Canções de Tammy Wynette, classificadas: 14 sucessos icônicos da primeira-dama da música country — 2024



Que Filme Ver?
 

Tammy Wynette foi considerada a voz muito antes de essas palavras se tornarem o nome de um reality show de sucesso atual. A cantora conseguia soar impressionantemente frágil em um momento e depois deixá-lo rasgar no próximo, ao mesmo tempo em que fazia o ouvinte sentir cada grama de dor, sofrimento, amor, arrependimento ou esperança que ela estava tentando transmitir. Billy Sherill , uma compositora frequente e colaboradora nas canções de Tammy Wynette, certa vez descreveu seu instrumento como tendo um rasgo em cada palavra, e esse presente rapidamente se tornou uma marca registrada da ex-aluna da escola de beleza e garçonete que se tornaria uma das artistas mais populares da música country. rainhas veneradas.





[Tammy] sempre foi tão pé no chão e tão amigável , sempre lá para conversar e visitar você, Reba McEntire disse uma vez sobre Wynette, que foi apelidada não oficialmente de primeira-dama da música country. E ótimas músicas. Meu Deus, as músicas que ela cantava tocariam seu coração em um piscar de olhos, e ela sempre foi tão identificável... Na maioria das vezes, quando a música começava, você sabia que era uma música de Tammy Wynette. Você nunca precisava adivinhar quem estava cantando aquela música.

Retrato de Tammy Wynette, 1968

Retrato de Tammy Wynette, 1968Arquivos Michael Ochs/Getty



Relacionado: O sucesso de Reba McEntire é um testemunho de coragem e talento - veja como a ruiva 'chique' começou



Em meados dos anos 60, Virginia Wynette Pugh, nascida no Mississippi, era mãe solteira de três filhas, que, sem sorte, circulava pelo Music Row de Nashville tentando conseguir sua grande chance.



Foi quando ela e Sherrill se cruzaram, seu nome artístico mudou para Tammy Wynette e as coisas começaram a clicar. A cantora vendeu mais de 30 milhões de discos ao longo de seus mais de 30 anos de carreira e foi incluída no Hall da Fama da Música Country em 1998, poucos meses após sua morte, em 6 de abril de 1998.

Durante a indução de Wynette, Lorie Morgan elogiou Wynette voz imponente e única [que] sempre será lembrada porque, como ela mesma disse muitas vezes, ‘vivi cada uma das minhas canções’.

Tammy Wynett no palco, 1979

Tammy Wynett no palco, 1979David Redfern/Redferns/Getty



O relacionamento de alto nível de Wynette com George, o gambá Jones (seu segundo de cinco casamentos) levaria a alguns duetos inesquecíveis (Two Story House, Golden Ring e We’re Gonna Hold On, entre eles), e mais tarde em sua carreira, ela também uniu forças com Dolly Parton e Loretta Lynn para o Anjos Honky Tonk álbum, que produziu o sucesso Silver Threads e Golden Needles.

RELACIONADO: As 10 colaborações mais notáveis ​​de Loretta Lynn - de Frank Sinatra a Willie Nelson

Wynette até brilhou em Justified and Ancient (Stand by the JAMS), de 1991, um hit eletrônico único de uma banda britânica chamada The KLF. Eu realmente não sei por que eles me escolheram , disse a cantora na época, acrescentando: Fiquei apreensivo no início, mas estou muito animado com a forma como tudo aconteceu.

Tammy Wynette e George Jones, 1990

Tammy Wynette e George Jones, 1990Beth Gwinn/Redferns/Getty

Melhores músicas de Tammy Wynette, classificadas

Continue lendo para descobrir nossa coleção de músicas de Tammy Wynette que nunca deixam de nos entusiasmar.

14. As maneiras de amar um homem (1969)

Wynette co-escreveu este vencedor número 1 com Billy Sherrill e Glenn Sutton sobre a luta para manter o amor vivo. Na faixa, ela realmente escolhe seus momentos para deixar sua voz subir, e sua clareza e poder emocionantes certamente farão qualquer ouvinte se sentar e prestar atenção. Quando ela realmente dá um soco na segunda metade da linha, Uma coisinha dá errado, então de repente ele se vai, você pode realmente ouvir e sentir a dor que a cantora passou.

