Quando se trata de memória, os idosos escandinavos podem ser mais perspicazes do que o resto de nós – aqui está o porquê — 2024



Que Filme Ver?
 

Você sabia que pode ser possível treinar seu cérebro para manter sua memória? Um artigo científico de 2022 publicado na revista Ciências do Cérebro por pesquisadores escandinavos teorizaram que, para manter sua memória afiada – apesar do envelhecimento – você deve se concentrar continuamente em três coisas: movimento (exercício físico), relacionamento (interações sociais) e paixão (aprender coisas novas). Estes são considerados elementos-chave para contrastar a perda da substância cinzenta e branca do cérebro. Portanto, para manter sua memória em dia, é importante permanecer ativo, conectado socialmente e ter hobbies. Acontece que estas coisas podem ser uma segunda natureza para a maioria dos idosos escandinavos, com quem provavelmente poderíamos aprender muito.





De acordo com Um encontro , a esperança média de vida de alguém nascido hoje nos Estados Unidos é de 79,1 anos. Em contraste, os países escandinavos e nórdicos Suécia (83,3), Noruega (82,9), Dinamarca (81,4), Islândia (83,5) e Finlândia (82,5) têm classificação mais elevada e vivem mais do que nós, americanos.

Eles também estão mais felizes. Em 2022, pelo quinto ano consecutivo, a Finlândia liderou o classificações no Relatório Mundial de Felicidade . Outros principais países nórdicos — Islândia, Dinamarca, Suécia e Noruega — também se classificaram entre os dez primeiros, muito à frente dos EUA, do Reino Unido e do Canadá. Talvez possamos aumentar todos os nossos quocientes de felicidade, viver mais e reter as nossas memórias se seguirmos algumas dicas dos Nórdicos. Continue lendo para saber como.



Fique ativo

Os escandinavos não são estranhos em permanecer ativos. Vida ao ar livre é um amálgama das palavras norueguesas para ar fresco e estilo de vida, e a expressão se traduz literalmente como vida ao ar livre - o que faz sentido, visto que os escandinavos são grandes caminhantes e muito apaixonado pela natureza . Se caminhar é um esporte radical demais para fazer você se movimentar, não se preocupe: há também um tipo de caminhada conhecido como andar nórdico , um exercício que imita o movimento do esqui cross-country usando bastões para se impulsionar. A caminhada nórdica combina exercícios cardiovasculares com um treino muscular vigoroso para ombros, braços, núcleo e pernas; ao caminhar com bastões nórdicos, você ativará os músculos da parte superior do corpo e também os inferiores.



Alternativamente, você pode começar com algo menos convencional: fingir que está sempre atrasado. Aumente um pouco o ritmo (como se estivesse atrasado para uma consulta médica) durante as atividades cotidianas, como caminhar até o carro ou pegar a correspondência. Um estudo publicado em Neurologia descobriram que níveis mais baixos de AFTL (também conhecida como atividade física de lazer) estavam associados a um maior declínio no desempenho cognitivo, incluindo função executiva, memória semântica e velocidade de processamento. Um estudo diferente publicado em Neurologia descobriram que, entre as mulheres suecas, uma elevada aptidão cardiovascular na meia-idade estava associada a uma diminuição do risco de demência. Então, mexa-se sempre que puder!



Permaneça conectado

Co-habitação é um termo que descreve uma comunidade intencional de residências particulares agrupadas em torno de um espaço compartilhado. O termo originou-se na Dinamarca no final da década de 1960 e é hoje um método popular de vida na Escandinávia, em países como Suécia regista picos em residentes que coabitam juntos em comunidades. Arquitetura dinamarquesa historicamente também colocou ênfase na vida comunitária - por ex. com conjuntos habitacionais que possuem um pátio compartilhado para incentivar a interação entre vizinhos.

Se você não pode morar com ou perto de outras pessoas, há outro truque que você pode tentar: quando você encontrar um conhecido no supermercado ou bater um papo por vídeo com sua filha, gesticule para dar ênfase enquanto fala. Gestos emocionais (seja você fazendo um sinal de positivo ou simplesmente movendo as mãos de vez em quando para pontuar palavras) podem aumentar os sentimentos de conexão entre ambas as partes, sugeriu um artigo apresentado no 2ª Conferência da Sociedade Internacional de Estudos de Gestos . Os gestos enfatizam o seu estado de espírito, o que é importante porque compartilhar emoções é a base da conexão humana. Os relatórios do CDC o isolamento social está associado a um risco 50% maior de demência – portanto, reduza o risco permanecendo conectado.

Mantenha-se interessado

Os escandinavos trabalham menos horas do que os americanos – e como bónus adicional, a maioria deles recebe pacotes de férias generosos. Algumas empresas até experimentaram jornada de trabalho de seis horas ou um semana de trabalho de quatro dias . Então, em que significa passar menos tempo no escritório? Mais tempo para seus hobbies, é claro.



Um estudo no Revistas de Gerontologia descobriram que o envolvimento em atividades de lazer na meia-idade estava positivamente associado ao nível de capacidade cognitiva. Portanto, desfrutar de um hobby durante uma hora por semana pode ajudar a melhorar sua memória. Concentrar-se em uma tarefa criativa proporciona ao cérebro um treino que fortalece as vias neurais existentes e constrói novas conexões. Dica: marque o horário do hobby em sua agenda. Marcar uma consulta consigo mesmo pode aumentar as chances de você seguir em frente.

Este conteúdo não substitui aconselhamento ou diagnóstico médico profissional. Sempre consulte seu médico antes de seguir qualquer plano de tratamento .

Uma versão deste artigo apareceu originalmente em nossa revista impressa , Mundo feminino .

Que Filme Ver?