Quando a vovó também é babá: como lidar com esse relacionamento delicado com cuidado — 2024



Que Filme Ver?
 

Você aceita a entrega de um neto enquanto toma seu café da manhã? Você é um daqueles que está na fila dos carros, pegando seus netos para cuidar depois da escola?





Se sim, você tem muita companhia. O cuidado dos filhos dos avós é uma preocupação constante e crescente nos Estados Unidos e em muitos outros países. E embora os avôs participem ocasionalmente, as avós fornecem a maior parte dos cuidados reais.

Às vezes, o arranjo nasce da necessidade. Os cuidados infantis custam entre 10 e 20 por cento do rendimento médio de uma família. Muitas famílias jovens não conseguem gastar tanto dinheiro sem dificuldades. Além disso, os trabalhadores por turnos e aqueles que trabalham em horários alargados podem ter dificuldade em encontrar serviços convencionais de cuidados infantis.



Às vezes, os avós modernos aproveitam a oportunidade de cuidar dos netos, simplesmente porque querem estar com eles.



Na maioria das vezes, o cuidado dos filhos dos avós é bom para ambos os lados. As crianças se beneficiam por serem cuidadas por um membro amoroso da família. Os avós beneficiam de laços familiares mais próximos e muitas vezes de serem mais activos mental e fisicamente.



Ainda assim, o acordo pode ter suas desvantagens. A maioria destes problemas pode ser superada com uma comunicação clara de todas as partes.

O dilema do trabalho

Como a idade média para se tornar avó é de cerca de 47 anos, muitas mulheres estão no mercado de trabalho quando nasce o primeiro neto. Para eles, cuidar dos filhos pode significar abandonar o emprego. Antes de abandonar o emprego para cuidar dos netos, as avós devem analisar cuidadosamente os rendimentos e os benefícios que perderão. Eles devem ter um cuidado especial para não abrir mão do seguro saúde sem um bom substituto.

Outros benefícios do trabalho são menos tangíveis, mas também importantes. Os empregos geralmente proporcionam interação social, estímulo mental e uma sensação de realização, e esses bens intangíveis podem fazer muita falta para aqueles que desistem do emprego. Além disso, aqueles que desistiram com o objetivo de retornar mais tarde podem ter dificuldade em encontrar uma posição comparável.



Às vezes, as circunstâncias conspiram para tornar todas estas considerações menos importantes. Christy Reeves disse que quando engravidou, sua mãe ainda não estava pronta para abandonar o emprego. Mas Reeves sofreu uma gravidez difícil que envolveu repouso na cama e toxemia. No dia seguinte ao nascimento do bebê, sua mãe escreveu sua carta de demissão enquanto estava sentada no quarto de hospital de sua filha. Mais de 20 anos depois, ela ainda mantém netos.

A questão do pagamento

Quando os avós são pagos, geralmente cobram menos do que outros prestadores de cuidados infantis. Na maioria das vezes, os avós doam seus serviços de cuidados infantis. Geralmente eles sentem que são ricamente pagos de outras maneiras.

Chamando seu trabalho de creche como o melhor trabalho das 9h às 17h que já tive, a avó do Texas, Karrell Hargrave, disse que o trabalho nem sempre é fácil, mas as vantagens são incríveis.

Eu sou pago com todos os abraços, beijos e risadas que aguento! Hargrave disse.

Alguns pais presumem que, como os avós amam os netos, nunca se importam em passar mais tempo com eles. A maioria dos avós fica feliz com a chegada dos netos, mas muitas vezes também fica feliz com a partida deles. Às vezes eles estão prontos para descansar, relaxar e desfrutar de seus hobbies ou de seus maridos. Às vezes eles têm tarefas domésticas ou outras coisas para fazer.

Os pais devem tratar as babás dos avós com a mesma consideração que teriam com outros prestadores de cuidados infantis. Eles devem pegar as crianças na hora certa e nunca presumir que horários estendidos são aceitáveis ​​sem perguntar. Os avós deveriam explicar isso antes de aceitar o emprego.

Babá e Envelhecimento Saudável

Um projecto de investigação recente, o Berlin Ageing Study, mostra que os avós que cuidam das crianças vivem mais tempo. A relação causa-efeito não é clara, mas alguns investigadores acreditam que estar com os netos reduz o stress e promove a actividade física.

Outros estudos mostram que a interação social também é importante para um envelhecimento saudável. Os avós que mantêm netos tendem a ter laços mais estreitos e uma interação mais frequente com outros membros da família.

As amizades também são importantes, por isso os avós que cuidam de crianças devem continuar a participar em clubes do livro, organizações de serviço, grupos religiosos e outras atividades que envolvam pares.

Os pais ainda estão no comando

Outra questão no cuidado dos filhos dos avós é decidir quem dita as regras. Os avós que mantêm os netos em casa podem ter algumas regras domésticas diferentes daquelas às quais os netos estão acostumados. Tudo bem. Adaptar-se a diferentes padrões de comportamento em diferentes ambientes é uma parte vital do crescimento. Nenhuma criança ficará assustada por ter que comer à mesa ou por não poder pular no sofá.

Ainda assim, os avós terão de seguir os desejos dos pais sobre como os seus filhos devem ser disciplinados. Eles devem se esforçar para seguir as instruções dos pais sobre dieta, hora de dormir, hora de dormir, tempo de tela e uma série de outros tópicos.

Seguir as regras dos pais é mais difícil do que parece, pois envolve uma inversão de papéis geracionais. Foram os avós que ditaram as regras para os pais, quando eles eram pequenos. Ter que receber instruções deles é uma mudança de paradigma.

Além disso, as babás dos avós estão desempenhando um papel híbrido. Eles são os avós, mas atuam como pais durante o tempo em que cuidam dos filhos. Às vezes, eles podem não saber que chapéu usar. Pode ser tentador ser uma avó divertida quando uma avó firme é realmente o que é necessário.

Como tornar a situação vantajosa para todos

A maioria dos pais que têm a opção de cuidar dos filhos dos avós fica agradecida. Reeves disse que, como seus pais cuidavam dos filhos, ela nunca se preocupou com a segurança ou o bem-estar deles.

Eu sabia que eles seriam amados, alimentados, entretidos e, mais importante, ensinados, disse Reeves.

Alguns avós optam por cuidar dos netos porque sabem que existe um local ideal para criar laços e construir memórias. Os netos crescem e seguem em frente com suas vidas. Essa é uma das razões pelas quais Hargrave está tão feliz cuidando de seu neto.

As memórias que estamos criando ficarão comigo para sempre, disse ela. Sim, mesmo depois de ele crescer e estar ocupado demais para ligar ou passar por aqui. Estas são minhas memórias especiais e somente minhas. Ninguém jamais poderá tirá-los.

O cuidado dos filhos dos avós é geralmente vantajoso para todos, mas alguns avós sentem que a balança está a seu favor.

Como disse uma avó babá, eu provavelmente pagaria aos meus filhos para ficarem com os filhos deles!

Este artigo foi escrito por Susan Adcox, escritora especializada em questões geracionais. Ela é autora de Histórias de meus avós: um diário de herança para seu neto.

Mais de Mundo feminino

8 regras que os avós não devem quebrar quando há um novo bebê

8 razões pelas quais não estou interessada em ser avó

9 coisas engraçadas que só os avós de primeira viagem fazem

Que Filme Ver?