6 raças de gatos raras que você talvez não conheça — 2024



Que Filme Ver?
 

Eu gosto de cachorros. Eu gosto de cavalos. Gosto até de porquinhos-da-índia. Mas eu amo, amo, amo gatos. Há algo tão encantador em sua indiferença e autossuficiência. Até o desdém deles é adorável. Como eu, eles muitas vezes desejam ser deixados à própria sorte. Para mim, isso é leitura; para eles é entrar e sair de uma caixa de papelão. Nós dois, porém, gostamos de tirar uma soneca ao sol.





Em comparação com a maioria dos cães, os gatos são animais de estimação que exigem pouca manutenção e podem contar com abraços quando você precisar deles. Eles também são simplesmente bonitos. gatos birmaneses e gatos persas, LaPerms e Peterbalds, gatos Burmilla e British Shorthairs; há uma variedade tão grande de raças de gatos lindas que muitas vezes me pego desejando poder adotar todas elas. (Meu gato malhado de 13 anos não aceitaria bem essa ideia.) Quer você seja um amante de gatos que está pensando em adotar um novo companheiro peludo ou apenas queira saber mais sobre todos os gatos lindos e raros raças que existem, continue lendo. Abaixo estão informações sobre seis das raças de gatos mais raras do mundo.

1. Bobtail Curiliano

Gato Kurilian Bobtail na frente de um fundo verde

Nikolai Tsvetkov/Shutterstock



Você já deve ter ouvido falar do Bobtail americano, mas conhece seu homólogo do Leste Europeu? Se você gosta de gatos com traços um pouco selvagens, o gato Kurilian Bobtail pode ser para você. Esta raça de gato de cauda curta recebe o nome das Ilhas Curilas da Rússia, onde se originou. Sua excelente capacidade de farejar e capturar ratos os torna gatos domésticos populares na Rússia, mas pode haver menos de 100 deles nos Estados Unidos, de acordo com o Associação Internacional de Gatos .



Apesar de sua constituição musculosa e aparência elegante em branco e cinza (que os faz parecer pequenos leopardos da neve), os Kurilian Bobtails são gatos muito gentis e amigáveis. Eles são altamente curiosos por natureza e muitas vezes podem ser encontrados no poleiro mais alto da sala, examinando os arredores. Sua característica mais charmosa, porém, é sua pequena cauda em formato de pompom (daí o nome Kurilian Bobtails). A cauda de cada Kuriliano é ligeiramente diferente: há espirais, formas de batedor e caudas dobradas em ângulos estranhos, com algo entre duas e 10 vértebras. Essas formas engraçadas de cauda, ​​combinadas com sua pelagem espessa e luxuosa, fazem dos Kurilians um dos gatos mais bonitos do mundo. Se você está em busca de uma nova raça única para amar, não procure mais.



2. Gato Norueguês da Floresta

Gato norueguês da floresta lá fora

Elisa Putti/Shutterstock

Um nome exótico para um gato exótico! Embora esta possa ser uma raça rara para nós, este gato inteligente é bastante popular em sua terra natal. Originários da Escandinávia, estes gatos continuam imensamente populares na sua terra natal, a Noruega, embora tenham proliferado por toda a Europa e tenham uma pequena presença nos Estados Unidos. Os gatos noruegueses da floresta são mais conhecidos por sua pelagem dupla impermeável, que, antes da domesticação, os ajudou a sobreviver aos rigorosos invernos escandinavos. Esses casacos têm uma notável semelhança com outros gatos de pêlo semicomprido, como o Maine Coon. Ainda assim, você sempre pode distinguir esses gatinhos por seus olhos grandes e amendoados e cabeças simétricas em formato de triângulo, de acordo com a Associação de Criadores de Gatos (CFA).

Os gatos noruegueses da floresta são frequentemente caseiros e frequentemente descritos como independentes e afetuosos em seus próprios termos. Eles pedem atenção quando querem e normalmente gostam de ser deixados sozinhos. Como gatos relativamente ativos, eles gostam de usar árvores para gatos e postes para arranhar – boa sorte em manter seu sofá protegido de suas garras – e muitas vezes ficam nervosos antes de longos períodos de relaxamento. Assim como os gatos malhados e os de pêlo curto, esses felinos fofinhos são ótimos gatos domésticos. Saiba apenas que eles não exigem pouca manutenção quando se trata de eliminação – você vai querer investir em um aspirador de qualidade junto com seu novo gatinho!



3. Antigo Egito

Mau egípcio

MDavidova/Shutterstock

Das muitas raças de gatos exóticos e raros do mundo, o Mau Egípcio é um dos mais amados. De acordo com a CFA , eles são uma das únicas raças de gatos domésticos com manchas naturais, que aparecem em padrões de cor prata, bronze, fumaça ou preto. Eles se parecem com minileopardos e andam com a graça de uma chita. Passe bastante tempo com um Mau e a razão pela qual os antigos egípcios os adoravam ficará clara.

