Top Doc explica como superar a desvantagem oculta da rápida perda de peso: cálculos biliares — 2024



Que Filme Ver?
 

É sempre incrível ver os resultados do seu esforço para perder peso: vestir roupas que você não usa há anos, sentir-se mais confiante ao se olhar no espelho, desfrutar de uma onda de energia e humor. Mas às vezes, problemas de saúde inesperados, como cálculos biliares, podem prejudicar seu progresso. A boa notícia é que você pode prevenir cálculos biliares durante a perda de peso. Com alguns truques fáceis e comprovados em estudos, você pode eliminar o problema pela raiz sem atrapalhando seu sucesso suado.





Qual é a vesícula biliar?

Ilustração médica mostrando a localização da vesícula biliar

Mina mágica/Shutterstock

Embora raramente pensemos na vesícula biliar – um pequeno órgão em forma de pêra, do tamanho de um pequeno ovo de galinha localizado abaixo do fígado – ela desempenha um papel fundamental em ajudar o corpo a quebrar as gorduras. Ele faz esse trabalho armazenando e concentrando até , que é um líquido marrom-esverdeado produzido pelo fígado que ajuda a quebrar as gorduras dos alimentos que ingerimos.



A bile é como um detergente para as gorduras: ajuda a quebrá-las em pequenas gotículas, facilitando o trabalho das enzimas digestivas. Quando comemos alimentos gordurosos, a vesícula biliar comprime a bile no intestino delgado para quebrar a gordura, explica gastroenterologista Peyton Berookim, MD .



O que são cálculos biliares?

Uma vesícula biliar inflamada pela presença de um cálculo biliar

Microciência/Shutterstock



Os cálculos biliares se formam quando a vesícula biliar não consegue esvaziar completamente e/ou quando há muito colesterol na bile. Ambas as coisas podem ser consequência da sobrecarga da vesícula biliar devido ao processamento excessivo de gordura e colesterol. As próprias pedras são aglomerados duros de colesterol (que representam 80% de todos os cálculos biliares) ou bilirrubina (que representam os outros 20% de todos os cálculos biliares). Os cálculos biliares podem variar em tamanho, desde tão pequenos quanto um grão de areia até tão grandes quanto uma bola de golfe. Quanto maiores forem, maior será a probabilidade de causarem sintomas dolorosos.

Quais são os sintomas de cálculos biliares?

Os sinais mais comuns de cálculos biliares são dor abdominal (geralmente na área superior direita do abdômen), náuseas, vômitos e dor na parte superior das costas. No entanto, quase 66% dos cálculos biliares são, na verdade, assintomático – na verdade, os pesquisadores os apelidaram de cálculos biliares silenciosos. Isso significa que é possível desenvolver cálculos biliares mesmo sem perceber.

Geralmente, os especialistas dizem que os cálculos biliares silenciosos não precisam ser tratados. Mas aqueles que causam dor significam que provavelmente estão bloqueando o fluxo biliar, o que pode ser problemático. Os médicos podem confirmar um diagnóstico usando exames de imagem como ultrassom, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

O que causa cálculos biliares?

As duas causas mais comuns de cálculos biliares são obesidade e rápida perda de peso. Que tal isso para ironia? Pessoas que carregam quilos extras (com um índice de massa corporal acima de 30 ) geralmente apresentam níveis mais elevados de colesterol no sangue. Isso pode ser um problema, já que a bile é composta por produtos químicos como lecitina e sais biliares que decompõem o colesterol. Quando muito colesterol se acumula na bile, pode sobrecarregar a vesícula biliar e desencadear a formação de cálculos.

Perda de peso, especificamente perda de peso rápida , é a outra principal causa de cálculos biliares. Se você fez recentemente uma cirurgia para perda de peso ou segue uma dieta com baixo teor de calorias/rica em gordura ou em jejum, o risco de cálculos biliares aumenta. Por que? Steven Batash, médico, explica que a perda acelerada de peso faz com que o corpo libere colesterol extra na bile. Muitas vezes, a vesícula biliar luta para acompanhar o aumento da demanda do órgão, aumentando o risco de cálculos.

