Aqui estão os dez melhores faroestes de John Wayne, de acordo com o IMDb — 2024



Que Filme Ver?
 

John Wayne é considerado um dos maiores atores da hollywood , e com razão. O ator teve seu avanço na carreira na década de 1920, quando Tom Mix, a primeira estrela de faroeste de Hollywood, o contratou como figurante em uma produção de John Ford.





Embora John Wayne tenha estrelado muitos clássicos durante a era de ouro de Hollywood, ele é conhecido principalmente por atuar em faroestes. Durante sua vida, John trabalhou em mais de 80 faroestes. No entanto, aqui estão seus dez melhores de todos os tempos, por IMDb:

10. 'Forte Apache' (1948)

  Filmes de faroeste de John Wayne

FORTE APACHE, John Wayne, 1948



de John Ford Forte Apache contribuiu muito para a conscientização e simpatia para com os índios americanos. O filme é uma das maiores conquistas da América em Hollywood durante seu tempo.



RELACIONADO: John Wayne se abriu sobre a única coisa que odiava em sua profissão

Henry Fonda interpretou o pomposo herói da Guerra Civil, tenente Owen Thursday, que supervisiona o posto de Fort Apache no Arizona. No entanto, o capitão Kirby York não está fascinado pelo novo comandante do Forte, que, para ele, demonstra ignorância sobre os índios americanos. Ao contrário dos avisos do capitão Kirby, o tenente Owen tenta atrair os índios americanos para uma luta, colocando o posto avançado em apuros.



9. 'True Grit' (1969)

  Filmes de faroeste de John Wayne

VERDADEIRA CORAGEM, John Wayne, 1969

No filme, uma garota de 14 anos, Mattie contrata o marechal Rooster Cogburn, interpretado por John Wayne, para ajudar a encontrar o assassino de seu pai. Coincidentemente, eles encontram um Texas Ranger em busca da mesma pessoa pelo assassinato de um senador em troca de uma recompensa.

Coragem verdadeira rendeu a John seu primeiro e único Oscar por interpretar o US Marshal Cogburn. Ele também reprisou o papel na sequência Galo Cogburn em 1975. Alguns historiadores acreditam que o papel de Cogburn é inspirado por um vice-marechal da vida real, Henry Thomas, que era popular por entregar os bandidos mais difíceis.



8. 'Os Cowboys' (1972)

  Filmes de faroeste de John Wayne

THE COWBOYS, a partir da esquerda, Clay O'Brien, John Wayne, 1972

os vaqueiros apresentava as principais estrelas de Hollywood da época, como o indicado ao Oscar Bruce Dern e Robert Carradine - filho de John Carradine e irmão de David Carradine.

O filme também estrelou John Wayne como Wil Andersen, um fazendeiro que recebe um toque de traição de seus cowboys quando eles desistem para se juntar à corrida do ouro quando ele está prestes a embarcar em uma grande movimentação de gado. Andersen se contentou com um novo grupo, tendo que treiná-los para se tornarem cowboys. O problema ataca novamente quando alguns bandidos tentam roubar o rebanho bem quando os novos recrutas começam a alcançá-los adequadamente.

Estar no set com Roscoe Lee Browne melhorou o relacionamento de John com ele. Eles também se uniram por causa de seu amor compartilhado pela poesia.

7. 'El Dorado' (1966)

  Filmes de faroeste de John Wayne

THE GOLD, esquerda e direita, John Wayne, Ed Asner, 1966

John Wayne e o versátil diretor Howard Hanks trabalharam em O dourado junto. A dupla também fez outros faroestes juntos, incluindo Rio perigoso e Rio Vermelho. O dourado apresenta um magnata insensível, Johnson, que quer a propriedade de uma família para si mesmo, então ele contrata um grupo de homens para forçá-los a sair dela. O xerife da cidade, Harrah, interpretado por Robert Mitchum, não pode fazer muito para proteger a família devido ao seu problema com a bebida.

