Gatos hipoalergênicos: as melhores raças de gatos para pessoas com alergias — 2024



Que Filme Ver?
 

Os gatos são os melhores. Claro, os filhotes que abanam o rabo são os melhores amigos do homem e os coelhos são fofinhos, mas quando se trata de animais de estimação, os felinos peludos não podem ser derrotados. A menos, é claro, que os alérgenos dos gatos façam você espirrar, chiar, coçar e ter urticária.





De acordo com a Fundação para Asma e Alergia da América (AAFA), até 30 por cento dos alérgicos têm uma reação alérgica a cães ou gatos , com alergias a gatos duas vezes mais comuns que alergias a cães . Os sintomas dessas alergias variam desde espirros, congestão e garganta inflamada até erupções cutâneas, urticária e pele seca e com coceira. Felizmente, existem raças hipoalergênicas para aqueles cujos sintomas de alergia os impedem de ter um gatinho doce. Uma raça hipoalergênica é menos irritante às alergias do que outras raças, o que significa que quem sofre de alergia a gatos pode conviver harmoniosamente com um amigo felino. Então, quais raças de gatos hipoalergênicos são melhores para pessoas com alergias? Aqui está a lista.

Afinal, o que causa alergia a gatos?

Apesar do que muitas pessoas pensam, não é o pelo do gato que faz com que quem sofre de alergias espirre e sinta coceira; na verdade é certas proteínas que estão presentes na pele, saliva e urina de um gato. Quando um felino lambe o pelo, a saliva do gato contendo a proteína Fel D1 seca em partículas leves que são transportadas pelo ambiente, onde se infiltram no ar que você respira.



Assim, o que acontece quando as alergias a gatos aumentam é na verdade um sistema imunológico hiperativo respondendo a proteínas inofensivas como se fossem corpos estranhos perigosos (pense em uma bactéria ou vírus) e tentando eliminá-los do sistema. É por isso que quem sofre de alergias apresenta espirros, respiração ofegante, tosse, pele irritada e olhos lacrimejantes ou coceira após o contato com um gato.



O que significa quando uma raça é hipoalergênica?

Embora nenhum gatinho esteja verdadeiramente livre de alérgenos, as raças chamadas de hipoalergênicas são gatos que produzem naturalmente menos alérgenos do que outros — a proteína Fel D1 é um desses alérgenos comuns. Esta é uma boa notícia se você tem alergia a gatos, mas sempre sonhou em ter um. Uma raça hipoalergênica com menos alérgenos é menos probabilidade de causar sintomas de alergia.



Quais raças de gatos hipoalergênicos são melhores?

Agora que você entende o que causa uma alergia a gatos, vamos explorar os diversos tipos de gatos que são hipoalergênicos. Embora existam muitos, a seguir estão as melhores raças de gatos para quem tem alergia.

Esfinge

Adorável gato Sphynx sob o cobertor no sofá em casa, espaço para texto. Animal de estimação fofo e amigável

Nova África/Shutterstock

Embora esses gatinhos doces e amigáveis ​​sejam comumente descritos como sem pêlos, eles têm uma penugem fina e felpuda que parece camurça. Com isso em mente – e como todos os amigos felinos – Gatos Sphynx produzem caspa que pode causar alergias. No entanto, se tomar banho com frequência, isso não deverá ser um problema. Banhos regulares também ajudam a controlar o acúmulo de óleos pegajosos que podem revestir a pele de um Sphynx. Além disso, suas orelhas grandes requerem limpezas regulares. O Sphynx é um gatinho companheiro leal e dedicado que tem muito amor para dar. Eles gostam de relaxar no calor perto de uma janela e irão mantê-lo entretido realizando façanhas trapezistas nas estantes de livros, bancadas e portas.



Devon Rex

O gatinho engraçado Devon Rex está olhando o que está acontecendo. Retrato de gato com expressão de curiosidade

Veera/Shutterstock

O Devon rex é uma raça de gato adorável que tem uma aparência de elfo para combinar com sua personalidade corajosa. Como muitos gatos hipoalergênicos, este gatinho é uma raça de pêlo curto que não perde muito pelo, o que o torna uma ótima opção para quem sofre de alergias. Conhecido por sua pelagem encaracolada, o Devon rex é inteligente, curioso, brincalhão e ansioso para se aconchegar.

Rex da Cornualha

Gato cinza rex da Cornualha sentado na grade

BY-_-BY/Shutterstock

O Cornish rex tem uma bela pelagem encaracolada que cai muito pouco. Dito isso, esta raça energética precisa de mais TLC do que o Devon rex porque requer banhos regulares para manter a oleosidade da pele sob controle. Muitas vezes referido como o galgo do mundo dos gatos, esta raça de aparência única é amorosa, brincalhona e afetuosa com seus companheiros humanos, e seu pelo quente semelhante a camurça os torna irresistíveis ao toque.