Outros fatores de risco para o desenvolvimento de cálculos biliares incluem ser mulher ( mulheres têm até três vezes mais probabilidade de desenvolver cálculos do que os homens), ter histórico familiar, predisposição genética e ter 40 anos ou mais.

Como uma dieta Keto aumenta o risco de cálculos biliares

Se você segue uma dieta Keto, conhece as vantagens: redução do apetite, diminuição do desejo por comida e, claro, rápida perda de peso! (Se você é novo no Keto e deseja saber mais, clique para descobrir alguns Ajustes na dieta Keto para iniciantes )

No entanto, a dieta Keto e outras dietas semelhantes com alto teor de gordura e baixo teor de carboidratos aumentam o risco de cálculos biliares, inundando a vesícula biliar com mais colesterol do que ela pode processar. Além do mais, o Dr. Batash adverte que o alto teor de gordura de uma dieta cetônica pode aumentar a probabilidade de cálculos biliares.

Como o jejum intermitente aumenta o risco de cálculos biliares

Outro plano alimentar popular que pode desencadear a formação de cálculos: Jejum intermitente , em que você alterna entre períodos de alimentação e jejum. Esse tipo de dieta pode sobrecarregar o órgão de uma maneira diferente. Jejum retarda o movimento da vesícula biliar. Isso significa que o colesterol passa mais tempo se acumulando na vesícula biliar antes que o órgão possa expulsá-lo, provocando a formação de cálculos.

As 9 melhores maneiras de prevenir cálculos biliares durante a perda de peso

Se você tem trabalhado muito para perder peso, a última coisa com a qual deseja lidar são os cálculos biliares. É por isso que reunimos as estratégias mais eficazes e apoiadas em estudos que podem impedir a formação de cálculos e impedir que cálculos biliares silenciosos cresçam e se tornem problemáticos.

1. Aumente a ingestão de vitamina C

Ou coloque mais vegetais na sua salada. Cada mordida saborosa que você gosta ajuda a bloquear os cálculos biliares. Pesquisa em Gastroenterologia BMC sugere aumentar a ingestão de vitamina C encontrado em alimentos como tomate, pimentão, morango e toranja pode reduzir o risco de cálculos biliares em até 66%.

A vitamina C ajuda a converter o colesterol em bile, evitando que ele se acumule na vesícula biliar. E os pesquisadores descobriram que quanto mais você mantém seus níveis de C elevados, maior é o risco de cálculos biliares. Apenas uma ½ xícara de pimentão doce contém 106% dos 75 mg. de vitamina C que você precisa diariamente.

2. Reserve um tempo para relaxar

Leitores ávidos, tomem nota: perder-se no best-seller mais recente pode reduzir a probabilidade de ter cálculos biliares em até 63%. Essa é a palavra dos pesquisadores que relatam no Jornal Indiano de Medicina Comunitária , que descobriu que tirar 30 minutos para relaxar diariamente reduz produção de hormônio do estresse que pode fazer com que os níveis de colesterol formador de cálculos subam.

3. Saboreie uma taça de vinho

Permissão para saborear um pouco de vinho no jantar. Acontece que bebeu 6 onças. beber vinho diariamente reduz o risco de cálculos biliares em 32%, dizem pesquisadores da Universidade de East Anglia. Eles explicam isso quantidades moderadas de álcool ajude a esvaziar a vesícula biliar para que seu conteúdo não permaneça e forme pedras. Também inteligente: pegar uma xícara de café. Um estudo separado da Universidade de Harvard descobriu que pessoas que bebiam 2 a 3 xícaras de café diariamente experimentou um benefício semelhante.

4. Faça exercícios regularmente

Apenas 20 minutos de atividades fáceis de fazer, como pickleball, dançar ou passear, reduzem o risco de cálculos biliares em 37%, pesquisa em Medicina Preventiva revela. Especialistas explicam que exercício regular reduz os níveis de mucina , uma proteína que estimula a formação de pedras. Além disso, estimula a vesícula biliar a se esvaziar e reabastecer, o que ajuda a evitar o acúmulo de colesterol formador de cálculos.

