Você tem alergia ou intolerância alimentar? Perguntamos a um bioquímico como saber a diferença — 2024



Que Filme Ver?
 

Você já percebeu que quando você come um determinado alimento seu estômago dói? Ou talvez você tenha um lanche favorito, mas ele sempre te deixa com uma sensação de preguiça? Talvez você sinta sintomas desconfortáveis, como dores nas articulações e enxaquecas, mas não sabe ao certo por quê. Se alguma dessas coisas lhe parece familiar, você pode ter alergia ou intolerância alimentar. Dito isto, um alergia e um intolerância são duas coisas muito diferentes – e saber qual delas você está enfrentando é vital para receber o tratamento certo. Pedimos a um especialista para definir e distinguir alergias e intolerâncias alimentares, para que você possa controlar sua saúde.





Conheça o especialista

Dr. é um importante bioquímico e diretor científico da Laboratórios YorkTest , uma empresa sediada no Reino Unido que cria testes caseiros com base científica para alergias e intolerâncias alimentares. Aqui, ela responde algumas de nossas maiores dúvidas sobre o assunto.

O que é uma alergia alimentar? O que é uma intolerância alimentar?

Alergia alimentar: Uma alergia alimentar é definida como uma reação imunológica grave imediata e potencialmente fatal que você pode ter ao comer certos alimentos. Estima-se que as alergias alimentares afetem cerca de 32 milhões de pessoas nos EUA, ou 10% da população.



Intolerância alimentar ou sensibilidade: A intolerância alimentar geralmente não é fatal e geralmente causa reações mais leves que demoram (por horas ou dias). As intolerâncias e sensibilidades alimentares afectam ainda mais pessoas do que as alergias, estimando-se que 45 por cento da população sofra.



Claramente, tanto as alergias alimentares como as intolerâncias alimentares são muito comuns. As alergias alimentares são muito mais graves, mas as intolerâncias e sensibilidades alimentares também podem ter um grande impacto, a longo prazo, na sua qualidade de vida.



Como os sintomas diferem?

Alergia alimentar: As alergias alimentares causam sintomas imediatos, como formigamento nos lábios, inchaço na boca e nas vias respiratórias, vômitos, dores de estômago e colapso (anafilaxia) – e às vezes podem ser fatais.

Intolerância alimentar ou sensibilidade: As intolerâncias alimentares causam sintomas como síndrome do intestino irritável (SII), inchaço e gases, diarréia e prisão de ventre. Eles também podem causar enxaquecas e dores de cabeça; sintomas cutâneos como acne, psoríase e urticária; baixa energia e mau humor; dores nas articulações; sinusite e muito mais. Esses são os tipos de sintomas que persistem. Muitas pessoas nem percebem que têm intolerância ou sensibilidade alimentar e pensam que os sintomas de sensibilidade alimentar são normais para elas.

Em que momento você deve receber atenção médica para ambos?

Alergia alimentar: Se você suspeitar que você ou alguém com quem está tendo uma reação alérgica a alimentos, procure atendimento médico imediatamente. ( Por MayoClinic : Se alguém estiver tendo uma reação alérgica, não espere para ver se os sintomas melhoram – procure atendimento médico de emergência imediatamente. Enquanto espera a chegada da ajuda, pergunte se a pessoa que sofre da reação tem um autoinjetor de epinefrina (como uma EpiPen). Ofereça-se para ajudar a administrá-lo. A pessoa deve deitar-se com a face para cima e ficar imóvel. Afrouxe as roupas apertadas, cubra-as com um cobertor e não lhes dê nada para beber. Se estiver sangrando pela boca ou vomitando, vire a pessoa de lado para evitar asfixia.)



Intolerância alimentar ou sensibilidade: Se você tiver sintomas de intolerância alimentar ou sensibilidade alimentar, é aconselhável fazer um check-up médico para descartar algo grave. No entanto, muitas pessoas vivem com sintomas crônicos, como SII, enxaquecas, baixa energia e mau humor, presumindo que isso é normal e não pode ser ajudado - quando, na verdade, pode ser devido a uma intolerância ou sensibilidade alimentar, e a eliminação desse alimento pode seja uma solução.

O que são alergias alimentares e intolerâncias comuns?

Alergia alimentar: As alergias mais comuns são reações ao leite, ovos, mariscos, amendoim, nozes, gergelim e soja.