Balinês

Gato balinês sentado em uma cerejeira em um jardim verde

Fazlyeva Kamilla/Shutterstock

Não se deixe enganar pela longa pelagem de um balinês, pois esta raça adorável produz menos proteínas causadoras de alergia do que outros gatos - além disso, eles apresentam eliminação mínima. Essas criaturas doces e sociais são especialmente amorosas e conhecidas por serem tagarelas. Na verdade, diz-se que os gatos balineses estão atentos ao humor, portanto, além de manterem os sintomas de alergia baixos, eles também irão mantenha seu humor .

Gato Azul Russo

Gato Azul Russo

Kamil Martinovsky/Shutterstock

Conhecidos em todo o mundo por seus lindos casacos, os azuis russos são incrivelmente gentis, inegavelmente afetuosos e sempre felizes em passar momentos tranquilos a sós com seus entes queridos. Esses gatinhos são adaptáveis, empáticos e muitas vezes até um pouco reservados e independentes. Eles têm uma pelagem curta, mas densa, que cai um pouco mais do que algumas das outras raças desta lista, mas desde que seja escovada semanalmente, aqueles com alergias leves devem ficar bem.

Pêlo Curto Oriental

Lindo gatinho oriental shorthair dormindo perto da janela.

VittoriaChe/Shutterstock

Os gatos orientais têm pelagem curta e fina que cai muito pouco, o que os torna especialmente adequados para pessoas com alergia a gatos. Tal como acontece com todas as raças, esses pequenos monstros ronronantes exigem escovação semanal para manter a caspa sob controle. Dito isto, a personalidade do gatinho oriental é tão distinta quanto a sua pelagem sedosa. Eles são artistas naturais e extremamente sociais que precisam de exercícios e atividades para mantê-los ocupados. Perfeitos para famílias e pessoas com outros animais de estimação, esses gatinhos são extrovertidos e não têm problemas em brincar de sol a sol.

Gato de Bengala

Gato de Bengala como um leopardo foge

Alexander_Evgenyevich/Shutterstock

Se você está procurando um amigo felino exótico que adora brincar e não vai causar estragos em suas alergias, considere o Bengal. Diz-se que esses gatos impressionantes produzem menos Fel D1 do que muitas outras raças, e quem sofre de alergias relata que raramente desencadeiam sintomas. Além disso, seus casacos curtos não caem muito, o que os torna fáceis de limpar depois.

Siberiano

Gato siberiano fofo sentado no tapete de vime de juta. Lindo gatinho de cabelos compridos de raça pura no chão de madeira na sala de estar. Feche, copie o espaço, fundo da parede branca.

tudo/Shutterstock

Embora a pelagem longa e exuberante do gato siberiano exija escovação frequente e caia mais do que outras raças, você não terá que se preocupar muito com espirros, respiração ofegante ou coceira. Por que? Porque esta raça de pêlo comprido apresenta baixos níveis do alérgeno Fel D1 em sua saliva. Os siberianos não são ótimos apenas para quem sofre de alergias, mas também fantásticos para as famílias, já que esses amigos felinos são brincalhões, dóceis e aconchegantes.

Siamês

Animal de estimação, gato gatinho siamês

Esin Deniz/Shutterstock

O último da lista, mas não menos importante, é o gato siamês. Acredita-se que este gatinho popular seja uma raça de gato com baixo teor de alérgenos, embora haja poucas evidências científicas definitivas para apoiar esta afirmação. Dito isso, eles têm uma pelagem curta e que não cai, então você pode esperar menos pelos se adotar um gato siamês. Conhecida por ser extremamente vocal, travessa e inteligente, esta raça é afetuosa e adora estar perto de seus humanos favoritos.

A palavra final

Pense nesta pequena lista das melhores raças de gatos para pessoas com alergias como ponto de partida (pois não é abrangente). Outras raças hipoalergênicas incluem Javanês, Korat, LaPerm, Colorpoint shorthair e Selkirk Rex. Por outro lado, os gatos devem ser evitado por quem sofre de alergias incluem o Persa, o Maine Coon, o Himalaia, o Manx e o Cymric, já que essas raças são tipicamente de grande porte e, portanto, produzem alérgenos em grandes quantidades. Lembre-se, não é o pelo do gato que causa o agravamento das alergias em quem sofre de alergia a gatos, mas caspa e proteínas como Fel D1 . É por isso que mesmo que você opte por um gatinho hipoalergênico de um criador respeitável, ainda é de extrema importância cuidar regularmente de sua pelagem, já que nenhum gato é 100% livre de alérgenos.

Que Filme Ver?