5. Mantenha-se hidratado

Beber muitos líquidos pode ajudar a eliminar o acúmulo de bile e colesterol na vesícula biliar, diz Heather Moday, MD, diretor do Moday Center na Filadélfia. O problema: muitos de nós estamos cronicamente desidratados e mesmo uma pequena queda nos níveis de líquidos pode sobrecarregar a vesícula biliar.

Dr. Moday diz que um bom objetivo é tentar beber metade do seu peso corporal em onças de água diariamente. Para um lembrete fácil, considere um garrafa de água motivacional. Eles têm frases encorajadoras como Você conseguiu! e continue bebendo! impresso na garrafa ao lado de marcadores de onça para ajudar a garantir que você está atingindo seu objetivo.

6. Nosh com nozes

Desfrute de um punhado de amendoim, castanha de caju ou outras nozes diariamente e o risco de cálculos biliares pode cair 30%, dizem pesquisadores relatando no Jornal Americano de Epidemiologia . O crédito vai para a combinação de nozes com gorduras saudáveis ​​e fibra , que mantêm o colesterol formador de cálculos sob controle.

7. Experimente um ‘metabolixir’

Para manter a vesícula biliar funcionando no auge, prepare um mocktail ‘Metabolixir’. Bitters são os melhores amigos da sua vesícula biliar, diz Anne Louise Gittleman, PhD. Essas tinturas vegetais estimulam a liberação de bile e são melhor tomadas antes das refeições.

Para fazer: Misture 1/4 xícara de água, 1 colher de sopa. de vinagre de maçã, 1/4 colher de chá. de amargo digestivo, 1/4 colher de chá. de gengibre em pó, 1/8 colher de chá. de pimenta caiena e 1 gota de estévia. Dica: não exagere no adoçante, diz Gittleman. Você deve ser capaz de sentir o sabor amargo para que eles estimulem os sucos digestivos e contraiam a vesícula biliar.

8. Regue com azeite

Cobrir vegetais assados, saladas e até massas com azeite pode manter os cálculos biliares afastados. Gorduras saudáveis, como o azeite extra-virgem, fazem com que a vesícula biliar libere bile, diz David Rakel, MD, diretor do programa de medicina integrativa da Universidade de Wisconsin em Madison. Sem gordura para desencadear essa liberação, a bile pode estagnar, aumentando a probabilidade de formação de cálculos.

9. Considere suplementar com extrato de bergamota

Manter o colesterol sob controle diminui visivelmente o risco de cálculos biliares. Uma maneira fácil de fazer isso: tomando 500 a 1.000 mg. de extrato de bergamota, o composto cítrico que dá sabor ao chá Earl Grey, diariamente. Esse reduz seu colesterol tão eficazmente como as estatinas num mês, sugere investigação em Revisões Críticas em Ciência de Alimentos e Nutrição . Um para experimentar: NAOMI Italian Citrus Bergamota ( Compre em NaomiW.com, $ 35 ).

Para dicas sobre como começar o ceto ou jejum intermitente, confira estas histórias:

Este conteúdo não substitui aconselhamento ou diagnóstico médico profissional. Sempre consulte seu médico antes de seguir qualquer plano de tratamento .

Uma versão deste artigo apareceu originalmente em nossa revista impressa , Mundo feminino .

O Woman's World pretende apresentar apenas os melhores produtos e serviços. Atualizamos quando possível, mas as ofertas expiram e os preços podem mudar. Se você comprar algo através de um de nossos links, poderemos ganhar uma comissão. Questões? Entre em contato conosco em shop@womansworld.com .

O Woman's World pretende apresentar apenas os melhores produtos e serviços. Atualizamos quando possível, mas as ofertas expiram e os preços podem mudar. Se você comprar algo através de um de nossos links, poderemos ganhar uma comissão. Questões? Entre em contato conosco em shop@womansworld.com .

Que Filme Ver?