O ciclo de sementes é a tendência do TikTok que pode ajudar a aliviar os sintomas da menopausa naturalmente — 2024



Que Filme Ver?
 

Se você passou algum tempo nas redes sociais recentemente, provavelmente já ouviu falar sobre o ciclo de sementes. A tendência da saúde acabou TikTok , com mulheres moendo sementes e adicionando-as a saladas e smoothies. Mas nem sempre é claro o que é o ciclo de sementes ou o que essas sementes podem realmente fazer pela sua saúde.





O ciclo de sementes é uma abordagem baseada em alimentos para apoiar os hormônios, explica Jolene Brighten, ND , médico naturopata e autor de Isso é normal? , um livro sobre saúde e hormônios. Ele foi projetado para fornecer nutrientes em fases específicas do ciclo [menstrual].

O ciclo de sementes é a abordagem ideal para profissionais holísticos como Brighten e mulheres que desejam equilibrar seus hormônios sem medicamentos prescritos. E acontece que isso pode ser especialmente útil ao lidar com as flutuações violentas que podem ocorrer durante a perimenopausa e a menopausa.



Os devotos desse método natural dizem que ele pode ajudar em tudo, desde alterações de humor até síndrome do ovário policístico (SOP) e ondas de calor. Mas a maioria dos especialistas afirma que são necessárias mais pesquisas. Conversamos com um médico naturopata e um médico tradicional para descobrir como o tratamento moderno pode ajudar.



O que é o ciclo de sementes?

O ciclo de sementes utiliza sementes específicas para apoiar o equilíbrio hormonal ao longo do ciclo menstrual e nas fases da vida das mulheres. A prática está enraizada na medicina chinesa e visa equilibrar os hormônios, aliviar os sintomas da TPM, regular os ciclos menstruais e reduzir os sintomas da menopausa. As estrelas do show são sementes de abóbora, gergelim, linho e girassol. Cada um está repleto de nutrientes que desempenham um papel na saúde hormonal e geral.



Um balcão de mármore com tigelas de sementes de linho, gergelim, abóbora e girassol usadas para ciclagem de sementes

Elena Rui/Getty

Por que os remédios naturais estão em alta

O aumento do interesse na ciclagem de sementes está relacionado com a crescente popularidade de abordagens alternativas e complementares à medicina em geral. Além disso, a mídia social ajudou a espalhar a palavra nos últimos anos. Na verdade, gráficos de ciclo de sementes estão se tornando virais e alcançando públicos ainda maiores.

Pessoalmente, pratico o ciclo de sementes há mais de dez anos, diz Brighten. As mulheres são atraídas por esta prática porque ela não só traz consciência ao seu ciclo e apoia o autocuidado, mas também é muito simples de fazer. À medida que mais pessoas o praticam e experimentam os benefícios, partilham-no com outras pessoas, o que alimenta a sua popularidade nas redes sociais. (Clique para saber como outro remédio natural moderno para a saúde, mergulhos frios para a menopausa , também ajuda a aliviar os sintomas.)



Como funciona o ciclo de sementes

De acordo com Tara Scott, M. D , um médico com Fórum Saúde , se o ciclo de sementes pode ajudar ou não, depende muito do que você está vivenciando. Quando tenho um paciente com pequenas anormalidades no ciclo, recomendo a ciclagem de sementes, diz ela.

Isso significa coisas como cólicas incômodas (mas não debilitantes), sensibilidade nos seios ou leves alterações de humor que podem acompanhar a menopausa. Quando tenho um paciente que quer uma abordagem natural, com ciclagem de sementes, não há chance de efeitos colaterais. Por que não tentar? ela diz.

Close de uma mulher com blusa rosa e calça preta segurando a mão na barriga com dor

Grace Cary/Getty

Em sua prática, ela viu o ciclo de sementes ajudar a melhorar mulheres que estavam tendo períodos extremamente intensos. Ela também fez com que os pacientes adicionassem o ciclo de sementes à sua rotina e vissem a acne diminuir e, às vezes, resolver. (Se você está mais incomodado com os sintomas mentais do que com os físicos, clique para saber como aliviar a névoa cerebral da menopausa naturalmente.)

Uma história de sucesso

Em um caso particularmente memorável, o Dr. Scott pediu a uma paciente com SOP que não conseguiu resolver seu período irregular ou engravidar para iniciar o ciclo de sementes. Eu queria dar a ela algo simples que não interferisse em seus laboratórios. Logo depois, o paciente saiu do radar. Quando finalmente consegui falar com ela ao telefone, ela ficou em êxtase. Ela estava grávida e disse que a ciclagem de sementes foi a única coisa que ela mudou.

O Dr. Scott acredita que os benefícios vêm dos fitoquímicos e de outros nutrientes presentes nas sementes. Foi demonstrado que o zinco ajuda com períodos dolorosos e as sementes de abóbora são muito ricas em zinco, diz ela. Mas isso não significa que os benefícios se limitem às mulheres em idade reprodutiva. As vantagens do equilíbrio hormonal do ciclo de sementes também podem ajudar a reduzir os sintomas da menopausa (mais sobre isso mais tarde).

A ciência sobre a ciclagem de sementes

A maioria dos relatos sobre os benefícios da ciclagem de sementes são anedóticos. Dito isto, algumas das pesquisas existentes apoiam o ciclo de sementes para a saúde hormonal. Uma revisão analisou o papel dos ácidos graxos poliinsaturados (PUFA) na forma de sementes dietéticas no tratamento de SOP . Os pesquisadores descobriram que as gorduras insaturadas ômega-3 encontradas nas sementes de abóbora, gergelim, linho e girassol podem ajudar a controlar a SOP sem efeitos colaterais.