13. Apartamento nº 9 (1966)

Originalmente co-escrito e gravado pelo compositor Bobby Austin (com Cheque de pagamento de Johnny ), esta é uma joia country classicamente triste (o sol nunca brilhará no apartamento nº 9) sobre um amor malfadado e a solidão e os arrependimentos que permanecem em seu rastro. Foi a primeira música que Wynette gravou profissionalmente e Jéssica Chastain , que interpretou Tammy no Showtime's George e Tammy série, disse à Billboard é a música favorita dela da mulher que ela interpretou .

12. Feminilidade (1978)

Sou cristã, Senhor, mas também sou mulher. A última música de Wynette a entrar no top 5 - sobre uma jovem e fiel senhora pensando em perder a virgindade - certamente levantou algumas sobrancelhas. Escrita por Bobby Braddock, a canção alcançou a terceira posição, mas permitiu que Wynette explorasse mais uma vez os papéis e expectativas de gênero por meio de sua música. Ela frequentemente conduz apresentações ao vivo com um entusiasmo: Isto é para todas vocês, senhoras…

11. Não quero brincar de casinha (1968)

Pegue seus lenços. Este destruidor de corações escrito por Billy Sherrill e Glenn Sutton foi o primeiro número 1 de Wynette, e a mostra cantando sobre uma garotinha dizendo à amiga que ela não quer jogar o jogo da infância porque faz minha mãe chorar, porque quando ela brinquei de casinha, meu pai se despediu. Apresentada com aquela lágrima de marca registrada em sua voz, a performance de Wynette merecidamente ganhou um Grammy em 1968 de Melhor Performance Vocal Solo Country e Western, Feminina.

10. Até eu acertar (1972)

Wynette era muito persistente, e a esperança e o desejo pelo amor verdadeiro em sua voz neste momento Pista Vermelha e Larry Henley a faixa realmente toca o coração dos ouvintes. Ela só havia deixado o marido número dois (de cinco) quando este foi lançado, mas só de saber a dor de cabeça que ainda aguardava a cantora faz versos como minha porta para o amor se abriu mais vezes do que para dentro, e eu sou um tolo ou sábio o suficiente para abri-lo novamente com um sabor agridoce.

9. Meu homem (entende) (1972)

Uma das canções mais animadas de Tammy Wynette, My Man (Understands) permite que a cantora se divirta um pouco mais do que o normal enquanto celebra um (prepare-se!) Relacionamento feliz e amoroso. Ele é um sonho, real, sempre me faz sentir uma rainha, a lenda, casada na época do lançamento com George Jones, canta docemente. Seus braços são quentes, me mantêm longe de perigos e tenho orgulho disso, acrescenta ela.

Relacionado: O novo livro de Nancy Jones revela a vida tumultuada com a lenda George Jones

8. Crianças dizem as coisas mais terríveis (1973)

Outra música de Sherrill-Sutton sobre os pequenos ecoando as angústias de seus pais, essa faixa provou ser tão bem-sucedida quanto I Don't Wanna Play House, também alcançando o primeiro lugar nas paradas. Ontem à noite, usando sapatos de salto alto e meu chapéu velho, minha filha de quatro anos disse ‘Eu quero me divorciar’, agora, onde ela ouviu isso?’ Wynette canta. Durante um Desempenho de Hee-Haw , a artista até ajustou uma linha para adicionar o nome dela e da filha de George Jones, cantando, Georgette apenas disse uma palavra de quatro letras, e com certeza não era ‘amor’.

7. Good Lovin’ (faz tudo certo) (1971)

Wynette coloca muito vigor e atitude nesta faixa honky tonk de ritmo acelerado que aborda os desafios de fazer um relacionamento funcionar - e como esse fardo muitas vezes recai injustamente sobre a mulher. Você tem que ser um santo no domingo de manhã, um demônio no sábado à noite, ela oferece, enquanto avisa que há competição naquela esquina envolta em pele, e você tem que ser um pouco melhor que ela.

6. Ele me ama até o fim (1970) canções de Tammy Wynette

Pensar que ele pode estar saindo com outra mulher faz meu temperamento aumentar de ciúme, Wynette afirma claramente nesta faixa rápida, já que o co-roteirista Noro Wilson supostamente sentiu que as músicas uptempo tinham mais chances de serem tocadas nas rádios country na época de seu lançamento. Co-escrito com Billy Sherrill e Carmol Tayler , a música mostra Wynette talvez cegamente otimista, observando que em todos esses anos eu nunca capturado ele está me traindo, então eu nunca vou me preocupar com o amanhã, desde que ele deixe tudo bem hoje.