O amigo de Harrah, Cole Thorton, fica sabendo do problema e viaja para ajudar a lutar contra os bandidos contratados ao lado de Harrah. O dourado é o primeiro e único filme em que John e Robert compartilham uma cena juntos, apesar de ambos atuarem em O dia mais longo.

6. 'O atirador' (1976)

  Filmes de faroeste de John Wayne

O ATIRADOR, John Wayne, 1976

John se curvou com o atirador antes de morrer de câncer de estômago, três anos depois. Ele interpretou JB Books, um pistoleiro veterano. Livros visitam um amigo médico em Nevada após ser diagnosticado com câncer terminal.

O personagem de Books foi inspirado no papel principal que John queria, mas rejeitou no início de sua carreira em O Pistoleiro. o atirador mostra cenas dos papéis anteriores de John em O dourado e o rio vermelho para dar contexto à história de fundo de Books.

5. 'Diligência' (1939)

  Westerns de John Wayne

STAGECOACH, John Wayne, 1939

Um marechal dos EUA em busca de um fora da lei chamado Ringo The Kid se junta a uma diligência que transporta um grupo de estranhos do Arizona para o Novo México. Ringo é pego, mas o marechal logo descobre que ele é mais do que apenas outro jovem fora da lei.

O papel de John como Ringo the Kid foi seu papel inovador, e Diligência foi considerado um dos filmes mais influentes, inspirando Orson Welles na realização de Cidadão Kane.

4. ‘Rio Vermelho’ (1948)

  Westerns de John Wayne

RIO VERMELHO, John Wayne, 1948

Para escapar do pobre sul devastado pela guerra civil, um criador de gado e seu filho adotivo decidiram mover seu rebanho do Texas para o Missouri. No entanto, há tensão entre pai e filho, e eles lutam para trabalhar juntos enquanto avançam na perigosa jornada.

John co-estrelou ao lado de Harry Carey e Walter Brennan em Rio Vermelho. Para criar um tom e estilo realistas, o diretor Howard Hawks filmou o filme em preto e branco em vez da tecnologia tecnicolor que já existia na época.

3. 'The Searchers' (1956)

  Westerns de John Wayne

OS PESQUISADORES, John Wayne, 1956

Este faroeste dirigido por John Ford tem uma das atuações mais icônicas de John Wayne. John interpreta Ethan Edwards, que retorna ao Texas após a Guerra Civil e percebe que os índios americanos assassinaram e sequestraram a família de seu irmão. Ethan jura encontrar o resto de sua família e vingar os assassinados.

De acordo com Roger Ebert, o personagem de Ethan Edwards é um dos personagens mais atraentes que John e Ford criaram. Os pesquisadores também influenciou cineastas como George Lucas e Steven Spielberg e o Taxista personagem Travis Bickle.

2. 'Rio Bravo' (1959)

  Westerns de John Wayne

RIO BRAVO, John Wayne, 1959

Rio perigoso contou com várias estrelas como Dean Martin, Angie Dickinson, Ward Bond e Ricky Nelson. O filme de 1959 é considerado um dos faroestes do diretor Hawk, apresentando algumas canções de Martin e Nelson. Eles cantaram um dueto de uma versão alterada de 'My Rifle, My Pony and Me', originalmente cantada em Rio Vermelho.

John interpreta o papel do xerife Chance, que prende o irmão de um fazendeiro por matar um homem. O fazendeiro tenta tirar seu irmão da prisão, mas com a ajuda de alguns heróis, o xerife Chance defende a prisão contra uma possível fuga.

1. ‘O homem que atirou em Liberty Valance’ (1962)

  Westerns de John Wayne

O HOMEM QUE ATIROU EM LIBERTY VALANCE, John Wayne, 1962

Lee Marvin interpreta o bandido Liberty Valance que, junto com sua gangue, assedia moradores de uma pequena cidade do oeste. Um homem local e um jovem advogado enfrentam Valence e sua gangue quando o xerife e outros se mostram incapazes.

O homem que atirou em Liberty Valance foi o último filme da Ford de John como personagem principal. Embora Jimmy Stewart tivesse mais cenas de diálogo no filme, John era o personagem central.

Que Filme Ver?