Sophia Loren ao longo dos anos: 18 fotos raras e fascinantes de sua vida, amor e legado — 2024



Que Filme Ver?
 

Sophia Loren, a lendária atriz italiana e ícone internacional, agraciou as telas de cinema com sua beleza hipnotizante e talento incomparável por mais de seis décadas. Nascida em 20 de setembro de 1934, em Roma, Itália, como Sofia Villani Scicolone, ela surgiu de uma origem humilde para definir o antigo glamour de Hollywood e se tornar uma das atrizes mais célebres de todos os tempos.





Crescendo durante a turbulência da Segunda Guerra Mundial, Sofia Loren enfrentou inúmeros desafios, mas seu espírito indomável e carisma natural brilharam. Seu caminho para o estrelato começou quando ela participou de um concurso de beleza em 1950, chamando a atenção de produtores de cinema que reconheceram seu fascínio radiante.

O papel de destaque de Loren veio em 1954 com O Ouro de Nápoles, dirigido por Vitório De Sica , que se tornaria um colaborador fundamental em sua carreira. Sua atuação cativante abriu portas para uma infinidade de oportunidades cinematográficas e, nos anos seguintes, colaborou com cineastas renomados como De Sica, Federico Fellini e Marcello Mastroianni, apresentando atuações inesquecíveis que mostraram sua versatilidade como atriz.



Sofia Loren a beleza era inegável , mas foi seu talento, profundidade e presença magnética que realmente a diferenciaram. Com seus olhos expressivos, voz sensual e habilidades de atuação impecáveis, ela retratou sem esforço uma ampla gama de personagens, desde heroínas vulneráveis ​​até mulheres ferozes e independentes, conquistando os corações do público em todo o mundo.



Em 1961, Sophia Loren alcançou reconhecimento internacional com seu papel em Duas Mulheres, dirigido por De Sica. O filme lhe rendeu o prestigiado Oscar de Melhor Atriz , tornando-a a primeira atriz a ganhar um Oscar por uma atuação em língua estrangeira.

Além de seu sucesso na tela, a vida pessoal de Loren contribuiu para sua narrativa encantadora. Ela se casou com renomado produtor de cinema Carlo Ponti , e a parceria deles se tornou a pedra angular de sua vida e carreira. O casal teve dois filhos e permaneceram dedicados um ao outro até o falecimento de Ponti em 2007.

A presença magnética e a elegância atemporal de Sophia Loren continuam a ressoar nas novas gerações de admiradores. Aqui, um vislumbre de sua educação, carreira de grande sucesso, vida familiar e onde ela está hoje.

Sophia de 7 anos, durante sua confirmaçãoObturador

1934

Sophia Loren nasceu em 20 de setembro de 1934. Antes da vida nas telonas, a vida em Pozzuoli, cidade próxima a Nápoles, estava longe de ser fácil ou glamorosa. Naquela época, não tínhamos nada. Foi fome, foi guerra. Tudo estava contra nós. Poderíamos ter morrido todas as noites, ela disse em entrevista com O guardião . Além dos terrores da guerra que a cercavam, seu pai abandonou Sophia, sua mãe e sua irmã, deixando-as dependentes do apoio de vários parentes.

Sophia Loren como concorrente no concurso ‘Miss Itália’ em 1950Sipa/Shutterstock

1950

As coisas começaram a mudar para Sophia Loren quando ela ganhou o segundo lugar em um concurso de beleza. Isso levou ela e sua mãe a se mudarem para Roma na esperança de trabalhar como atrizes. Seu primeiro papel foi em um filme chamado Para onde você vai . Na mesma época, ela começou a trabalhar como modelo. Muito do trabalho que ela fez foi para novelas fotográficas , que eram essencialmente histórias em quadrinhos românticas que usavam fotografias reais em vez de ilustrações.

Sophia Loren aos 16 anos, 1950Sipa/Shutterstock

1951

É quase impossível imaginar alguém apontando uma falha na icônica bela Sophia Loren. Sua imagem inspirou mulheres há décadas, desde seus cílios grossos e escuros e olhos marcantes até seu estilo ousado, mas feminino. Mas nos primeiros dias de sua carreira cinematográfica, ela foi orientada a mudar seu visual. Ela teve que perder peso, consertar o nariz, disseram. Felizmente, ela não prestou atenção. E hoje ela está feliz por isso.

Nunca pensei que meu nariz fosse algo que eu tivesse que mudar, ela disse O San Diego Union Tribune . Era um nariz interessante, por isso nunca o mudei. Às vezes, quando você é muito jovem, é preciso esperar que a natureza lhe molde no rosto ou no corpo. Aí, aos poucos, as pessoas percebem que o nariz era muito mais bonito do que pensavam.

Sofia Loren

Foto na cabeça de Sophia no início dos anos 1950Cinema/Shutterstock

1954

Ela atuou em pequenos papéis nos anos seguintes de sua vida (com a orientação do produtor Carlo Ponti, que mais tarde se tornaria seu marido), mas foi só no filme Aída que ela começou a chamar a atenção das pessoas. Depois disso veio O Ouro de Nápoles , outro filme italiano. Nesse ponto, ela estava se destacando no mundo do cinema italiano, e era apenas uma questão de tempo até que Hollywood estivesse ao alcance.

