Inspire-se na moda retrô com essas fotos raras de Twiggy, a modelo que definiu o chique dos anos 60 — 2024



Que Filme Ver?
 

Os anos 60 foram uma época crucial para o estilo. À medida que um espírito jovem e rebelde assumiu o controle, os looks inspirados na contracultura tornaram-se populares e as roupas tornaram-se mais divertidas e marcantes do que nunca. Dos cabelos longos e jeans surrados dos hippies às saias curtas e botas go-go dos mods, a década deu vida a muitas tendências da moda, e sua influência ainda é sentida hoje (basta dar uma olhada nas garotas arrasando perfeitamente mod delineador de olho de gato no TikTok ou os muitos minivestidos descolados nas passarelas da alta costura!). No centro de toda a fabulosa moda dos anos 60 estava Twiggy , que com seu elegante corte pixie, figura ágil e olhos de corça colocou o mod em modelo.





Décadas antes de os influenciadores existirem, Twiggy inspirou jovens mulheres em todo o mundo a cortar o cabelo e a se vestir com ousadia. Aqui está uma retrospectiva da vida da modelo como um ícone de estilo dos anos 60.

A cara dos anos 60: a ascensão de Twiggy à fama

Nascida Lesley Hornby em 1949, Twiggy encontrou a fama ainda jovem. Quando adolescente, ela foi fotografada para um cabeleireiro famoso com o corte de cabelo pixie que logo se tornaria seu visual característico.



As fotos foram descobertas por um jornalista de moda, e a partir daí Twiggy começou sua ascensão meteórica, aparecendo em todos os tipos de capas de revistas e sendo capturada por fotógrafos famosos em imagens que definiam o estilo londrino da época.



Twiggy em 1967

Twiggy mostra seu cabelo curto característico e maquiagem dramática nos olhos em 1967Arquivos Michael Ochs/Getty



Antes mesmo de sair da adolescência, Twiggy se tornou um nome familiar e uma das primeiras supermodelos genuínas. Seu nome monônimo veio de sua figura esbelta e parecida com um galho. Com 5′ 6″, ela era mais baixa do que o modelo típico, mas isso só serviu para fazê-la se sentir mais renovada e identificável.

Relacionado: Filmes de Jane Birkin: um olhar sobre a atriz que definiu o estilo francês chique dos anos 60

Twiggy posa em 1966

Twiggy posa com um minivestido estiloso em 1966Bettmann/Getty



A magreza e o cabelo curto de Twiggy deram a ela uma qualidade andrógina que parecia particularmente moderna, e sendo uma britânica jovem e estilosa, ela estava preparada para uma fuga. Quando Twiggy estava passando de adolescente desajeitada a garota da capa, a Beatlemania estava em pleno andamento e os americanos estavam enlouquecidos por tudo que era britânico.

Twiggy em 1966

Modelos Twiggy em calças em 1966Potter/Express/Arquivo Hulton/Getty

Twiggy era a personificação da cena mod - abreviação de moderno, o mod surgiu no mundo da música e da moda britânica da época, à medida que os jovens experimentavam suas escolhas de moda, adotando um visual lúdico da era espacial que estava a mundos de distância do conservadorismo do década anterior.

Relacionado: Canções de Nancy Sinatra: 10 de seus clássicos pop mais legais dos anos 60

Embora Twiggy fosse considerada um espírito rebelde, ao contrário de muitos de seus colegas mod, ela era tímida e evitava as drogas - tornar-se famosa na adolescência muitas vezes leva a consequências sombrias, mas a modelo conseguiu manter os pés no chão mesmo quando se tornou o rosto do 'anos 60.

A atriz e modelo britânica Twiggy modela um vestido camisa em meio a pôsteres de seu trabalho anterior, 1967

Vampiros Twiggy em frente a uma parede repleta de seus trabalhos anteriores em 1967Coleção Hulton-Deutsch/CORBIS/Corbis via Getty

Quanto ao visual icônico de Twiggy, foi em grande parte criação dela. Em uma entrevista de 2020 com O guardião , ela se lembra de não ter permissão para usar maquiagem enquanto crescia e de experimentar delineadores dramáticos com suas amigas.

Como Twiggy descreveu: Costumava levar uma hora e meia para fazer, eu tinha três pares de cílios postiços no topo. Estou surpreso por poder abrir meus olhos … Aí eu pintava as linhas por baixo. Então, em 1966, quando fui arrancado do anonimato para a loucura que isso se tornou, esse era o meu visual.

Twiggy em 1966

Modelo Twiggy e seus cílios luxuosos em 1966Recursos principais/Getty

No final dos anos 60, Twiggy tinha sua própria linha de roupas, aparecendo em inúmeras edições internacionais de Voga , e fez aparições frequentes na TV. Sua chegada aos EUA foi coberta de forma ofegante pela imprensa, e mesmo quem não acompanhava a moda passou a reconhecê-la como uma estrela.