Intolerância alimentar ou sensibilidade: Estes estão frequentemente associados à intolerância ao açúcar do leite (lactose). As sensibilidades alimentares podem ocorrer com muitos tipos diferentes de alimentos, desde alimentos comuns, como leite, trigo e ovos, até outros alimentos que as pessoas podem não considerar, como frutas, vegetais, lentilhas e café. No YorkTest, eles avaliam as reações a mais de 200 ingredientes diferentes de alimentos e bebidas. YorkTest mostrou que aqueles que têm sensibilidade alimentar reagem, em média, a cerca de cinco ou seis ingredientes alimentares diferentes. Isto torna difícil determinar quais alimentos estão causando problemas, e é por isso que os testes de sensibilidade alimentar são úteis.

O glúten costuma ser algo ao qual as pessoas são alérgicas ou intolerantes?

O glúten pode causar vários tipos diferentes de problemas. O glúten está associado à doença celíaca, que é uma reação autoimune (onde o corpo ataca a si mesmo) desencadeada pelo glúten. A doença celíaca afeta cerca de 1 em cada 100 pessoas nos EUA e requer intervenção médica. Você também pode ser alérgico ao trigo – que contém glúten – mas isso é relativamente raro. Muito mais comum é a condição de sensibilidade ao glúten não celíaca (NCGS), para a qual o YorkTest pode ajudar a testar.

Com que idade se desenvolvem alergias e intolerâncias alimentares?

Alergia alimentar: As alergias alimentares geralmente se desenvolvem na infância e geralmente persistem na idade adulta. Mas as alergias também podem ocorrer em adultos.

Intolerância ou sensibilidade alimentar: As intolerâncias alimentares podem desenvolver-se e muitas vezes desenvolvem-se em qualquer idade; no YorkTest, eles verificam sensibilidades alimentares a partir dos dois anos de idade .

As alergias ou intolerâncias alimentares podem desaparecer?

Alergia alimentar: As alergias na idade adulta são geralmente para toda a vida, e a doença celíaca também é uma condição para toda a vida; ambos devem ser administrados com cuidado e você nunca deve tentar comer um alimento ao qual sabe que é alérgico. Você sempre precisa verificar os rótulos dos alimentos e verificar os ingredientes nos restaurantes.

Intolerância ou sensibilidade alimentar: As sensibilidades alimentares são diferentes. Às vezes, os alimentos podem ser tolerados novamente após um período de eliminação. Ocasionalmente, apenas uma pequena quantidade pode ser tolerada após um intervalo; é possível, após retirar um alimento da dieta por cerca de três meses, reintroduzi-lo lentamente. A cura intestinal é fundamental, e um terapeuta nutricional pode ajudar com quaisquer mudanças dietéticas e suplementos necessários para apoiar essa cura.

Qual a sua opinião sobre kits de teste caseiros?

Com os avanços da ciência, o uso de kits de teste caseiros está se tornando cada vez mais popular. Existem diferentes tipos de testes caseiros. A modalidade principal é onde você coleta uma pequena amostra de sangue, utilizando o kit de coleta de sangue fornecido, no conforto da sua casa, e envia a amostra de volta a um laboratório credenciado para análise.

YorkTest oferece testes caseiros de sensibilidade alimentar como este há mais de 25 anos e tem fortes evidências de que seus testes funcionam. Daqueles que retiraram alimentos da dieta identificados pelo Teste de sensibilidade alimentar YorkTest Premium , 82 por cento relataram uma melhoria na sua saúde e bem-estar. YorkTest mede todos os quatro subtipos de alimentos específicos Reações IgG , o que significa que as reações não são perdidas; sabe-se que os subtipos IgG1-3, em particular, estão associados à inflamação no corpo e não é normal ter níveis elevados destes no sangue. (Clique para saber mais sobre testes de sensibilidade alimentar em casa )

Como é o tratamento para alergias alimentares versus intolerâncias alimentares?

Evitar o alimento culpado é fundamental para ambos. Tente o dieta de eliminação descobrir se você tem alguma intolerância alimentar específica; corte-o da dieta por um tempo e veja como você se sente. Para alergias, medidas de proteção são vitais, como levar sempre consigo um dispositivo automático de injeção contendo epinefrina para emergências.

A comida é uma parte vital da nossa vida diária – precisamos dela para viver e prosperar. Se você suspeita que não está se sentindo bem por causa de algo que comeu, é importante determinar o alimento problemático e trabalhar para descobrir por que seu corpo está reagindo dessa maneira. Consulte sempre seu médico para orientação.

Este conteúdo não substitui aconselhamento ou diagnóstico médico profissional. Sempre consulte seu médico antes de seguir qualquer plano de tratamento .

Que Filme Ver?