Este extrato calmante ajuda a aliviar palpitações cardíacas, reduzindo o estresse e a ansiedade — 2025



Que Filme Ver?
 

Você já sentiu uma sensação estranha de vibração ou latejamento no peito? Nesse caso, você provavelmente estava sentindo palpitações cardíacas. Uma palpitação é como um sinal no radar – uma batida anormal (ou falta dela) no ritmo normal do seu coração. Para a maioria de nós, isso é raro e não há motivo para preocupação. Mas as palpitações podem ocorrer com mais frequência se você estiver sob estresse ou ansiedade. Felizmente, há algo que você pode fazer para aliviar esses desconfortos no seu ritmo: tome extrato de erva-cidreira.





Num estudo publicado pela Revista de Etnofarmacologia , pesquisadores no Irã testaram a eficácia da erva-cidreira no alívio de palpitações cardíacas benignas. Eles observaram que os iranianos há muito usam a erva-cidreira como forma de medicina tradicional, muitas vezes chamando-a de tônico para o coração. Como tal, eles estavam curiosos para ver se a erva-cidreira poderia aliviar as palpitações, aliviando a tensão, a inquietação e a irritabilidade.

Compreendendo o estudo

Os pesquisadores recrutaram 71 participantes do ambulatório de cardiologia do Hospital Shahid Mostafa Khomeini em Teerã, Irã. Todos os pacientes recrutados citaram palpitações cardíacas como queixa principal e afirmaram apresentar sintomas há pelo menos três meses. Além disso, a equipe de pesquisa excluiu indivíduos que apresentavam outras condições que pudessem afetar os resultados do estudo, incluindo transtornos psiquiátricos graves e doenças cardíacas.



O estudo aconteceu ao longo de duas semanas. A equipe dividiu os participantes em dois grupos principais: aqueles que receberam 500 miligramas de extrato de erva-cidreira duas vezes ao dia e aqueles que receberam placebo duas vezes ao dia. Os participantes do estudo preencheram questionários diariamente, detalhando seus sintomas. (Eles também preencheram questionários todos os dias durante uma semana antes de iniciar o estudo, para que os pesquisadores pudessem obter uma base.)



Dos 71 pacientes recrutados, 55 completaram o estudo. Ao analisar os dados, os pesquisadores descobriram que as pessoas que tomavam erva-cidreira tinham cerca de 40% menos palpitações do que antes de tomar o extrato. O grupo placebo não apresentou alterações significativas na frequência das palpitações.



Curiosamente, aqueles do grupo da erva-cidreira também tiveram menos episódios de ansiedade e insônia. Isto sugere que o extrato reduz as palpitações cardíacas benignas causadas por fatores psicológicos. A razão? Os pesquisadores não têm certeza, mas pesquisas anteriores indicam erva-cidreira pode reduzir os níveis de cortisol (seu hormônio do estresse) no corpo.

Como usar erva-cidreira

Se você está procurando um remédio caseiro para estresse e palpitações cardíacas, tomar extrato de erva-cidreira pode ser uma solução fácil e natural. Embora os participantes do estudo tenham tomado 1.000 miligramas por dia, é uma boa ideia começar com uma dose menor (como 500 miligramas por dia) caso sinta efeitos colaterais adversos, como sonolência ou náusea . Você também pode tentar beber chá de cidreira - basta adicionar um quarto a uma colher de chá de erva-cidreira seca à água quente e saboreá-la até quatro vezes por dia. (Claro, você vai querer consultar seu médico antes de iniciar qualquer nova rotina de suplementos.)

Também é importante notar que muitos fatores diferentes podem causar palpitações cardíacas. Isso inclui cafeína, desidratação, baixo teor de potássio, baixo nível de açúcar no sangue, muito chocolate, álcool e febre, de acordo com Saúde de Harvard . Você deveria consultar um médico se você sentir palpitações frequentes acompanhada de desmaios, tonturas, sudorese incomum, tontura ou dores no peito. E se você não tiver certeza do que está fazendo seu coração palpitar ou bater de forma estranha, nunca é demais perguntar a um médico. Independentemente disso, esperamos que um pouco de erva-cidreira possa ajudá-lo a reduzir seus níveis de estresse (e até mesmo melhorar seu sono) quando precisar.

Que Filme Ver?