Outro estudo em Menopausa analisou os benefícios potenciais da linhaça para sintomas da menopausa . Os pesquisadores encontraram algumas melhorias nas ondas de calor e outros sintomas, mas concluíram que são necessários mais testes. Dito isto, vale a pena tentar o ciclo de sementes?

Close de uma mulher despejando sementes de uma jarra em sua mão

fcafotodigital/Getty

Relacionado: O gel de linhaça pode reverter o desbaste? Médico de restauração capilar avalia

Os benefícios da ciclagem de sementes na meia-idade

Os sintomas terríveis que podem surgir com a menopausa levam muitas de nós em busca de alívio. Mas se você ainda não está pronto para considerar opções de prescrição, como terapia de reposição hormonal (TRH), a ciclagem de sementes é um bom lugar para começar.

O ciclo de sementes não substitui a terapia hormonal da menopausa, mas pode ser útil na menopausa devido ao efeito no intestino, diz Brighten. Ela diz que à medida que o estrogénio diminui na menopausa, a diversidade microbiana da mulher também diminui. Isso pode não parecer grande coisa, mas pesquisas sugerem que mudanças na diversidade do microbioma intestinal após a menopausa podem aumentar o risco de doença cardíaca e diabetes.

O consumo dessas sementes pode ajudar a apoiar a saúde microbiana, o que influencia a saúde geral e os hormônios, explica Brigthen. Muitas mulheres relatam que o ciclo de sementes alivia as ondas de calor, estabiliza as alterações de humor e melhora o sono – notórios problemas da perimenopausa e da menopausa. Qualquer coisa que não seja prejudicial e não tenha efeitos colaterais, eu digo para tentar. E sempre incentivo a comida como remédio, acrescenta Brighten.

Para saber mais sobre os princípios básicos de como semear o ciclo, confira o breve vídeo de Brighten abaixo:

Relacionado: Médicos revelam as melhores maneiras naturais de aliviar os sintomas mais incômodos da menopausa

Como semear o ciclo

Começar é simples. Você consumirá sementes específicas durante as duas fases distintas do ciclo menstrual. No primeiro semestre, sementes de linhaça e abóbora estão no cardápio, auxiliando na produção de estrogênio. Durante a segunda metade do ciclo, as sementes de gergelim e girassol entram em ação, promovendo a produção de progesterona. Aqui está um guia passo a passo do Dr. Brighten e Dr. Scott sobre como começar.

1. Defina sua programação

Primeiro, esclareça seu ciclo menstrual. Está dividido em duas fases principais:

Fase folicular (dias 1-14). O dia 1 é o primeiro dia da sua menstruação. Durante esta fase, você comerá 1 colher de sopa. cada uma das sementes de linhaça e de abóbora todos os dias.

Fase lútea (dias 15-28). Esta fase começa no 15º dia do seu ciclo – duas semanas após o início da menstruação. Durante essas duas semanas, você mudará para 1 colher de sopa. cada uma das sementes de gergelim e sementes de girassol diariamente.

Você ainda pode semear o ciclo se não tiver menstruação? Sim! Após a menopausa (ou se você não tiver ciclo menstrual por qualquer outro motivo), você pode usar as fases da lua para orientar o ciclo das sementes. A lua nova é o dia 1.

2. Prepare suas sementes

Para obter todos os benefícios, evite comer as sementes inteiras. Moê-los torna seus nutrientes mais biodisponíveis, por isso é melhor triturá-los até formar um pó fino antes de consumi-los. Você pode usar um moedor de café ou um liquidificador para fazer isso. Mantenha as sementes moídas frescas por alguns dias, guardando-as em um recipiente de vidro lacrado na geladeira ou no freezer.

3. Coma as sementes

Agora a parte divertida: comer as sementes! Basta polvilhar suas sementes em smoothies, iogurte, aveia, saladas ou sopas. Ou experimente fazer bolas energéticas caseiras com as sementes necessárias para a fase em que se encontra.

Uma mulher loira segurando um smoothie verde enquanto está sentada em frente a plantas verdes

Westend61/Getty

Potenciais desvantagens da ciclagem de sementes

Embora o ciclo de sementes possa ser maior do que nunca, é importante encarar as histórias de sucesso nas redes sociais com cautela. Algumas pessoas são alérgicas a sementes, alerta o Dr. Scott. Se você nunca comeu antes, teste uma porção bem pequena e observe sua resposta.

E embora as sementes sejam extremamente ricas em nutrientes, elas também são ricas em calorias. Pode fazer sentido medir 1 colher de sopa. (em vez de ficar olhando) para evitar excessos acidentais se você estiver monitorando sua ingestão de calorias ou gordura.

Não estou dizendo que a ciclagem de sementes é uma cura ou a única coisa que mudará a saúde de todos, mas as pessoas têm histórias realmente incríveis com a ciclagem de sementes, diz Brighten.


Para mais maneiras de aliviar os sintomas da menopausa naturalmente:

Médicos revelam as melhores maneiras naturais de aliviar os sintomas mais incômodos da menopausa

Não é sua imaginação: a névoa cerebral da menopausa *é* real - médicos revelam como aprimorar seu pensamento

Estudo: um mergulho frio alivia ondas de calor, alterações de humor e mais sintomas da menopausa - como obter as vantagens

Este conteúdo não substitui aconselhamento ou diagnóstico médico profissional. Sempre consulte seu médico antes de seguir qualquer plano de tratamento .

Que Filme Ver?