Dicas de especialistas para entrar em contato com familiares distantes — 2024



Que Filme Ver?
 

O afastamento dos membros da família pode acontecer por vários motivos: divergências políticas, falta de comunicação, estilos parentais diferentes. Sociólogo Karl Pillemer, PhD, livro de 2020 Linhas de falha revelou que cerca de 67 milhões de americanos estão lidando com distanciamento familiar. As razões para esta divergência incluíam conflitos por dinheiro (como herança), parentes por afinidade ou diferenças de valores. Uma descoberta importante? Maioria voluntários da pesquisa relatou estar insatisfeito com isso.





A boa notícia é que existem etapas que você pode seguir para reconstruir esses relacionamentos – se isso for algo que você deseja. Conversamos com três terapeutas licenciados sobre coisas a considerar antes de entrar em contato com familiares distantes. Vamos discutir.

Dando o primeiro passo

Celeste Labadie, LMFT , diz que dar o primeiro passo para curar vínculos rompidos começa perguntando a si mesmo: Por que isso é importante para mim? Isso ajudará a formar a base de por onde começar. Ela acrescenta que se o seu porquê tem uma expectativa sobre a outra pessoa, você deve ir mais fundo.



‘Isso é importante para mim porque preciso ouvir um pedido de desculpas’ nunca é um bom motivo para entrar em contato com alguém, explica ela. Pode ser verdade, mas não ajudará você a receber esse pedido de desculpas se esperar que eles façam algo por você.



Em vez disso, Labadie dá dois exemplos positivos de como encarar a situação:



  • Isso é importante para mim porque quero ser uma pessoa mais gentil e amorosa neste planeta.
  • Isso é importante para mim porque quero entendê-los e resolver nossas diferenças com curiosidade sobre o mundo deles.

Os próximos passos

Perguntar a si mesmo por que deseja se reconectar com eles é um grande começo. Colleen Wenner, LMHC, MCAP, LPC , descreve quatro pontos-chave a serem lembrados durante o processo de reconciliação.

Seja claro e conciso em sua comunicação.

É importante ser claro e conciso ao se comunicar com familiares distantes. Você planejou o que quer dizer, certificando-se de ter os fatos corretos e pensando em seus sentimentos. Agora é hora de compartilhar o que o levou a contatá-los. Seja direto – não tente justificar ou explicar-se, pois isso só levará a mais confusão. Se eles fizerem perguntas, responda honestamente, mas mantenha as respostas curtas e simples. Você não está tentando convencê-los de nada; em vez disso, você está compartilhando o que está em sua mente. Lembre-se de que é escolha deles aceitar ou recusar seu convite de reconciliação.

( Bônus : Sue Inglês MSW, LCSW, CADC , sugere oferecer experiências específicas para iniciar o processo de reunificação. Experimente tomar um café no sábado ou dar um passeio na reserva florestal local. Se o plano para reconectar for deixado em aberto, é provável que a oportunidade não se concretize, observa ela.)



Seja compreensivo e respeitoso.

Não entre na conversa esperando muito dos membros de sua família. Eles podem não querer falar sobre certas coisas no início, então dê-lhes tempo para pensar antes de pedir detalhes específicos. Além disso, não presuma que eles já processaram seus sentimentos. Você pode estar pronto para conversar, mas eles podem não estar. Respeite o fato de que seus familiares podem precisar de tempo para resolver algumas coisas sozinhos.

Não espere resultados imediatos.

É mais provável que você obtenha pouca ou nenhuma resposta no início. Pode levar semanas ou meses para que os membros da família respondam, dependendo da situação. Mas não perca as esperanças: sempre há uma chance de eles decidirem falar com você novamente.

Caso você não receba uma resposta positiva, não hesite. Buscar um relacionamento com um membro da família afastado pode exigir várias tentativas de contato. Seu objetivo deve ser manter sua conexão sem ser agressivo ou exigente.

Cuide-se mental e fisicamente.

Você tomou a decisão de se reconectar com seus familiares, o que significa que deu um passo ativo em direção à cura. Isso pode causar danos mentais a você, especialmente se você não os vê há anos. Certifique-se de relaxar e recarregar as energias. Tente evitar ser pego por pensamentos negativos e concentre-se nos positivos. Cerque-se de amigos e entes queridos para obter apoio enquanto se prepara para começar a conversar com familiares distantes.

Manter-se saudável melhorará sua visão da situação. Você está no controle de sua vida e merece se sentir bem consigo mesmo e com as decisões que toma.

Por último, mas não menos importante

Reparar um relacionamento com um membro da família não é fácil. Mas Labadie recomenda perguntar a si mesmo o que você mais sente falta deles. Isso o ajudará a iniciar a conversa de forma sincera e autêntica.

Curar velhas feridas relacionais para se reconectar não acontece apenas quando a dor pelo relacionamento diminui, mas sim quando a capacidade de aceitar as próprias falhas e imperfeições aumenta, tranquiliza English.

Que Filme Ver?