Com mais de 100 milhões de discos vendidos, Shania Twain está hoje firmemente estabelecido como um dos artistas mais bem sucedidos e mais vendidos da história. Hoje aos 57 anos, a Rainha da País Pop não tem planos de desacelerar. Mas essa decisão estava quase completamente fora de suas mãos; no passado, Twain teve que passar por uma cirurgia muito invasiva em sua garganta. Tanto conseguir esse procedimento quanto não veio com enormes riscos para sua carreira.
Twain atingiu grande sucesso em 2002 com o álbum célebre Acima! que vendeu mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo. Apenas alguns anos depois, no entanto, Twain anunciou seu hiato. À luz de tal sucesso, poucos podiam entender por que ela se retirou. Foi nessa época, no entanto, em 2004, que Twain foi diagnosticado com a doença de Lyme, que ameaçava mudar tudo.
Shania Twain se abre sobre sua fatídica cirurgia na garganta

A carreira de Twain quase terminou quando atingiu novos patamares / Coleção Everett
voy a caminar después de la medianoche
Como resultado da doença de Lyme , Twain desenvolveu disfonia. É um distúrbio médico da voz que tem inúmeras causas potenciais. A doença de Lyme causar problemas nas cordas vocais é incomum, mas há um precedente para isso. “Lyme se apresenta de maneira diferente dependendo de como o sistema imunológico responde e se outras co-infecções estão presentes”, explica Dra. Tania Dempsey, especialista em tratamento da doença de Lyme. Para uma figura pública como Twain, isso dificultava o uso da ferramenta em que confiava, não apenas para cantar, mas também para cantar.
patrimonio neto de marion ross
RELACIONADO: Shania Twain se abre sobre seu diagnóstico e teme nunca mais cantar
“Era uma quantidade irracional de trabalho e pressão para se sustentar como artista por mais tempo”, admitiu ela. “Então, eu poderia fazer algumas coisas, mas com tanto trabalho por trás disso, pensei, não, nunca mais poderia ser um verdadeiro artista de gravação. E vá lá e cante ao vivo.” Houve um adiamento potencial: Twain poderia passar por uma cirurgia. Isso veio com riscos, mas Twain também sabia: “Eu teria que parar minha carreira de cantora”, então ela decidiu: “Ah, é claro, vou tentar isso”. A prontidão para enfrentar esse tipo de obstáculo e suportá-lo provou ser desafios muito diferentes.
Shania Twain fala sobre as consequências

A cirurgia que Shania Twain passou foi única / Michael Tighe / TV Guide / cortesia Everett Collection
“Eu tive que fazer uma operação que foi muito intensa e é uma operação de garganta aberta, muito diferente de uma operação de cordas vocais”, revelou Twain, “e eu tive que fazer duas delas, então foi muito, muito, muito difícil e sobrevivi a isso, o que significa que sobrevivi emocionalmente e estou pronto para continuar.” Sua carreira atingiu o auge e poderia ter terminado prematuramente. O procedimento também não era familiar porque era especificamente para “estabilizar a fraqueza” em suas cordas vocais, o que não é uma abordagem usual.
Bill Bixby cortejo del padre de Eddie

Twain admite que sua voz mudou para sempre / Photos Inc. (Crédito: Sonia Moskowitz/Globe Photos via ZUMA Wire) / ImageCollect
Twain até precisou de terapia para recuperar a voz após os dois procedimentos invasivos. Mesmo assim, ela sabe que sua voz está permanentemente alterada e não se recuperará totalmente – na verdade, ela pode regredir lentamente com o tempo. Ao ouvi-la, porém, é fácil concordar até hoje com sua avaliação: “cara, posso gritar agora”. Mesmo assim, essa transformação veio não apenas com lições de terapia vocal, mas também com lições emocionais, como Twain explica , “Então eu estou disposto, você sabe, você só precisa estar disposto e ceder à mudança e você tem que aceitar que você não tem que ser sempre o mesmo e é isso que eu tive que fazer, e eu ' estou abraçando isso.”
Em 2012, Twain estava de volta a sério, e ela ainda está enfeitando as ondas sonoras.

Twain permaneceu determinado durante todo o calvário / AdMedia / ImageCollect