Refletindo sobre sua impressionante transformação de adolescente britânica da classe trabalhadora em celebridade, Twiggy disse: Quando você tem 16 anos, você não se sente jovem. Na hora você acha que está bastante crescido. Só muito mais tarde, quando tive uma filha e ela tinha 16 anos, é que olhei para ela e pensei: 'Oh meu Deus, eu era tão jovem quando isso aconteceu.' não vá malucos delirantes .

Twiggy posa com vestido de sua linha de moda em 1967

Modelo Twiggy posa com vestido de sua linha de moda em 1967Keystone/Arquivo Hulton/Getty

Twiggy se ramifica

Ser modelo é uma carreira notoriamente de curta duração, dada a valorização da indústria da moda pela juventude, mas Twiggy conseguiu permanecer relevante nos anos 70 e além. O modelo pode ser para sempre associado ao swing dos anos 60, mas nas décadas seguintes Twiggy se ramificou (trocadilho intencional!) para atuar, cantar e muito mais.

1970

Twiggy parece boho-chic em 1970Alain Dejean/Sygma via Getty

Em 1970, Twiggy se aposentou como modelo (e deixou o cabelo crescer!) E no ano seguinte, ela estreou como atriz em O namorado , um musical extravagante ambientado nos anos 20. Ela mergulhou no treinamento de canto e dança para o papel e ganhou elogios por sua atuação.

Relacionado: Músicas das Ronettes: 9 dos maiores sucessos do Ultimate Girl Group dos anos 60

Twiggy em O namorado (1971)Coleção de filmes de Stanley Bielecki / Getty

O trabalho duro de Twiggy se preparando para O namorado claramente valeu a pena e, em 1976, ela lançou seu primeiro álbum, que foi um sucesso nas paradas pop do Reino Unido. A carreira musical de Twiggy não era apenas uma novidade - ela lançaria mais álbuns (o mais recente, Romanticamente seu , lançado em 2011) e fez sua estreia na Broadway em 1983.

Twiggy no palco em 1975

Twiggy se apresentando no palco em 1975Michael Putland/Getty

A carreira de ator de Twiggy continuou com um papel principal no thriller de 1974 EM . Em 1980, ela fez uma participação especial no clássico da comédia Os irmãos azuis , e ela também estrelou as comédias dos anos 80 Lá vai a noiva (como a garota dos sonhos do recém-falecido Tom sufoca ) e Clube Paraíso (como namorada de Robin Williams). Nos anos 90, Twiggy fez aparições em programas de TV como Contos da Cripta , A babá e Absolutamente fabuloso .

Robin Williams e em

Robin Williams e Twiggy em Clube Paraíso (1986)Warner Brothers/Getty

Twiggy hoje

Agora com 74 anos, Twiggy continua estiloso como sempre. Ela voltou à indústria da moda nos anos 2000, tornando-se jurada em A próxima top model da América , modelando para Olay e Marks & Spencer e iniciando uma linha de moda Home Shopping Network. Em 2019, ela recebeu uma das maiores honrarias da Grã-Bretanha ao ser nomeada Dama Comandante da Ordem do Império Britânico por seus serviços à moda, às artes e à caridade.

A supermodelo britânica Lesley Lawson (2L) posa com seu marido Leigh (2R), filho Jason (R) e filha Carly (L), ao chegar ao Palácio de Buckingham antes de participar de uma cerimônia de investidura em Londres em 14 de março de 2019, onde ela estará nomeada Dama Comandante da Ordem do Império Britânico (DBE) pelos serviços prestados à moda, às artes e à caridade

Twiggy com o marido, Leigh Lawson, e os filhos, Carly e Jason, no Palácio de Buckingham em 2019YUI MOK/POOL/AFP via Getty

Hoje, Twiggy hospeda um podcast, Chá Com Twiggy , e sua vida inspirou um recente musical biográfico . Em 2024, um documentário sobre sua vida singular será lançado. Embora já tenham se passado mais de cinco décadas desde que Twiggy se tornou uma estrela, ela não diminuiu o ritmo nem um pouco e provou ser muito mais do que apenas uma musa dos anos 60.

2023

Twiggy em 2023HENRY NICHOLLS/AFP via Getty


Continue lendo para saber mais sobre seus favoritos dos anos 60!

Canções de amor dos anos 1960: 20 sucessos sinceros que vão deixar você totalmente apaixonado

Elenco de ‘The Patty Duke Show’: aqui está o que aconteceu com as estrelas da sitcom de sucesso dos anos 60

Os melhores filmes de 1963: segredos dos bastidores dos principais filmes que completam 60 anos!

Que Filme Ver?