O que Meow realmente significa? Um especialista em linguagem felina tem a resposta — 2024



Que Filme Ver?
 

Os gatos possuem uma linguagem única construída especialmente para os humanos e feita de miados. Susanne Schötz, especialista em melodia humana na Universidade de Lund, na Suécia, e autora de A linguagem secreta dos gatos ( Compre na Amazon, $ 10,99 ) finalmente sintonizou aquela cadência felina. Um miado na cozinha na hora do café da manhã era diferente de um miado quando um gato era trancado no armário por engano, diz ela. Os miados do gato dela – e do seu gato – variam de acordo com a situação, necessidade e intenção. Schötz diz que os miados não começaram com a domesticação, mas foi a domesticação que ensinou os gatos a usar os miados para se comunicarem conosco. Ao contrário dos gatos, não conseguimos identificar os outros através do olfato e temos um campo visual mais estreito do que o deles. Então os gatos descobriram que, para chamar a nossa atenção, o som funciona melhor. E embora a domesticação não tenha feito o gato miar, provavelmente mudou a qualidade desse som. Na verdade, o miado é semelhante ao choro de uma criança humana, que certamente atingirá o coração humano e nos fará responder.





Na entrevista de perguntas e respostas a seguir, Schötz descreve os resultados de sua pesquisa e como ela pode nos ajudar a interpretar as vocalizações de nossos gatos em casa.

Os gatos se comunicam de maneira diferente com os humanos e com outros gatos?



O miado é dirigido principalmente aos humanos. Os gatinhos miam, mas os gatos adultos raramente miam uns para os outros. Gatos adultos amigos cumprimentam-se com trinados ou ronronados. Tenho gatos que são irmãos e às vezes eles sibilam um para o outro quando se atrapalham.



Cada miado significa a mesma coisa?



Depois que conseguimos a bolsa, passamos a gravar mais gatos e, principalmente, a conversa entre humanos e gatos. Registramos os gatos em diversos contextos: hora da alimentação, quando os gatos ou humanos queriam brincar, quando queriam sair, levar os gatos ao veterinário em transportadoras. Encontramos variação dependendo do contexto.

Você pode descrever a variação?

Todas as categorias são interessantes. Trilling é um som amigável entre gatos amigos. Assobiar, uivar, cuspir, rosnar, rosnar – são sons agressivos ou defensivos. Miau significa que estou com fome, quero brincar, estou entediado, estou angustiado. O miado tem muito mais significados e por isso estamos estudando-o primeiro observando o dialeto e a melodia.



Você pode explicar o que os termos dialeto e melodia significam para o estudo da linguagem vocal?

Nas línguas humanas que estudo, um dialeto é um tipo de língua falada em uma região geográfica específica. Melodia, ou entonação, refere-se a subidas e descidas e outras variações de tom de dialeto para dialeto. Às vezes, a melodia pode ser universal em todos os dialetos. Por exemplo, levanto a voz no final de uma frase se não tiver certeza ou se formos amigáveis, como nesta pergunta: Está tudo bem? Por outro lado, se eu quiser dizer algo de que tenho certeza, minha voz cairá: É disso que se trata a melodia.

Mas a melodia também pode variar de dialeto para dialeto. Como isso funciona em humanos?

Vejamos um exemplo em um idioma que você provavelmente não conhece, o sueco, onde temos vários dialetos e usamos a melodia para distingui-los. No sul da Suécia, que é o meu dialeto, por exemplo, a palavra para espírito é andan – nós a pronunciamos AN-dan, com pico na primeira sílaba. Mas em Estocolmo existem dois picos tonais, e dizem AN-DAN. Existem línguas como o mandarim, que têm quatro tons na mesma sílaba para significar quatro coisas, e alguns dialetos chineses têm seis tons diferentes para uma única palavra.

Agora vamos aplicar essas mesmas regras à linguagem secreta dos gatos. Como isso funciona?

Existem tantas variantes de miados, e pude usar meu conhecimento de métodos fonéticos para dividir os miados em subtipos baseados em tipos de vogais e consoantes; volume e suavidade; e se a melodia está caindo, ou subindo, ou subindo e depois caindo – coisas assim.

Quais são os subtipos?

Encontrei quatro subtipos. Um é o miado, que é um miado agudo que geralmente contém as vogais e e i - mieww!! Os gatinhos usam isso quando estão angustiados ou precisam da atenção de outros gatos. Gatos adultos mantêm esse som para chamar a atenção dos humanos. Há o guincho, com vogal ahhhh. Os guinchos são feitos com a boca aberta – o som imita a angústia, mas o gato que grita só quer brincar. Depois, há o que chamo de meo moo; este é um som triste. Estou preso na minha transportadora, preso dentro de casa, sentindo estresse. No meo moo a melodia sobe e depois desce no final. O gato meo-moo não quer estar lá. Por fim, temos o típico miado, que inclui diversas vogais.

