Marty Krofft: Relembrando o co-criador de ‘Donny and Marie’, ‘Land of the Lost’, ‘H.R. Pufnstuf’ e muito mais — 2024



Que Filme Ver?
 

Se você era uma criança crescendo nas décadas de 1960 ou 1970, provavelmente se lembra do ritual de acordar cedo nas manhãs de sábado, preparar uma tigela de cereal e assistir ao que parecia ser um fluxo interminável de desenhos animados e programas infantis de ação ao vivo, como HR Pufnstuf . Ou talvez fosse nas noites de sexta-feira, quando você ria, cantava e dançava junto com Donny e Marie ou o de curta duração A hora do grupo Brady. Seja qual for, uma coisa que esses e muitos outros programas têm em comum é o fato de terem sido criados por Sid & Marty Krofft Produções . Infelizmente, a família de Marty anunciou que ele faleceu em 25 de novembro, aos 86 anos.





Marty nasceu em 9 de abril de 1937 em Montreal, Quebec, Canadá. Ele e seu irmão, Sid, começaram a trabalhar juntos na década de 1950, ambos transformando o fascínio por bonecos em carreira. Para tanto, em 1957, eles desenvolveram um espetáculo de marionetes para adultos sob o nome As Bonecas de Paris , e fariam sua estreia na televisão em O show de Dean Martin em 1965. Eles tiveram a primeira chance de atuar como produtores no programa Hanna-Barbera As bananas divididas , os irmãos criando os apresentadores fantasiados do programa que teria segmentos de ação ao vivo em torno de curtas de desenho animado. Esses personagens formavam um grupo de rock chiclete composto pelo beagle Fleegle, pelo macaco Bingo, pelo leão Drooper e pelo elefante Snorky.

Sid e Marty Krofft

Sid Krofft e Marty Krofft são homenageados com uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood em 13 de fevereiro de 2020 em HollywoodAxelle/Bauer-Griffin/FilmMagic



RELACIONADO: Desenhos animados de sábado de manhã: relembrando aqueles programas bizarros de nossa juventude



Joseph Barbara veio me ver porque ainda não sabia como fazer essa ideia, disse Marty Mais perto semanalmente em 2019. Era live-action e ele só tinha feito animação. Curiosamente, este foi o nosso ensaio geral para Pufnstuf , que havíamos apresentado na Feira Mundial de 1968. Mas com As bananas divididas, tudo começou conosco criando e construindo os personagens, refinando-os e tornando-os viáveis. Joe vinha ao nosso estúdio provavelmente toda semana e cuidava de tudo para mim.



As bananas divididas colocou os Kroffts no mapa e rapidamente os levou a produzir um grande número de shows para as manhãs de sábado (veja a lista abaixo), muitos dos quais continuaram vivos. Mas então eles mudaram para o horário nobre, criando o período de 1976 a 1979 Donny e Marie programa de variedades, que trazia Donny e Marie Osmond às telas de nossa televisão todas as semanas e desempenhou um papel importante ao permitir que a atuação de irmão e irmã continuasse periodicamente todos esses anos depois.

Bananas divididas

CIRCA 1969: The Banana Splits (LR Bingo, Fleegle, Drooper e Snork) posam para uma foto publicitária por volta de 1969Arquivos Michael Ochs / Imagens Getty

Não tão bem-sucedido, mas certamente um experimento bizarro, foi o experimento de 1976 a 1977. A hora do grupo Brady , um programa de variedades que pegou os personagens do clássico seriado de TV O grupo Brady e faz com que eles sirvam como anfitriões – em personagem - de seu próprio programa de TV.



Em homenagem ao falecido Marty Krofft, e como agradecimento por todas aquelas horas de entretenimento que ele e seu irmão Sid (94 anos) nos proporcionaram, o que se segue é uma olhada em 10 de suas criações televisivas mais queridas.

‘R.H. Pufnstuf' (1969 a 1971)

O ator britânico Jack Wild interpreta Jimmy, um garoto atraído para uma ilha viva por um barco encantado, que está sendo manipulado por Witchiepoo (Billie Hayes), que está desesperada para colocar as mãos em uma flauta mágica que está nas mãos de Jimmy. Ajudando-o quando ele chegar à ilha está o prefeito, HR Pufnstuf, um dragão que anda e fala. Ele também é ajudado por outros membros da comunidade. Como muitos dos esforços de Krofft, muito surreal, dirigindo para casa o real significado por trás do nome do show. Em 1970, a Universal Pictures lançou uma versão para a tela grande.

‘Os Bugaloos’ (1970 a 1972)

Os personagens-título são um grupo musical formado por quatro adolescentes britânicos – três rapazes e uma menina – vestidos com fantasias de inseto que podem não apenas cantar, mas também voar. O inimigo deles no programa é Benita Bizarre, de Martha Raye. Uma boa palavra para o show em si, que certamente era diferente de tudo nas manhãs de sábado.

