Estudo mostra que uma dieta pobre em calorias e rica em proteínas ajuda na perda de gordura corporal e na melhoria da densidade óssea — 2024



Que Filme Ver?
 

Para aqueles de nós que carregam alguns quilos a mais, perder peso é uma forma de ficar saudável e viver mais. No entanto, depois de uma certa idade, nem todas as dietas para perder peso são seguras. Muitos deles agravam problemas como perda de densidade muscular e óssea, problemas que surgem para a maioria de nós à medida que envelhecemos. Felizmente, a ciência mostra que uma dieta rica em proteínas e pobre em calorias é provavelmente o plano alimentar mais seguro – e mais eficaz – a adotar à medida que envelhecemos.





Uma dieta rica em proteínas para pessoas com mais de 65 anos

Um estudo publicado em Revistas de Gerontologia: Ciências Médicas dividiram 96 adultos obesos com mais de 65 anos em um de dois grupos: um grupo que adotou um plano alimentar de baixa caloria de seis meses que incluía mais de um grama de proteína por meio quilo de peso corporal por dia, além de cálcio e vitamina D adequados, e um grupo de controle de estabilidade de peso que foi instruído a comer menos de um grama de proteína por um quilo de peso corporal por dia.

Após o teste de seis meses, os resultados mostraram que o grupo que seguiu uma dieta rica em proteínas e com poucas calorias perdeu em média 18 quilos, sendo 87% desse peso composto de gordura corporal. Especificamente, o peso veio da barriga, quadris, coxas e nádegas – áreas que são importantes quando se trata de reduzir os riscos de doenças metabólicas, como diabetes e doenças cardíacas. O grupo de controle, por outro lado, perdeu em média meio quilo. O mais interessante foi o fato de que o grupo que seguiu a dieta rica em proteínas também manteve a massa muscular e a densidade óssea, mesmo enquanto perdia peso. Na verdade, algumas das suas medidas para a saúde óssea melhoraram. O grupo de controle não viu os mesmos benefícios.



Essas descobertas sugerem que seguir uma dieta pobre em calorias e rico em proteínas (ou seja, consumir cerca de um grama de proteína para cada um quilo de peso corporal) pode ser a dieta mais segura para quem tem mais de 65 anos. Não só ajuda a reduzir a gordura corporal em áreas difíceis de atingir, mas também pode significar viver uma vida mais longa (porque melhora a saúde dos músculos e ossos). Para adicionar mais proteínas à sua dieta, coma alimentos como carnes magras e aves, ovos, legumes como lentilhas e grãos ricos em proteínas como quinoa. Para mais inspiração, confira nossa lista de jantares ricos em proteínas e fáceis de preparar!



Também é importante observar que o grupo do estudo que ingeriu mais proteínas também seguiu uma dieta considerada nutricionalmente completa, o que significa que foram consumidas quantidades adequadas de nutrientes como cálcio e vitamina D. Esses nutrientes são extremamente importantes para a saúde óssea e muscular ao longo do tempo, e as vitaminas e minerais presentes nas frutas, vegetais e grãos integrais não refinados também ajudam a prevenir doenças à medida que envelhecemos. Aqui está uma vida mais longa e saudável.



Que Filme Ver?