E isso também tem um som especial?

Parece que está escrito. A boca abre e depois fecha. O gato miando busca atenção, mas pode ter vários significados dependendo do miado. Ela pode parecer com fome ou pedir para abraçar ou brincar. Dependendo do grau de urgência, esses miados podem variar indefinidamente. Este som contém muitas variações e isso o torna especialmente interessante para mim.

Presumo que o miado geral não seja realmente uma linguagem universal que sirva para todos, mas varia em uma variedade de dialetos e melodias.

Exatamente. Varia nas vogais, no tom de voz, na melodia - e cada gato tem uma qualidade de voz pessoal, algumas em tom grave e outras em tom agudo, e dependendo do gato, podem significar a mesma coisa. Cabe ao cuidador humano decodificar e aprender as diferenças de som, para interpretar. Os gatos experimentam sons diferentes quando se comunicam com seus humanos, e os sons que obtêm os resultados – por exemplo, se um som é eficaz para fazer o dono alimentar o gato – esses são os sons que o gato continua usando para esse objetivo.

E os sons além do miado que os gatos usam para se comunicar com outros gatos?

Observe dois gatos uivando um para o outro. O gato com o uivo mais alto, mais escuro e de frequência mais baixa tende a vencer. Esse som diz: eu sou o maior e o mais agressivo. Quando um gato vence a competição de uivos, o outro gato vai embora muito lentamente. Aquele com o uivo mais agudo se vira em câmera lenta e sai do território do gato vencedor. Às vezes, as brigas são inevitáveis, mas há muitos casos em que os gatos resolvem seus conflitos simplesmente uivando uns para os outros.

O que acontece com uivos iguais?

Eu nunca testemunhei isso acontecendo.

E outras formas de linguagem?

Os gatos se comunicam por meio da postura corporal, movimentos da cabeça e até movimentos dos olhos e ouvidos. O rabo abanando significa que o gato está atento – mas quanto mais o rabo balança, mais chateado o gato pode ficar. Se a cauda é como uma escova grande e o pelo está amontoado - aquele animal está dizendo que quero ser grande, ele está se defendendo.

E o sentido do olfato? Os gatos marcam famosamente seus territórios com cheiros.

O olfato do gato não é tão bom quanto o do cachorro, mas é muito melhor que o nosso. Tem sido mais difícil para nós estudar porque não captamos os aromas nós mesmos. Sabemos que as fêmeas no cio deixam seu cheiro, e os gatos de ambos os sexos usam o cheiro para marcar seu território em uma árvore. Como os cheiros desaparecem com o tempo, eles revelam há quanto tempo o outro gato esteve lá – e seu sexo e idade. Um cheiro pode até comunicar o estado de saúde de um gato.

E quanto a casas com vários gatos? Os gatos dentro de um determinado espaço aprendem a mesma língua?

Os gatos que vivem juntos em grupo desenvolvem um dialeto grupal e ouvem o que os outros gatos estão dizendo para conseguir o que desejam, e adotam esses sons de sucesso. Os gatos também captam literalmente o tom de voz de seus humanos.

Você pode explicar como os gatos podem se beneficiar de todo esse trabalho que você fez?

Poderemos compreender melhor os nossos gatos, não apenas nas nossas casas, mas em abrigos e santuários. Poderemos ouvir a diferença entre um gato estressado e outro com dor.

A linguagem humana é antiga e foi transmitida geração em geração durante toda a nossa espécie. O mesmo acontece com os gatos?

Às vezes raças de gatos vocalizar de forma diferente. Os gatos siameses tendem a ser muito vocais. Bengals tendem a vocalizar em tons de voz mais longos e escuros. A raça tem algo a ver com a forma como os gatos vocalizam – mas as melodias que eles captam de seus humanos e de outros gatos também influenciam o dialeto. Os gatos não têm uma linguagem como os humanos. Eles não têm gramática ou um grande número de palavras. Mas eles têm o que precisam.

O Woman's World pretende apresentar apenas os melhores produtos e serviços. Atualizamos quando possível, mas as ofertas expiram e os preços podem mudar. Se você comprar algo através de um de nossos links, poderemos ganhar uma comissão. Questões? Entre em contato conosco em shop@womansworld.com .

Uma versão deste artigo apareceu em nossa revista parceira, Inside Your Cat’s Mind, em 2022.

Que Filme Ver?