‘Hipertensão do jaleco branco’: o que os médicos querem que você saiba se sua pressão arterial subir no consultório médico — 2024



Que Filme Ver?
 

É hora do seu exame físico anual, e simplesmente pensar nisso te enche de uma sensação de pavor que desce como uma cortina. Essa ansiedade – seja a preocupação em receber os resultados dos testes ou a preocupação em ser pesado ou julgado de alguma forma – pode levar a hipertensão do jaleco branco , fenômeno em que esse nervosismo que você sente eleva os resultados da pressão arterial. Isto pode ser um problema por dois motivos: (1) é importante obter uma leitura precisa da pressão arterial e (2) ter pressão arterial elevada em resposta ao nervosismo pode estar associado a uma maior incidência de problemas cardíacos. Conversamos com um cardiologista e um psiquiatra para entender o que realmente causa essa hipertensão do jaleco branco – e dicas para vencer a hipertensão do jaleco branco.





O que é hipertensão do jaleco branco?

A hipertensão do avental branco ocorre quando a ansiedade causa aumento da frequência cardíaca e pressão arterial elevada em um ambiente clínico, como um consultório médico, levando a uma leitura mais alta do que seria se você medisse sua pressão arterial em casa, explica o cardiologista Kyla Lara-Breitinger, MD , Codiretor do Programa Cardiometabólico da Divisão de Cardiologia Preventiva do Departamento de Medicina Cardiovascular da Clínica Mayo. Essa síndrome existe desde a época em que os médicos começaram a usar jalecos brancos, diz ela. Na verdade, de acordo com pesquisa na revista Hipertensão , até 60% das pessoas já experimentei isso.

É importante ressaltar que hipertensão do jaleco branco não é a mesma coisa que ataque de pânico, explica psiquiatra Erika Balfour, médica , autor Sendo um paciente capacitado . Um ataque de pânico surge do nada e é marcado por tremores, tonturas e dores no peito. Parece que você está tendo um ataque cardíaco e seu médico reconhecerá isso instantaneamente, diz ela. A ansiedade é mais como um medo, uma preocupação de que algo possa acontecer ou que o resultado de um teste não seja normal. Em outras palavras, a síndrome do jaleco branco é mais sorrateira e tende a ser mais difícil de ser detectada pelo médico. Mais uma razão para se capacitar, aprendendo como isso se manifesta e como interrompê-lo.



Por que é importante tratar a hipertensão do jaleco branco

A pesquisa mostra que as pessoas que sofrem de hipertensão do jaleco branco têm maior probabilidade de ter problemas cardíacos no futuro, revela o Dr. Balfour. Na verdade, um estudo em Anais de Medicina Interna mostraram que a hipertensão do avental branco não tratada está associada a uma maior probabilidade de ter um evento cardíaco , como um ataque cardíaco – especialmente em pessoas com mais de 55 anos. É por isso que é fundamental alertar o seu médico se você sabe que tem hipertensão do jaleco branco – e tomar medidas simples para aliviar o estresse para enganá-lo.

Relacionado: A desidratação pode ser uma causa sorrateira de pressão alta – veja como repor líquidos rapidamente

4 dicas pré-consulta para vencer a hipertensão do jaleco branco

Se conhecimento é poder, a preparação é a sua superpotência. Aqui estão estratégias simples que o ajudarão a se sentir calmo e no controle antes da consulta.

1. Pratique em casa

mulher usando um monitor de pressão arterial em casa para superar a ansiedade de ir ao médico

Imagens de Justin Paget/Getty

O primeiro passo é assumir o controle conhecendo sua pressão arterial basal. Muitas farmácias oferecem verificações gratuitas de pressão arterial, observa a Dra. Lara-Breitinger, acrescentando que você também pode considerar comprar um manguito de pressão arterial barato (uma opção: monitor de pressão arterial, manguito de braço para máquina de pressão arterial AILE ( Compre na Amazon, US$ 24,99). Meça sua pressão arterial três vezes para garantir que a leitura seja consistente e certifique-se de que o manguito seja do tamanho certo para você. Se for muito grande ou pequeno, pode subestimar ou superestimar sua pressão arterial. Ela acrescenta que fazer leituras em horários diferentes do dia proporcionará uma leitura mais precisa, assim como levar o aparelho ao médico para ter certeza de que está calibrado corretamente.

