Grande pedaço de destroços do ônibus espacial Challenger encontrado várias décadas depois — 2025



Que Filme Ver?
 

Canal de Historia descobriu recentemente uma grande parte do espaço transporte Challenger na costa da Flórida. Eles desvendaram esse grande achado durante as filmagens de sua nova série, O Triângulo das Bermudas: Em águas amaldiçoadas.





De acordo com o relatório, o pedaço explodido do ônibus espacial de 1986 tinha até 6 metros de tamanho. Depois de ver os vídeos subaquáticos do canal, a NASA confirmou a descoberta , identificando artefatos da nave Challenger.

Uma Descoberta Histórica

Pexel



A rede compartilhou uma declaração de Eli Lehrer, vice-presidente executivo e chefe de programação da O Canal da História l, que declara seu objetivo e propósito para produzir a nova série. “A descoberta histórica e emocional deste artefato do Challenger por nossa incrível equipe reforça a missão do The History Channel de preservar locais e histórias importantes de nossa herança nacional. Nosso objetivo ao criar esta série foi dar um nome a alguns dos milhares de locais de naufrágio que chamam o Triângulo das Bermudas de lar e, por sua vez, compartilhar suas histórias, significado histórico e até mesmo fornecer respostas sobre como eles chegaram lá.”



RELACIONADO: A verdadeira história por trás do desastre do ônibus espacial Challenger - o que realmente aconteceu naquele dia trágico

“Embora a notável descoberta de destroços do Challenger não tenha feito parte da missão inicial de nossa equipe de mergulho explorando o Triângulo das Bermudas, o significado histórico da descoberta não pode ser subestimado”, continuou Lehrer. “O Challenger é uma parte vital da história de nossa nação e estamos honrados em trazer esta importante descoberta à luz.”



History Discovery não hesitou em convidar a NASA

  NASA

Pexel

Mike Barnette, um explorador subaquático que liderou o grupo que fez a descoberta revelou que assim que viram o artefato, não perderam tempo antes de encaminhar a notícia para a NASA, que confirmou a descoberta como os restos dos destroços de seu Challenger Shuttle que explodiu em 1986 após cerca de 73 segundos de decolagem.

“O significado desta grande seção da estrutura do Challenger foi prontamente aparente. Reconhecemos a necessidade de trazer esta descoberta à atenção imediata da NASA. O local, que fica fora do Triângulo das Bermudas, na costa da Flórida, marca a perda de sete bravos astronautas e companheiros exploradores, e o desastre do Challenger foi um trágico revés para o programa espacial americano. Mas desse terrível evento, lições importantes foram aprendidas que levaram a avanços notáveis ​​na exploração espacial.”



NASA fala sobre o incidente do ônibus espacial Challenger

  NASA

Pexel

Em resposta à descoberta, o administrador da NASA, Bill Nelson, reservou um tempo para lembrar as sete corajosas vidas perdidas a bordo do ônibus espacial Challenger há mais de três décadas.

“Embora já se passaram quase 37 anos desde que sete ousados ​​e bravos exploradores perderam suas vidas a bordo do Challenger, esta tragédia ficará marcada para sempre na memória coletiva de nosso país. Para milhões em todo o mundo, inclusive eu, 28 de janeiro de 1986 ainda parece que foi ontem”, disse ele. “Essa descoberta nos dá a oportunidade de parar mais uma vez, de exaltar o legado dos sete pioneiros que perdemos e de refletir sobre como essa tragédia nos mudou. Na NASA, o valor central da segurança é e deve permanecer para sempre nossa principal prioridade, especialmente porque nossas missões exploram mais do cosmos do que nunca.”

Além disso, a diretora do Centro Espacial Kennedy, Janet Petro, também prestou homenagem aos guerreiros do Challenger que perderam suas vidas, detalhando como eles eram corajosos e quão forte era sua propensão ao conhecimento. “Challenger e sua equipe vivem nos corações e memórias da NASA e da nação. Hoje, quando voltamos nossos olhos novamente para a Lua e Marte, vemos que o mesmo amor pela exploração que impulsionou a tripulação do Challenger ainda inspira os astronautas da Geração Artemis de hoje, chamando-os a construir sobre o legado de conhecimento e descoberta para o benefício de toda a humanidade”.

O documentário que levou à descoberta desse artefato vai ao ar no Canal de Historia em 22 de novembro de 2022. Os restos do ônibus espacial foram encontrados nas águas da Costa Espacial da Flórida, a noroeste do Triângulo das Bermudas.

Que Filme Ver?