Com harmonias tão quentes e calmantes quanto o sol que eles desejavam Califórnia sonhando , As mamães e os papais tornaram-se os queridinhos da cena musical folk-rock em meados dos anos 60. Como Paul Evans escreveu para sua introdução no Hall da Fama do Rock & Roll em 1988, seus brilhantes arranjos pop tinham mudanças de acordes que ecoavam com sofisticação as do cancioneiro clássico americano (o Gershwins , Cole Porter , et al.), [e] The Mamas and the Papas elevaram as rádios Top Forty dos anos 60, oferecendo algo alegre para todos.

As mamães e os papais (1967)Ícone e imagem / Contribuidor / Getty
Quando os membros John e Michelle Phillips, Cass Elliot e Denny Doherty - músicos que já haviam tocado em outras bandas, às vezes juntos - formaram seu grupo em meados dos anos 60, eles se nomearam após assistirem um membro do Hells Angels em um talk show defendendo as mulheres do clube contra acusações de que eram soltas e vulgares.
Algumas pessoas chamam nossas mulheres de mesquinhas, mas nós apenas as chamamos de nossas mães, disse o Anjo, de acordo com Michelle Phillips em suas memórias de 1986, Califórnia sonhando . Foi nesse momento que Cass deu um pulo e disse: ‘Ah! Nós são mamães. Não sei quem vocês são, mas Michelle e eu somos as Mamas.’… [Então] As Mamas e os Papas éramos.
E eles logo começaram a trabalhar, lançando três álbuns entre 1966 e 1967, e marcando seis sucessos entre os cinco primeiros ao longo do caminho, incluindo California Dreamin', segunda-feira, segunda-feira , Eu a vi de novo , Palavras de amor , Dedicado a quem eu amo , e Beco Creeque . Como Elliot disse Pedra rolando em 1968, A única coisa sobre a música [é] que se você for bom, você sempre pode criar um lugar para si mesmo.… Se você está fazendo boa música, cara, há muito espaço… Esse era o meu sentimento por trás dos Mamas e Papai. Quando nos ouvi cantar juntos pela primeira vez… nós sabíamos, sabíamos… é isso.

As Mamas e os Papas no Grammy (1967)Coleção Donaldson / Contribuidor / Getty
Em 1967, eles ganharam o Grammy de Melhor Performance de Grupo Contemporâneo (R&R), Vocal ou Instrumental por Monday, Monday, que foi seu único hit número 1, mas atritos e diferenças criativas dentro do grupo já estavam causando problemas. Eles incluíam questões entre John e Michelle, que foi expulsa do grupo por alguns meses em 1966, em grande parte devido às suas indiscrições conjugais. Em suas memórias, ela revela que I Saw Her Again foi a música que John e Denny escreveram após a descoberta de mim pelo primeiro com o último.
A contribuição única de Michelle para o som deles era boa demais para ser perdida, e ela logo foi reintegrada, embora a banda como um todo tenha tido algumas paradas e recomeços nos anos seguintes. Depois da sua Papais e as mamães álbum foi lançado em 1968, Elliot's Sonhe um pouco comigo a faixa foi lançada pela gravadora como single apenas com o nome dela, o que irritou John.
Eu me senti magoado e insultado, ele admitiu em suas memórias de 1986, Padre João . Tínhamos perdido o contato. Nossa hora havia chegado e passado. Isso é o que [a gravadora] deve ter presumido, acrescentou. Cass finalmente obteve a aclamação solo que ela tanto desejava. Eu dificilmente poderia culpá-la, mas era difícil não me sentir ressentido e deprimido.
Para cumprir obrigações contratuais, o quarteto gravou o disco de 1971 P pessoas gostam de nós e as sessões foram eficientes, mas superficiais, admitiu John, que diz que teve que falsificar as harmonias porque raramente gravavam juntos. A elegância, o fogo, a união graciosa de nossas vozes haviam desaparecido há muito tempo.

