entrevista com Tempo revista , Parton disse que espera escrever muitos e muitos livros infantis ao longo dos anos. Para esse fim, ela anunciou recentemente um novo livro ilustrado, Billy the Kid faz sucesso (sobre um cachorro que quer ser estrela da música country), com lançamento previsto para março.

Boneca gastronômica - Dolly's Dixie Fixin's

Parton nasceu no Tennessee, onde existe uma rica tradição de comida sulista deliciosamente reconfortante. Em 2006, ela lançou um livro de receitas repleta de receitas (125 delas, para ser exato) de todas as fases de sua vida. Há receitas da mãe e da sogra, além de receitas colhidas na estrada e nos restaurantes do parque temático Dollywood. Infelizmente, o livro está atualmente esgotado, mas a descrição de Parton do livro como sendo tudo sobre comida feita com amor e servida com alegria continua sendo uma valiosa filosofia de cozinha.

Se você gostaria de comprar um livro de receitas da Dolly, não se preocupe - em uma entrevista recente com Forbes , Parton revelou que está atualmente trabalhando em um novo livro de receitas com sua irmã. Mal podemos esperar para ver quais receitas serão incluídas!

Vá em frente e leia!

Existem muitos livros maravilhosos de Dolly para escolher, e se você decidir dar uma olhada em seu livro com letras, sua autobiografia, seu thriller ou um de seus outros livros, você certamente apreciará seu talento como escritora.

O Woman's World pretende apresentar apenas os melhores produtos e serviços. Atualizamos quando possível, mas as ofertas expiram e os preços podem mudar. Se você comprar algo através de um de nossos links, poderemos ganhar uma comissão. Questões? Entre em contato conosco em shop@womansworld.com .

Que Filme Ver?