Sophia Loren e Cary Grant, ‘O Orgulho e a Paixão’, 1957Ken Danvers/Artistas Unidos/Kobal/Shutterstock

1957

O primeiro filme de Hollywood de Sophia Loren foi O Orgulho e a Paixão , que a colocou ao lado Cary Grant e Frank Sinatra . Embora Loren tenha eventualmente desmascarado o boato de que Cary Grant a pediu em casamento durante as filmagens, os dois tiveram um breve relacionamento durante esse período. Seu lugar na indústria cinematográfica de Hollywood foi solidificado à medida que ela continuava atuando ao lado de atores e atrizes renomados. Apesar de seu envolvimento em filmes americanos, foi seu trabalho em filmes italianos que lhe rendeu os maiores elogios.

Quadro do filme ‘Duas Mulheres’, 1961Snap/Shutterstock

1961

Seu papel em Duas mulheres , onde interpretou a mãe de uma filha adolescente durante a Segunda Guerra Mundial, rendeu-lhe o Oscar de Melhor Atriz Principal em 1961. Ironicamente, ela disse que não esperava vencer, e uma das razões pelas quais não o fez comparecer à premiação foi devido ao nervosismo. Eu não queria desmaiar se ganhasse, ela brincou com A Gazeta Diária .

Sophia Loren e Marcello Mastroianni em ‘Ontem, Hoje e Amanhã’, 1964Obturador

1964

Dois outros filmes que lhe renderam indicações ao Oscar foram Ontem, hoje e amanhã , que ganhou Melhor Filme Estrangeiro e Casamento, Estilo Italiano , que lhe rendeu uma indicação de Melhor Atriz.

Sophia Loren e Paul Newman, ‘Lady L’, 1965HA/THA/Shutterstock

1965

Sophia Loren atuou ao lado Paul Newman no filme de 1965, Senhora L .

Carlo Ponti e esposa Sophia Loren, 1966.HA/THA/Shutterstock

1966

Sophia Loren casou-se com o amante e mentor de longa data Carlo Ponti em 1966.

Marlon Brando e Sophia Loren, ‘Uma Condessa de Hong Kong’, 1967HA/THA/Shutterstock

1967

Sophia Loren estrelou Uma condessa de Hong Kong com Marlon Brando e Charles Chaplin .

Sophia Loren em ‘Um Dia Especial’, 1977Cinema/Shutterstock

1977

O filme Um dia especial lhe rendeu um Globo de Ouro. Embora os prêmios sejam apenas uma pequena indicação de sucesso na indústria cinematográfica, ela se tornou conhecida tanto no cinema italiano quanto no americano.

Sophia com seu livro, 1980Armando Pietrangeli/Shutterstock

1980

Sophia lançou seu livro autointitulado em 1980.

Sophia Loren e Gregory Peck na 63ª cerimônia do Oscar em 25 de março de 1991, no Shrine Auditorium em Los Angeles, CalifórniaRalph Dominguez/MediaPunch/Shutterstock

1991

Sophia Loren recebeu um Oscar honorário em 1991 por suas contribuições excepcionais à comunidade cinematográfica e ao cinema como um todo.

Sophia Loren posa com Charlton Heston no Golden Globe Awards de 1995, onde ganhou o prêmio Cecil B. deMilleJean Cummings/THA/Shutterstock

novecentos e noventa e cinco

Sophia ganhou o prêmio Cecil B. deMille no Globo de Ouro de 1995.

Ibrahima Gueye, Sophia Loren, A Vida à Frente (2020)REGINE DE LAZZARIS, também conhecida como GRETA/Netflix/THA/Shutterstock

2020

Aos 88 anos, Sophia Loren ainda tem muita coisa dentro dela. Seu filme mais recente foi 2020 A vida pela frente , onde interpretou uma sobrevivente italiana do Holocausto que acolhe um imigrante senegalês de 12 anos.

Inauguração do restaurante Sophia Loren, Milão, Itália, outubro de 2022ph Alfonso Catalano/Shutterstock

2022

Loren abriu recentemente um restaurante em Milão .

Sophia Loren e seu filho Carlo Ponti Jr. (à direita) participa do Festival de Ópera Arena di Verona em Verona, Itália, 16 de junho deBabirad Foto/Shutterstock

2023

Embora seus papéis de atriz tenham se tornado menos frequentes, Sophia Loren ainda vive a vida ao máximo, participando recentemente do 100º Festival de Ópera Arena di Verona em Verona, Itália. Ela disse à AARP em 2020 , Se você está saudável e fazendo algo que gosta, então você não pode pensar: ‘Deus, amanhã eu vou morrer!’ Não! Você pode fazer muitas coisas maravilhosas. Trabalho, leio, assisto filmes, vou à igreja. E eu respiro muito. Palavras para viver!

Que Filme Ver?