The Mamas and the Papas em sua indução ao Rock & Roll Hall of Fame (1998)JON LEVY / Equipe / Getty
O impacto que causaram no mundo da música em seus curtos três anos juntos é indiscutível, no entanto. Como Shania Twain observou ao introduzi-los no Hall da Fama do Rock & Roll: Em 1971, eu estava esgotando minha fita de 8 faixas com suas músicas.… Eu tinha 6 anos e estava hipnotizado pela beleza e serenidade de seus arranjos vocais e sua originalidade. estilo musical. Outros fãs famosos que fizeram covers de suas músicas incluem Rainha Latifah , Diana Krall , É , e Os carpinteiros , entre outros.
karen carpenter antes y después
Para fãs antigos e novos, a música de The Mamas & the Papas viverá para sempre (especialmente agora que não precisamos depender de 8 faixas). Continue lendo para descobrir mais sobre o que The Mamas & the Papas fez depois que a banda se separou.
John Phillips

1966/1998Arquivos Michael Ochs / Stringer / Getty // Robin Platzer / Twin Images / Contribuidor / Getty
Uma presença constante na cena musical de Greenwich Village em Nova York no final dos anos 50, John se interessou pelo doo-wop antes de pousar Os Viajantes , uma roupa folk, antes de chegar à fama com The Mamas & the Papas. As atividades solo seguiram a separação de The Mamas & the Papas, incluindo a década de 1970 com influência country John Phillips (John, o Rei Lobo de L.A.) . Ele também trabalhou em músicas e trilhas sonoras de filmes como Robert Altman. Brewster McCloud (1970) e Eles um que caiu na terra (1976), o último dos quais estrelou David Bowie .
A incursão do músico em musicais encenados, década de 1975 Homem na Lua (produzido fora da Broadway por Andy Warhol ) errou o alvo, e os anos 70 foram uma década difícil para John, pois seu uso de drogas e heroína estava ficando fora de controle, resultando em uma prisão em 1980 que o levou a uma pena de prisão e a uma temporada na reabilitação.
Mais tarde, na década de 80, ele iniciou uma nova formação de The Mamas & the Papas, que incluía o membro original Denny Doherty, bem como a filha de John. Mackenzie Phillips , e Elaine McFarlane da banda Spanky and Our Gang . Eles começaram a se apresentar em 1982, mas problemas desenfreados com drogas e álcool levaram a uma produção inconsistente e a várias mudanças na formação do grupo, e os novos Mamas & the Papas desistiram em 1998.
Durante esse tempo, John co-escreveu o hit Kokomo com Os Beach Boys , e em 1986 ele lançou seu livro para virar as páginas Padre João , um livro de memórias que conta tudo sobre os altos e baixos turbulentos de The Mamas & the Papas.
Depois que John, então com 65 anos, faleceu de insuficiência cardíaca em 18 de março de 2001, dois álbuns dele - Pacote de pagamento e acompanhamento e Philips 66 - foram libertados postumamente. Pacote de pagamento e acompanhamento foi gravado na década de 70 e contou com colaborações musicais com As pedras rolantes ' Mick Jagger, Keith Richards e Ron Wood.
Junto com a filha Mackenzie (que, em seu livro de memórias de 2009 , alegou que foi abusada sexualmente por seu pai, embora ela tenha falado sobre ter perdão em meu coração nos últimos anos), John deixou filhas Chynna Phillips (membro do trio pop Wilson Phillips ) e atriz Bijuteria Phillips , de Quase famoso fama. Ele também deixou a quarta esposa, Farnaz Arasteh, bem como dois filhos, Jeffrey e Tamerlane.
Michelle Phillips

1960/2024Arquivos Michael Ochs / Stringer / Getty // Jeff Kravitz / Contribuidor / Getty
Michelle tem a distinção de ser a única californiana nativa do grupo conhecida por seu California Dreamin’. Na verdade, a música foi inspirada em uma viagem a Nova York que ela e John fizeram depois de se casarem, que foi a primeira vez que ela viu neve. Seu desejo pelo sol do Golden State acabou levando ao grande sucesso de The Mamas & the Papas.
Após a separação do grupo, Michelle lançou um álbum solo em 1977 chamado Vítima de romance , embora ela sempre soubesse que seus vocais não eram tão fortes quanto os de Cass Elliot, então ela mudou o caminho da atuação, tendo se envolvido nisso enquanto ainda estava com o grupo. Ela passou a estrelar filmes como O Último Filme , Valentino , Dillinger , Hino Americano , e Deixe-o andar , e sua série de trabalhos na televisão inclui papéis em Star Trek: a próxima geração , Hotel , Aterrissagem de nós , e Beverly Hills, 90210 .
Em 1986, mesmo ano em que seu ex-marido John lançou seu livro de memórias revelador, Michelle lançou o dela: Califórnia sonhando ' . Um LA Times a revisão comparou a leitura de ambos à leitura das transcrições em um julgamento de divórcio.
Houve relatos de que Michelle está planejando fazer uma cinebiografia da turbulenta história de The Mamas & the Papas. Agora, felizmente, John está morto, ela disse Pedra rolando em 2022. Portanto, ele não pode me impedir de fazer isso, nem Denny [Doherty]. Depois de tirar a faca do coração, você terá uma história maravilhosa.
Cass Elliot em The Mamas and The Papas