Na maioria dos casos, a pressão arterial deve ser idealmente de 120/80 mm/Hg, e isso vale mesmo nos anos dourados, diz a Dra. Antigamente, pensava-se que as pessoas mais velhas – entre os 65 e os 75 anos – não deviam deixar a pressão arterial descer demasiado, ou poderiam ficar tontas, desmaiar e magoar-se. Mas os especialistas desmascararam esta teoria. Contanto que não tenham tonturas, digo aos pacientes mais velhos que controlar a pressão arterial é muito mais saudável. Como a medicina continua avançando, se cuidarmos da nossa saúde vascular, nada nos impedirá de viver até os 100 anos!

2. Considere recrutar um amigo

Esta é uma das melhores dicas para vencer a hipertensão do jaleco branco. Na verdade, pedir a um amigo de confiança ou ente querido que o acompanhe à sua consulta pode aliviar a ansiedade e ajudar a garantir que a sua pressão arterial permaneça na faixa normal, observa o Dr. Balfour. E um estudo recente em Psiconeuroendocrinologia mostra que o apoio social significativamente aumenta a resiliência em situações estressantes, em grande parte reduzindo o cortisol, o hormônio que provoca ansiedade e que causa o aumento da pressão arterial.

3. Expresse-se

Se você já lutou contra a hipertensão do jaleco branco no passado, ligue para seu médico e informe-o antes da consulta. Conte a eles algo que você experimentou, sugere o Dr. Balfour. Eles podem sugerir fazer outros testes antes de atingirem a pressão arterial, para que você tenha tempo de se acostumar com o ambiente e relaxar. Ela acrescenta que você também pode pedir que meçam sua pressão arterial em um local tranquilo, se possível.

4. Afaste a tensão

Acalmar o estresse a longo prazo ajuda a reduzir a pressão arterial e a diminuir o nervosismo antes de ir ao médico. Uma estratégia que o Dr. Balfour recomenda é a respiração em caixa, porque ativa o sistema nervoso parassimpático calmante. Um estudo em Relatórios de células mostra que fazer apenas cinco minutos por dia de respiração profunda durante um mês significa significativamente diminui a ansiedade

Relacionado: Dia duro? Um suspiro dramático pode ser o analgésico que você procura

Recomendo encontrar um vídeo da técnica no YouTube (veja abaixo) e assistir direto no seu celular – você pode até fazer na sala de espera, diz o Dr. Estimular seu sentido visual dessa forma intensifica os efeitos relaxantes e facilita o acompanhamento, pois você pode ver a caixa sendo criada enquanto respira.

Pendência:

  • 1. Inspire, contando lentamente até quatro.
  • 2. Prenda a respiração por quatro segundos.
  • 3. Expire lentamente pela boca e conte até quatro.

Para um vídeo fácil de seguir sobre respiração em caixa, confira o vídeo abaixo:

O que fazer no consultório médico para vencer a hipertensão do jaleco branco

médico verificando uma mulher

Imagens FatCamera/Getty

Depois de entrar na clínica ou no consultório, é hora de ser seu melhor defensor. Aqui, dicas profissionais para vencer a hipertensão do jaleco branco, além de maneiras simples de se comunicar com seu médico – e com você mesmo.

1. Pergunte sobre esse ferramenta de pressão arterial

Lara-Breitinger vê que um paciente está apresentando síndrome do jaleco branco, às vezes ela usa armas pesadas: se eles me disserem: 'Eu verifico o tempo todo e nunca esteve tão alto', posso pedir-lhes que use um monitor ambulatorial de pressão arterial de seis horas. O monitor mede sua pressão arterial ao longo do dia enquanto você segue sua rotina normal. Parece uma bolsa que você usa no ombro, diz ela. Como verifica continuamente a sua pressão arterial, fornece um resultado médio mais preciso do que uma única leitura. Lara-Breitinger admite que esta é uma opção agressiva, mas se houver uma discrepância especialmente grande entre os números de sua casa e do escritório, isso pode ajudar a descartar leituras falsas ou outros problemas de saúde.

