Por que temos ovos de Páscoa – e de onde veio o coelhinho da Páscoa? — 2024



Que Filme Ver?
 

Os ovos têm um papel significativo nas celebrações da Páscoa em muitos países. A Páscoa é a celebração cristã mais importante do ano, pois é quando os cristãos celebram a ressurreição de Jesus Cristo. Para a maioria de nós, comer um ovo de Páscoa de chocolate é uma grande parte das festividades – mas por que temos ovos de Páscoa?





Na Bíblia, diz-se que Jesus morreu na cruz num dia chamado Sexta-Feira Santa. Depois ressuscitou e voltou à vida no domingo de Páscoa. A Páscoa cai em datas diferentes a cada ano, variando entre 21 de março e 25 de abril, dependendo de quando há lua cheia na primavera. Este ano, o Domingo de Páscoa é no dia 4 de abril.

Durante as seis semanas anteriores à Páscoa, conhecidas como Quaresma, os cristãos abstêm-se de comer produtos de origem animal, incluindo todos os laticínios e ovos. A tradição moderna de comer ovos de chocolate na Páscoa está relacionada com o ritual religioso, pois depois das seis semanas da Quaresma pode-se finalmente comer chocolate, por isso está vinculado ao Domingo de Páscoa.



Os primeiros ovos de chocolate apareceram na França e na Alemanha no século XIX, mas não eram como os ovos de chocolate que conhecemos hoje – eram amargos e duros. Mas, à medida que as técnicas de elaboração do chocolate melhoraram, os ovos de Páscoa tornaram-se mais atraentes e tornaram-se os ovos ocos que temos hoje em dia.



Em 1873, o primeiro ovo de Páscoa de chocolate foi feito por J.S Fry Sons e Cadbury. Em 1875, eles produziram o moderno ovo de Páscoa de chocolate que hoje vemos nas lojas.



O que o ovo representa?

Originalmente, comer ovos não era permitido pelos líderes da igreja na semana que antecedeu a Páscoa, conhecida como Semana Santa. Assim, todos os ovos postos eram guardados e decorados para fazer ovos da Semana Santa. Eles foram então dados às crianças como presentes.

Na era vitoriana, a tradição foi adaptada para que as crianças recebessem ovos de papelão forrados de cetim e recheados com presentes de Páscoa. Isso se tornou uma tradição que muitos desfrutam hoje, incluindo a caça aos ovos.

Os ovos representam o fim da Quaresma e simbolizam o renascimento e uma nova vida – da mesma forma que Jesus ressuscitou. A ressurreição de Jesus é pensada como a casca dura do ovo, que representa o seu túmulo e o pintinho rompendo a casca representa Jesus, que venceu a morte.



Durante a Quaresma, as pessoas recolhem seus ovos e esperam para comê-los após o término da Quaresma. Então, eles ferviam os ovos, decoravam e guardavam para a Páscoa.

De onde veio o coelhinho da Páscoa?

O conto do Coelhinho da Páscoa foi criado no século XIX. Na lenda, o coelhinho da Páscoa põe, decora e esconde ovos, pois são um símbolo de uma nova vida. É por isso que muitas crianças anseiam por uma caça aos ovos de Páscoa durante as festividades do dia.

Quais são algumas tradições de ovos de Páscoa em todo o mundo?

Existem muitas tradições de Páscoa diferentes em todo o mundo. Na Bulgária, jogam-se os ovos numa enorme luta de ovos que acontece entre as famílias, sendo que quem ainda tiver um ovo intacto no final do jogo é considerado o vencedor e considerado o membro da família com maior sucesso no próximo ano.

Enquanto isso, na cidade de Haux, na França, na segunda-feira de Páscoa, é tradição quebrar mais de 5.000 ovos em uma omelete gigante que alimenta cerca de 1.000 pessoas na praça principal da cidade.

Nos EUA, os ovos são usados ​​para o tradicional rolinho de ovos de Páscoa, onde o presidente convida as crianças a rolarem ovos cozidos coloridos no gramado da Casa Branca na segunda-feira de Páscoa, um costume que remonta ao presidente Rutherford em 1878.

Na Suíça, os ovos de Páscoa são entregues por um cuco e em algumas partes da Alemanha por uma raposa.

Além disso, o coelho de chocolate com o qual estamos acostumados aqui é trocado na Austrália por um bilby de chocolate – um pequeno marsupial do tamanho de um coelho que está altamente ameaçado de extinção.

Este artigo apareceu originalmente em nosso site irmão, Seu .

Que Filme Ver?