1960/1970RB / Staff / Getty // Coleção Donaldson / Contribuidor / Getty
Aquela voz! Cass Elliot fazia parte de um grupo folclórico de Nova York chamado Os Mugwumps com Denny Doherty antes de os dois se juntarem a John e Michelle Phillips. Considerada a vocalista mais forte do The Mamas & the Papas, não é nenhuma surpresa que Mama Cass Elliot tenha sucesso sozinha depois que o grupo se desintegrou. Ela lançou cinco álbuns solo entre 1968 e 1973, com 1968 Sonhe um pouco comigo sendo seu maior sucesso.
Em 1969, ela hospedou O programa de televisão Mama Cass na ABC, que apresentava John Sebastian do Lovin 'Spoonful, Joni Mitchell, Mary Travers de Pedro, Paulo e Maria , e Sammy Davis Jr. Então, em 1973, ela foi a atração principal de programas de TV Não me chame mais de mamãe especial, que compartilhou um título com seu último álbum solo. Estrelas convidadas nesse programa incluídas Dick Van Dyke , Michelle Phillips e Joel Gray. Também em 1973, ela fez uma aparição animada no Scooby-Doo , que o entretenimento doméstico da Warner Brothers lançou em vídeo em 2019.
Infelizmente, a talentosa vocalista morreu de insuficiência cardíaca aos 32 anos, em 29 de julho de 1974. Seu único filho, filha Owen Vanessa Elliott , juntou-se aos membros da banda The Mamas & the Papas na introdução do grupo ao Hall da Fama do Rock & Roll de 1988 em homenagem a sua mãe.
O filme britânico de 1996 Coisa linda prestou homenagem à cantora, apresentando uma adolescente obcecada por Mama Cass e seu trabalho em The Mamas & the Papas. Sua trilha sonora está repleto de sucessos da banda, bem como trabalhos solo de Elliot, incluindo It’s Getting Better, One Way Ticket, California Earthquake, Welcome to the World e o triunfante Faça seu próprio tipo de musica , que vem causando impacto próprio no TikTok desde 2023, sendo usado em milhares de postagens virais. É a coisa mais legal que eu poderia imaginar, disse a filha Owen Pedra rolando.
Denny Doherty em As Mamas e os Papas

1970/2001Arquivos Michael Ochs / Stringer / Getty // Getty Images / Staff / Getty
O músico canadense passou seus primeiros dias tocando em Os Três Halifax (com futuro membro do Lovin’ Spoonful Zal Yanovsky ). Ele então se juntou ao The Mugwumps, que também apresentava Cass Elliot, antes de ambos se juntarem a John e Michelle Phillips no New Journeymen, que, é claro, se tornou The Mamas & the Papas.
Após a separação da banda, ele lançou alguns trabalhos solo, incluindo 1971 O que você vai fazer e 1974 Esperando por uma música , que contou com Michelle Phillips e Cass Elliot nos backing vocals. Acredita-se que sejam as últimas sessões de gravação desta última antes de sua morte prematura.
Doherty logo voltou seu foco para a atuação, aparecendo no musical não tão bem recebido de John Phillips. Homem na Lua, bem como algumas obras de Shakespeare em casa, na Nova Escócia. Em 1978, ele conseguiu um breve período como anfitrião do Sho de Denny programa de variedades na TV canadense e também fez algumas dublagens para programas infantis.
O músico, que ficou sóbrio na década de 80, ficou emocionado ao ser introduzido no Canadian Music Hall of Fame em 1996 . Ele também se apresentou em Sonhe um Pequeno Sonho, a história quase verdadeira das mamães e dos papais , um espetáculo semiautobiográfico que ele co-escreveu, que foi apresentado no Canadá antes de se mudar brevemente para Nova York no início dos anos 2000.
Doherty morreu aos 66 anos em 19 de janeiro de 2007, de insuficiência renal após uma cirurgia de aneurisma da aorta abdominal. Ele deixou três filhos, as filhas Jessica e Emberly e o filho John.
Para mais músicas, continue lendo!
Membros da Eagles Band: veja os country rockers de antes e de agora