Por que as mulheres com mais de 60 anos se divertem tanto com cabelos de sereia? Psicólogos avaliam — 2024



Que Filme Ver?
 

Quando a atriz Helen Mirren pisou no tapete vermelho do 76º Festival Anual de Cinema de Cannes, em maio de 2023, a multidão soltou um suspiro de surpresa, depois uma onda de oohs e ahhs apreciativos. A vencedora do Oscar de 77 anos é admirada por sua postura inabalável, talento incrível e sua aclamada carreira de 58 anos, mas naquele dia foi seu ousado e vibrante cabelo de sereia ombre azul que conquistou toda a admiração.





Mas Helen não é a primeira estrela com mais de 60 anos a jogar a cautela ao vento e mergulhar na tendência das sirenes, transformando-a fios de prata uma sombra marcante. Na verdade, ela segue os passos de lendas como a cantora country Tanya Tucker, que optou por uma duende rosa choque, e muitas outras que abraçaram o arco-íris.

Mas há mais nesta escolha de cores do que aparenta? Aqui, perguntamos a dois psicólogos renomados com mais de 60 anos por que eles acham que as mulheres de sua geração estão transformando seus cabelos grisalhos em uma confiança colorida.



O que é cabelo de sereia?

Cabelo de sereia é uma tendência de cores de cabelo vibrantes inspirada nas criaturas míticas de mesmo nome. Normalmente envolve o uso de uma combinação de corantes ousados, pastéis ou neon para criar um efeito multitonal que lembra o oceano e os tons de recife de coral frequentemente associados a sereias e suas caudas iridescentes. O visual pode ser alcançado através de vários técnicas de coloração de cabelo como balayage, ombre ou aplicação de cores em toda a cabeça, dependendo da aparência desejada.



Mulher com cabelo de sereia. Crédito: Reshetnikov_art/Shutterstock



Por que o cabelo de sereia é popular?

Compreensivelmente, o cabelo de sereia se tornou viral depois de chamar a atenção de mulheres mais jovens e até de crianças, que ficaram entusiasmadas em experimentar as cores brilhantes. Mas o que o torna atraente para a grande dama do cinema e outras mulheres da sua geração? É tudo uma questão de regressar às nossas raízes rebeldes, revela psicóloga Carol Orsborn, Ph.D. ., autor de mais de 30 livros sobre a geração Boomer, incluindo A construção de uma velha alma: o envelhecimento como o cumprimento da promessa da vida . Uma coisa que caracteriza os Boomers é que somos aventureiros e temos a tendência de desafiar o status quo, diz ela. Estávamos sempre na vanguarda, fazendo todos os tipos de coisas malucas com nossos cabelos na adolescência e na casa dos 20 anos - o musical Cabelo isso refletia que nossa geração queria deixar nossa 'bandeira esquisita' voar - mas aos 30 anos muitos de nós começamos a seguir os limites e retornar à cor de cabelo tradicional.

Por que as mulheres com mais de 60 anos estão optando pelo cabelo de sereia?

Uma razão pela qual mais mulheres estão experimentando o cabelo de sereia hoje pode ser atribuída à pandemia. Quando os salões fecharam, o cinza, o prateado ou o branco foram impostos a nós, e uma coisa engraçada aconteceu: afinal, não era tão assustador. Na verdade, foi libertando, e para muitos de nós, nossos cinzas naturais serviram como a tela em branco ideal, convidando-nos a experimentar cores claras e brilhantes que normalmente não consideraríamos. Pode ser energizante e revigorante fazer exatamente o que você deseja com seu cabelo - divertidos tons pastéis são uma forma de autoexpressão, de criatividade, observa Orsborn. Na verdade, essa liberdade só pode surgir com a sabedoria de ter alguns anos de experiência. Lembro-me de quando era adolescente e tudo que me importava era o que as pessoas pensavam. Mas a beleza do envelhecimento é que você se importa cada vez menos e pode simplesmente ser você. Ou, na verdade, um mais colorida versão de você mesmo.