2. Pó no nariz

Quando estiver no escritório, pedir para usar o banheiro pode ajudá-lo a organizar seus pensamentos e a se sentir mais calmo, observa o Dr. Balfour. Às vezes, limpar o corpo permite que você limpe a mente e se reinicie fisiologicamente. Na verdade, os profissionais médicos são treinados para esperar cinco minutos antes de medir sua pressão arterial, em parte para lhe dar tempo suficiente para ter certeza de que não precisa fazer xixi, porque isso pode alterar os resultados de sua pressão arterial, acrescenta a Dra. Breitinger.

3. Mostre compaixão

Eu sei que quando meu marido me diz para relaxar, faz exatamente o oposto, ri Dra. Lara Breininger. O mesmo acontece quando dizemos nós mesmos acalmar. Em vez de se culpar pela ansiedade no consultório médico ou de se aconselhar a relaxar, ela o incentiva a mostrar graça. Afinal, para a grande maioria das pessoas, a hipertensão do jaleco branco não é algo que vai te seguir e ter repercussões.

E se seus pensamentos começarem a disparar por medo de que sua pressão arterial suba, o Dr. Balfour recomenda reformular essa distorção negativa, lembrando-se dos fatos: tenho me exercitado e comido bem, e acho que minha pressão arterial vai fique bem desta vez. E se não for, posso resolver isso também.

Mais maneiras de conter a ansiedade induzida pelo médico

Não é apenas o espectro de medir a pressão arterial que aumenta a preocupação no consultório médico. Tudo, desde a vergonha do corpo até o medo de más notícias, pode levar à ansiedade, diz o Dr. Balfour. Continue lendo para conhecer algumas maneiras fáceis de neutralizar esses gatilhos e acalmar-se rapidamente.

Superar o preconceito corporal

Se você é como 52% das mulheres que dizem que seu peso diminuiu atrapalhou dos melhores cuidados médicos e seu médico continua retornando ao raciocínio padrão para seus sintomas, você pode perguntar a ele ou justificar sua posição. Diga: Como meu peso explica a dor em meu braço? O que mais poderia ser? sugere Teri Dreher, RN , autor de Como ser um defensor da saúde para você e seus entes queridos . Ou você pode dizer: 'Sei que algo não está certo e gostaria que você continuasse procurando.'Diz Dreher: Você pode até reconhecer o diagnóstico inicial dizendo: 'No início também pensei que fosse X, mas Acho que não mais.” Continue defendendo a si mesmo para garantir que eles ouçam você.

Procure a pressão dos colegas

É natural ter cuidado ao receber um diagnóstico assustador, mas quando essa preocupação se manifesta no clássico mecanismo de defesa de evitação, pode impedir que você receba cuidados preventivos vitais. A solução pode ser a pressão dos colegas – no bom sentido. Se você perceber que está sentindo esse tipo de ansiedade e evitando seus check-ups anuais por medo, você pode dizer a um amigo: 'Ei, lembre-me em outubro de agendar uma consulta X (como uma mamografia ou exame físico) porque estou vai precisar desse empurrãozinho, insiste o Dr. Balfour. Muitas vezes, basta dizer isso em voz alta e criar um pouco de responsabilidade para nos motivar a procurar os cuidados médicos que todos merecemos.

Este conteúdo não substitui aconselhamento ou diagnóstico médico profissional. Sempre consulte seu médico antes de seguir qualquer plano de tratamento .


Para mais curas para ansiedade, continue lendo:

Técnica revolucionária de ‘tapping’ reduz a ansiedade em 67% em 10 minutos

30 instruções de diário que aumentam a felicidade, reduzem o estresse e aliviam a ansiedade - em minutos!

Como e por que cobertores pesados ​​ajudam a aliviar a ansiedade e a depressão

Que Filme Ver?