O Mau Egípcio existe desde a construção das pirâmides, o que o torna uma das raças de gatos mais antigas. Conhecidos por sua alta inteligência emocional, os Maus Egípcios estão sintonizados com o humor de sua família e são bons em se comunicar com seus donos. Não ignore esses gatos: seu olhar profundo fará você se perguntar se realmente existe uma divindade antiga andando pela sua casa.

4. Serengeti

Gato Serengeti

LTim/Shutterstock

Embora compartilhem uma aparência majestosa e exótica, o Serengeti e o Mau Egípcio são muito diferentes. Embora o Mau já exista há séculos, o Serengeti é uma raça mais recente, criada em 1995 pelo cruzamento de um Oriental Shorthair com um Bengal. Eles têm uma semelhança impressionante com os Servals, que muitas vezes é acentuada por sua postura ereta e capacidade atlética. Por causa disso, os Serengetis são uma ótima opção para donos de gatos que desejam a aparência de um animal de estimação exótico sem o custo e a manutenção que os acompanham. Serengetis são gatos tipicamente amigáveis ​​e curiosos, embora possam ser um pouco tímidos no início. Eles são altamente ágeis e adoram pousar em um ombro amigo ou na geladeira. Embora se deem bem como gatos domésticos, eles prosperam em lares com bastante estímulo: brinquedos, árvores para gatos e postes para arranhar são um bom investimento para esses animais ativos.

5. Korat

Gato Korat estendendo os braços sobre a cadeira

gd_project/Shutterstock

A proibição que torna ilegal a criação desses gatos fora de sua terra natal, a Tailândia, tornou os gatos Korat uma das raças de gatos mais raras do mundo. PetMD especula que a criação e distribuição desses belos felinos são silenciosamente limitadas, de modo a torná-los um símbolo da classe alta. Embora a veracidade desta afirmação seja incerta, não há dúvidas sobre a dificuldade de encontrar um Korat nos Estados Unidos. Korats são de coloração azul prateada, sem outras marcas, e as pontas prateadas de seu pelo lhes conferem uma qualidade luminescente impressionante. Conhecidos por serem altamente sociáveis ​​e afetuosos, adoram brincar, abraçar e, geralmente, ser o centro das atenções. Korats são ótimos gatos de família e também costumam se dar bem com outros animais de estimação. Se você alguma vez se deparar com uma dessas raças raras de gatos em um abrigo ou lar adotivo, saiba que está passando por um momento raro – e que provavelmente não terá novamente.

6.Sokoke

Gato Sokoke descansando nas pedras

omerfarukguler/Shutterstock

Então qual é o gato domesticado mais raro do mundo ? O Sokoke. Os Sokokes são nativos de uma pequena área costeira do Quénia, embora a sua ascendência remonte aos gatos asiáticos, que evoluíram a partir de gatos selvagens na Península Arábica. Em outras palavras: eles têm uma linhagem longa e real. Sokokes podem ser identificados por seu padrão tabby camuflado exclusivo, pernas longas e graciosas e orelhas grandes e eretas. Eles têm um estilo elegante de caminhar na ponta dos pés, que se torna especialmente perceptível quando estão excitados (o que é frequente). Esses animais brincalhões prosperam em lares com várias pessoas ou outros animais e em lares onde têm acesso ao ar livre. (Eles têm energia aparentemente ilimitada que deve ser gasta.) É improvável que você encontre um Sokoke. Eles não são chamados de gatos mais raros do mundo à toa.

Menções Honrosas

Embora essas belas criaturas estejam entre as raças de gatos mais raras dos EUA, há opções adicionais a serem consideradas.

  • The Bombay (uma mistura das raças Burmese e American Shorthair)
  • O americano Wirehair, natural de Nova York
  • O Devon Rex, o gato alienígena de Devonshire Inglaterra
  • O Cornish Rex (nascido de uma mutação genética)
  • O gato Tonkinese (uma mistura dos gatos birmaneses e siameses)
  • O Angorá Turco (da Turquia, claro)
  • A van turca de cabelos compridos
  • O Minskin (uma combinação do Sphynx sem pelos e do Munchkin de perna curta)

Qual gato é certo para mim?

Se você estiver adotando uma dessas raças raras de gatos, há alguns fatores a serem considerados. Primeiro, certifique-se de escolher um gato com a disposição certa para o ambiente da sua casa. Você mora em uma casa movimentada com várias pessoas ou outros animais de estimação? Ou sua vida doméstica é mais tranquila? Você estará por perto para dar bastante atenção ao seu animal ou um gato mais solitário seria mais adequado? Além disso, considere coisas como seu orçamento: comprar raças raras de gatos específicas pode ser caro. Você também pode explorar o resgate de gatos. Muitos abrigos precisam de pais adotivos para gatos, e é uma experiência muito gratificante. Qualquer que seja o caminho que você tome, o importante é que você escolha o gato certo para você – e que ele tenha o lar amoroso que merece.

Que Filme Ver?