Por que os gatos têm patas brancas? Veterinários avaliam a fascinante ciência das cores dos gatos — 2024



Que Filme Ver?
 

Não há nada mais fofo do que um gato com patinhas brancas. A visão de um gato que parece estar usando luvas e meias melhora instantaneamente o humor, e há algo encantador de desenho animado em um gatinho de dois tons. Se você é o feliz proprietário de um gato de patas brancas, deve estar se perguntando o que exatamente causou essa coloração distinta da pelagem.





Recentemente, um postagem nas redes sociais afirmando: Li em algum lugar ontem que a razão pela qual os gatos geralmente têm patas e barrigas brancas, mas nunca o oposto, é porque no útero sua cor começa a se desenvolver na coluna e se move para fora e qualquer coisa que não esteja terminada no momento em que nascem é branca e eu não consigo parar de pensar que isso se tornou viral, levando pessoas em toda a internet a compartilhar fotos de seus próprios gatos com comentários sobre como eles são cozidos. Confuso? Por esta lógica, um gato totalmente preto está totalmente cozido, um gato totalmente branco está cru e um gato preto e branco é mal passado (você pode ver alguns exemplos neste Postagem no Instagram ).

Gatinho de smoking com patas para cima

amandafoundation.org/Getty



Então, há alguma verdade nesta postagem popular ou é apenas um mito fofo inventado para acumular curtidas? Acontece que a resposta à questão de por que os gatos têm patas brancas é um pouco complicada. Aqui está o que os veterinários têm a dizer sobre a ciência fascinante por trás das meias e barrigas brancas do seu gato.



O poder do malhado

Muita genética entra nos padrões e cores da pelagem dos gatos, diz Dr. , veterinário e especialista em Apenas responda . Quando um gato (ou outro animal) apresenta manchas brancas, ele é conhecido como malhado. Esta é uma característica genética em que a melanina não amadurece totalmente nas células ciliadas e pode ser mais comum nas extremidades do que na parte do corpo da maioria dos gatos, explica o Dr. Piebalding é poderoso e leva a alguns casacos muito atraentes. O piebalding pode ultrapassar a coloração original do gato, e é por isso que você verá um gato laranja com meias brancas ou um gato preto com manchas brancas nas pernas ou no peito, diz o Dr.



Relacionado: Gatos de desenho animado: curiosidades sobre nossos felinos animados favoritos

Gato laranja com patas brancas pulando

Akimasa Harada/Getty

Melanócitos mágicos

As áreas escuras da pelagem de um gato vêm de células produtoras de pigmento conhecidas como melanócitos. As células precursoras dos melanócitos em um embrião vêm de uma área chamada crista neural, que está localizada na área das costas que se torna a coluna vertebral, diz Dra. Lindsey Wendt , veterinário e Diretor Veterinário do Animais de estimação antílopes .



Wendt compartilha que há um elemento de verdade na postagem viral: uma teoria é que essas células precursoras migram pela superfície da pele, começando na área “espinhal” e depois se expandindo, mas não alcançam as áreas mais distantes, como como as patas, ponta da face e barriga, levando à ausência de células pigmentares e, portanto, à pelagem branca. No entanto, isto não se sabe ao certo, conforme ela elabora: A segunda teoria é que as células precursoras do pigmento migram uniformemente por toda a superfície da pele, mas existe um mecanismo genético ou celular oposto que funciona na direção oposta e faz com que elas não sobreviver, deixando assim extremidades brancas.

Gato de smoking fofo

Naomi Rahim/Getty

Embora seja possível que o pelo escuro comece a se desenvolver da coluna para fora, o Dr. Little é rápido em observar que o desenvolvimento da cor não tem a ver com o tempo, como sugere a postagem. Por mais engraçado que seja pensar que o gato não está 'totalmente cozido', e eu ri de humor, patas brancas estariam relacionadas a mudanças no útero e não estariam relacionadas a permanecer no útero por alguns horas extras ou algo assim, diz ele.

Efeitos evolutivos

As patas brancas também devem ser consideradas de uma perspectiva evolutiva, diz Dra. , cientista de comportamento de animais de estimação em Purina . O fato de os gatos terem a pelagem branca é interessante, especialmente quando você considera que para mesopredadores como os gatos (ou seja, no meio da cadeia alimentar), essas marcas distintivas os ajudariam a se destacar tanto para predadores quanto para presas em potencial, o que não é o ideal.

Gato smoking

Mary Swift/Getty

A presença de patas brancas sugere que os humanos podem ter desempenhado um papel na seleção ativa para características como ‘meias’ brancas durante o processo de domesticação, observa o Dr. E para aumentar ainda mais a história, os mecanismos genéticos subjacentes à domesticação são provavelmente responsáveis ​​pelo aparecimento dessas manchas brancas. Como ela explica, quando se trata de animais domésticos como cães e gatos, de todas as espécies, o comportamental características selecionadas durante a domesticação (como simpatia ou ousadia) estão geneticamente ligadas a físico características, como cauda enrolada, orelhas caídas – e pelagem malhada que inclui manchas brancas.

Restrição de pontos de cor

Embora todos os veterinários digam que a postagem é precisa, ela não conta toda a história. Gatos com pelagem clara e patas escuras são muito mais raros do que gatos com pelagem escura e patas claras, mas eles existem! Gatos com pelagem clara e patas pretas são considerados com restrição de pontos de cor, diz o Dr. Wendt. Isso significa que eles têm uma mutação genética que afeta os pigmentos sensíveis à temperatura, levando à redução da pigmentação nas áreas mais quentes do corpo (tronco) e à pigmentação mais escura nas extremidades (pontas das orelhas, dedos dos pés, pontas da cauda e rosto). Este tipo de pelagem é visto com mais frequência em gatos siameses de raça pura.

Gato siamês no sofá

Elizaveta Starkova/Getty

Outra curiosidade sobre a restrição de colorpoints? Como o pigmento só é produzido nas partes mais frias do corpo, os gatinhos siameses nascem totalmente brancos porque estavam bem e quentes no útero! diz o Dr.

Meias brancas maravilhosas

Embora o processo genético que produz patas brancas seja muito mais complexo do que sugere aquela adorável postagem na mídia social, há um surpreendente núcleo de verdade a ser encontrado na ideia de cores mais escuras começando na espinha. Conhecer as intrincadas teorias científicas sobre por que os gatos têm patas brancas só nos faz apreciar ainda mais aquelas lindas meias!


Continue lendo para mais fatos fascinantes sobre gatos!

Por que os gatos abanam o rabo? Veterinários decodificam as mensagens secretas que estão tentando enviar

Os gatos sonham? Veterinário revela o que realmente acontece na cabeça dos felinos enquanto eles dormem

Comportamento do gato laranja: veterinários explicam as peculiaridades que tornam esses gatinhos coloridos tão especiais

Que Filme Ver?