‘Lidsville’ (1971 a 1973)

Butch Patrick (o pequeno Eddie Munster em Os Munsters ) interpreta um garoto chamado Mark, que cai no chapéu de Merio, o Mágico (interpretado por Charles Nelson Reilly) e se encontra em Lidsville, uma terra de chapéus vivos – que agem da mesma forma que os humanos os usariam.

‘Sigmund e os Monstros Marinhos’ (1973 a 1975)

Sigmund e os Monstros Marinhos (1973 a 1975): Johnny Whitaker( Assunto de família ) e Scott Kolden interpretam os irmãos Johnny e Scott Stuart, que se deparam com um amigável monstro marinho chamado Sigmund (sim, a premissa é que simples), que foi abandonado por outros de sua espécie, porque se recusa a assustar as pessoas. Eles o levam para casa e tentam esconder sua existência de todos.

‘Terra dos Perdidos’ (1974 a 1977)

Após um poderoso terremoto, Rick Marshall e seus filhos, Will e Holly, encontram-se presos em um mundo paralelo onde existem dinossauros e também uma violenta raça reptiliana (embora humanóide) conhecida como Sleestak. Não é Parque jurassico , mas ainda é divertido. Uma nova versão foi criada em 1991.

‘Far Out Space Nuts’ (1975)

A configuração é que alguns trabalhadores de manutenção da NASA acidentalmente se lançam ao espaço e começam a encontrar vários alienígenas que estão por aí. Bob Denver (Gilligan's Ilha ) interpreta Junior, enquanto Chuck McCann é seu parceiro, Barney. O alienígena no meio da foto acima é Honk, interpretado por Patty Maloney.

‘O Disco Perdido’ (1975 a 1976)

Jim Nabors e Ruth Buzzi (respectivamente saindo Gomer Pyle, USMC e A risada de Rowan e Martin ) interpretam uma dupla de andróides amigáveis ​​que viajam do futuro para o presente e depois decolam da Terra, levando inadvertidamente um garoto chamado Jerry (interpretado por Jarrod Johnson) e Alice (Alice Playten), sua babá, com eles. No entanto, quando os controles de sua nave são danificados, eles não conseguem trazer os dois de volta ao tempo exato, então, em vez disso, se envolvem em uma aventura maluca no tempo após a outra.

‘O Supershow Krofft’ (1976 a 1978)

Mais ou menos um programa de variedades para as manhãs de sábado, apresentava pequenas aventuras com roteiro em cada episódio. Ao longo de sua execução, apresentou as seguintes séries: Dr. Encolhedor (adolescentes são encolhidos por um cientista louco em uma ilha desconhecida e precisam descobrir como sobreviver), Mulher Electra e Garota Dyna (um programa de super-heróis apresentando uma pré-novela Deidre Hall e Judy Strangis como personagens-título, numa época em que o horário nobre oferecia programas como A Mulher Biônica e Mulher Maravilha ), Maravilha (os adolescentes descobrem que quando colocam uma buzina mágica em seu velho buggy, ela dá vida ao veículo), Mongo Mágico (as aventuras malucas de três adolescentes que encontram e libertam um gênio mágico); e Pé Grande e Menino Selvagem (uma criança abandonada na floresta é criada pelo Pé Grande - não, sério).

‘Donny e Marie’ (1976 a 1979)

Havia algo na salubridade de The Osmonds em geral e de Donny and Marie em particular que atraiu o público da década de 1970, e esse programa de variedades capturou tudo. Durante quatro temporadas, apresentou muitas das comédias e atos musicais da época em uma ampla variedade de esquetes cômicos ou números musicais. Também foi responsável por um spin-off na forma de A Hora do Grupo Brady .

RELACIONADO: As 6 chaves de Marie Osmond para se sentir feliz e saudável todos os dias

‘The Brady Bunch Hour’ (1976 a 1977)

Confira o conceito deste aqui: a ABC escolheu os fictícios Bradys para estrelar um novo programa de variedades. Eles devem ter visto o episódio da Hora do Amador e ficaram impressionados. Para fazer isso, Mike desistiu de sua carreira em arquitetura e mudou-se com a família para o sul da Califórnia. Havia estrelas convidadas, esquetes, números musicais e, em seguida, olhares para a vida doméstica de Brady. O único membro do elenco que optou por não retornar foi Eve Plumb como Jan, que foi substituída na tela (mas não em nossos corações) por Geri Reischl. As sementes para este show foram plantadas quando o então presidente da ABC, Fred Silverman, reuniu o elenco para um episódio do Donny e Maria mostrar. Essa aparição acabou sendo um sucesso tão grande que ele transformou os Bradys em seu próprio programa. Nove episódios foram produzidos.

Relacionado: Spin-offs de Brady Bunch - houve muitos


Para saber mais sobre a TV clássica das décadas de 1960 e 1970:

‘Eu cresci na casa ‘The Brady Bunch’ em 4222 Clinton Way e foi nada menos que mágico’

Elenco de ‘Green Acres’: 10 segredos malucos sobre o amado programa de vida na fazenda

Veja o elenco de ‘Happy Days’ antes e agora - e descubra o que eles estão fazendo hoje!

Que Filme Ver?