5. 'Til I Can Make It On My Own (1976) canções de Tammy Wynette

Wynette co-escreveu esta balada deslumbrante com seu futuro quinto marido, George Richey e Billy Sherrill, e ela frequentemente notava que era seu favorito pessoal em seu catálogo. A faixa foi indicada para Canção do Ano no prêmio Country Music Association, e o hit número 1 sobre a cura de uma separação devastadora contém letras lindamente cruas, como Preciso de um tempo para tirar você da cabeça. E às vezes posso incomodar você; tente entrar em contato com você. Até peça muito de você de vez em quando. Uma obra-prima.

Relacionado: As 20 melhores canções de amor country dos últimos 50 anos

4. Sua boa menina vai ficar mal (1967)

Se você gosta deles pintados, empoados e quer se divertir na noite de karaokê, essa música é a sua escolha. Embora tenha alcançado o terceiro lugar, é difícil encontrar uma música de Wynette que seja mais divertida ou atrevida. Vou até aprender a gostar do sabor do uísque. Na verdade, você dificilmente reconhecerá sua esposa, ela canta sobre o que se tornou seu primeiro grande sucesso, avisando ao seu homem que eu serei o swinger mais swingado que você já teve se ele continuar batendo nas barras.

Relacionado: Canções de Nancy Sinatra: 10 de seus clássicos pop mais legais dos anos 60

3. Cantando minha música (1969) Canções de Tammy Wynette

Este hit número 1 da artista, que o co-escreveu com Billy Sherrill e Glenn Sutton, possui uma construção agradável e estável, pois se torna um de seus vocais mais impressionantes. Seu estilo coloquial faz com que Wynette fale a letra pela metade, observando que eu sou a música dele quando ele tem vontade de cantar, e eu balanço quando ele tem vontade de balançar. Embora ela afirme não saber o que faz para que seu amor sempre retorne para ela, ela não corre nenhum risco. Quando ele está em casa, certifico-me de que ele nunca esteja sozinho, e é por isso que continuo cantando minha música, ela canta gloriosamente perto do fim.

2. D-I-V-O-R-C-E (1968) canções de Tammy Wynette

Wynette explica literalmente a dor de um casamento que está prestes a ser encerrado neste sucesso emocional, que lhe rendeu uma indicação ao Grammy de Melhor Performance Vocal Country Feminina. A letra, de Bobby Braddock e Putman encaracolado , são instantaneamente identificáveis ​​para qualquer pai que já tentou esconder algo doloroso de seus filhos. Não consigo soletrar essa dor que está escorrendo pela minha bochecha, observa Wynette com a voz trêmula, acrescentando ao seu futuro ex e pai de seu filho que eu amo vocês dois e isso será puro H-E duplo-L para mim.

1. Fique ao lado do seu homem (1968)

Este clássico absoluto, que rendeu a Wynette um Grammy de Melhor Performance Vocal Country Feminina, até fez Pedra rolando lista de As 500 melhores músicas de todos os tempos . Como observa a publicação, a música – a primeira que Wynette co-escreveu, com Billy Sherrill, foi um pára-raios cultural, sendo criticada por muitos por sua promessa de fidelidade inquestionável.

Não vejo nada nessa música que implique que uma mulher deva ficar sentada em casa e criar filhos enquanto um homem sai e cria o inferno, insistiu Wynette em sua autobiografia de 1979, Fique ao lado do seu homem . Para mim, significa: apoie o seu homem… e esteja disposto a perdoá-lo se ele nem sempre corresponder à sua imagem do que deveria ser.

Embora ela tenha contado a um talk show britânico foi escrito em apenas 20 minutos , provou ser um sucesso atemporal que foi tocado por todos, desde Tina Turner e Elton John para Lyle Lovett e Lana Del Ray . E sem dúvida todos no bar local cantam quase todas as letras sempre que elas são tocadas.


Clique para ver ainda mais clássicos country das décadas de 1960 e 1970!

Canções de Willie Nelson: 15 sucessos do ícone country fora da lei, classificados e as histórias por trás deles

Canções de Patsy Cline, classificadas: 10 clássicos que podem ajudar você a superar qualquer dor de cabeça

Canções de Glen Campbell: 15 de suas músicas country mais cativantes para você bater os dedos dos pés

Que Filme Ver?