Três décadas depois do Parkinson, Michael J. Fox não 'sente pena' de si mesmo — 2024



Que Filme Ver?
 

Michael J. Fox teve sua vida transformada quando foi diagnosticado com Mal de Parkinson em 91. Isso afetou irrefutavelmente sua vida, mas mesmo depois de cada obstáculo e angústia, Fox diz que não sente pena de si mesmo e não quer pena.





Fox discute sua vida enquanto promove seu novo documentário, Still: A Michael J. Fox Movie, lançado em 20 de janeiro. Mesmo assim, discutir o documentário significava caminhar em uma linha delicada; Fox observou que o diretor David Guggenheim queria 'cobrir o mal de Parkinson, mas não quero fazer um filme sobre o mal de Parkinson'. Em vez disso, era uma história sobre a vida. Essa é uma abordagem semelhante à maneira de Fox se manter motivado, ao chamar seu ativismo de uma tarefa que ele simplesmente tinha que realizar, sem escolha sobre o assunto.

Michael J. Fox discute pena, motivação e doença de Parkinson

  Fox foi diagnosticado no início'90s

Fox foi diagnosticado no início dos anos 90 / © Warner Brothers/cortesia Everett Collection



Falando com Pessoas em 2020, Fox admitiu que atuar se tornou cada vez mais difícil para ele, pois a doença de Parkinson afetou sua fala e memória. Ele tem a doença há mais de 30 anos, muito tempo para suportar todos os seus efeitos. Mas condolências e arrependimento não estão no léxico de Fox. “Piedade é uma forma benigna de abuso”, ele diz . “Eu posso sentir pena de mim mesmo, mas não tenho tempo para isso . Há coisas a serem aprendidas com isso, então vamos fazer isso e seguir em frente.”



RELACIONADO: Fundação de Michael J. Fox levantou mais de US $ 1 bilhão para a cura da doença de Parkinson

Fox falou sobre sua atitude em relação ao Parkinson e ao ativismo durante o SXSW Film & TV Festival em Austin, Texas. Lá, ele estava promovendo seu documentário. Fox é o nome e o cérebro por trás da Fundação Michael J. Fox para Pesquisa de Parkinson, dedicada ao financiamento de pesquisas e melhorias na terapia. Quando questionado sobre como ele 'mobilizou' tantos para sua causa, Fox explicou: 'Eu não tive escolha ... É isso.'



Fox credita seu sistema de suporte por manter a piedade sob controle



Fox diz: 'Tenho que dar tudo o que tenho e não é da boca para fora', acrescentando: 'Eu apareço e faço o melhor que posso'. Sua fundação certamente tem os números para apoiar esta missão; levantou mais US$ 1,5 bilhão para programas de pesquisa de alto impacto com o objetivo de longo prazo de encontrar uma cura. Este trabalho rendeu à Fox o prêmio AARP Purpose Prize de 2022 , celebrando seu trabalho de defesa e dedicação a programas científicos.

  Fox não sente pena de si mesmo e não quer pena

Fox não sente pena de si mesmo e não quer pena / Theresa Shirriff/AdMedia

Para Fox, esse trabalho é necessário tanto para o propósito geral de criar mudanças para os outros – e para si mesmo – quanto para retribuir. “Meus fãs basicamente me deram minha vida. Eu queria dar a essas pessoas que fizeram tanto por mim meu tempo e gratidão”, explica ele. “Parkinson é uma droga, mas é uma ótima vida, então obrigado por isso.”

  Tracy Pollan e Fox

Tracy Pollan e Fox / ImageCollect

RELACIONADO: Michael J. Fox fala sobre seus momentos mais difíceis com a doença de Parkinson

Que Filme Ver?