Helen Mirren com cabelo de sereia azul. Crédito: Shootpix/ABACA/Shutterstock e Matt Baron/BEI/Shutterstock



E o facto de tais tonalidades marcantes serem muitas vezes temporárias apenas aumenta o seu apelo, acrescenta desenvolvimento psicóloga clínica Susan Whitbourne, Ph.D. ., Professora Emérita de Ciências Psicológicas e do Cérebro da Universidade de Massachusetts Amherst, conhecida por seu trabalho sobre personalidade e identidade ao longo da vida. O cabelo tem muito significado - é a forma como nos decoramos da forma mais visível possível e a novidade de um toque de cor brilhante que você pode mudar a qualquer momento pode ajudá-lo a sair da rotina e melhorar seu humor, explica ela. Ninguém realmente espera que você mude a cor do seu cabelo dessa maneira, então você está recebendo esse ponto de exclamação de realmente ser visto.

Como o cabelo de sereia aumenta a confiança?

Se pegar uma página do livro azul de Helen e tingir todo o seu cabelo com um tom descolado parece intimidante, considere entrar na tendência com o poder edificante de um único destaque em tom de joia. Tenho uma amiga que colocou uma mecha roxa no cabelo, lembra Orsborn. Ela trabalhava no setor de relações públicas que estava ficando cada vez mais jovem e era uma das únicas mulheres mais velhas em seu departamento. Tivemos muitas conversas sobre isso – ela fez isso para deixar claro que ainda estava no jogo, que ela era jovem e inovadora.

Embora a inspiração para ficar roxo possa ter vindo de pressões externas, principalmente do preconceito de idade no local de trabalho, o poder do roxo rapidamente teve um efeito positivo em sua confiança interior. Ela se tornou muito mais franca e muito mais assertiva sobre o tipo de trabalho que faria ou não. O que pode ter começado como um ato de desafio tornou-se um ato de autodeterminação. A maior lição é que devemos nos dar permissão para sermos o que quisermos – quero ser visível pelos motivos certos e descobrir o que isso significa faz parte da experimentação e da liberdade do envelhecimento.

O cabelo de sereia vai me fazer parecer bobo?

Se você quiser experimentar uma cor ousada, mas ainda hesita, considere usá-la como uma forma de se relacionar com outras pessoas. Enquanto Helen Mirren faz uma declaração com o azul, a lenda da música country Tânia Tucker optou por ficar bonita de rosa, e seu motivo para fazer isso vai muito além da profundidade do cabelo. Em solidariedade a uma amiga que lutava contra o câncer de mama, Tucker pintou o cabelo da cor da causa próxima ao coração.

Cabelo rosa de Tanya Tucker

Tanya Tucker ostenta cabelo rosa para apoiar uma amiga com câncer de mama. Crédito: imageSPACE/Shutterstock

Quando um ícone cultural como ela faz algo tão visível e significativo, isso serve de inspiração para todos nós – olhamos para ela e dizemos para nós mesmos: ‘Tudo bem se eu fizer isso também’, diz Whitbourne. Na verdade, brincar com os tons de cabelo pode ajudá-lo a se relacionar com as pessoas mais próximas de você por causas grandes e pequenas. Minha neta de oito anos colocou uma mecha azul em meu cabelo porque era a cor do time de futebol dela – era uma forma de criar laços e sinalizar que estamos todos nos unindo como parte desse grupo. Foi divertido para mim e sei que ela adorou fazer isso; ela achou hilário.

Se você quer injetar um pouco de diversão merecida em sua vida com um belo toque de cor inesperada ou está escolhendo um tom com maior significado pessoal para aproximá-lo de seus entes queridos, os motivos para aderir a essa tendência divertida são tão variados quanto, bem, os muitos tons do arco-íris são matizados.

Que Filme Ver?