Cabelos grossos: dicas de cuidados e tratamento — 2024



Que Filme Ver?
 

Parece que você está constantemente lidando com pontas duplas e rebeldes? Ou o seu cabelo é áspero ao toque, não importa o quanto você o condicione? Nesse caso, você pode ter cabelos grossos. Embora seja um tipo de cabelo completamente normal e nada para se alarmar, o cabelo grosso requer um pouco mais de cuidado e tratamento. Abaixo estão dicas de manutenção e modelagem para cabelos grossos, de especialistas em modelagem.





O que é cabelo grosso?

É um equívoco comum pensar que cabelo grosso é cabelo normal, seco ou danificado, tornando-o mais difícil de manusear. Na verdade, cabelo grosso é seu próprio tipo de cabelo , caracterizado por fios grossos, mais densos e um pouco mais ásperos que outros tipos de cabelo. Uma das principais razões para esse equívoco é o fato de que cabelos grossos podem ser mais resistentes ao penteado e pode exigir produtos capilares especializados para serem gerenciados e mantidos. Com os cuidados certos, porém, cabelos grossos podem produzir madeixas saudáveis ​​e saltitantes. Continue lendo para conhecer uma rotina de cuidados com os cabelos que mantém os cabelos grossos com uma aparência fabulosa.

O que causa cabelos grossos?

Existem vários motivos pelos quais você pode ter cabelos grossos, incluindo genética, idade e hábitos de cuidado com os cabelos. A textura do cabelo é em grande parte determinado pela forma e tamanho da haste do cabelo, que é ele mesmo influenciado pela genética . Isso significa que qualquer tipo de cabelo pode ser grosso, embora pessoas com cabelos cacheados e crespos tendam a ter cabelos grossos com mais frequência. Como acontece com qualquer coisa, o cabelo áspero tem suas bênçãos e desafios. Entre estes últimos está o fato de normalmente ter mais volume e dimensão do que cabelos finos. Se você tem dificuldade para cuidar do cabelo áspero, isso pode ter mais a ver com as ferramentas de modelagem que você usa do que com o cabelo em si.



A idade também desempenha um papel na textura do cabelo . À medida que envelhecemos, o nosso cabelo torna-se mais quebradiço e tende a perder a sua oleosidade natural, o que o torna mais áspero. Danos causados ​​por tratamentos químicos e modelagem térmica pode acelerar isso. Finalmente, em circunstâncias mais raras, o cabelo áspero pode ser um efeito colateral de um condição da tireóide , desequilíbrio hormonal, ou certos medicamentos prescritos.



Como você cuida de cabelos grossos?

Graças às cutículas levantadas que tendem a aderir ao ambiente circundante, muitas pessoas com cabelos grossos lutam com frisado e rebelde. Corrigir isso normalmente requer hidratação aprimorada. Então, vamos mergulhar em todas as maneiras pelas quais você pode cuidar de seus cabelos grossos.



Use os produtos certos para o cuidado do cabelo.

O primeiro passo para cuidar dos cabelos grossos é garantir que você está usando os produtos certos. Os soros e cremes condicionadores devem ser seus melhores amigos. Esses produtos ajudam a manter a haste do cabelo plana, o que pode reduzir o frizz. Além disso, muitos produtos condicionadores contêm proteínas e óleos hidratantes que conferem brilho e ajudar a prevenir quebras .

Você deve evitar produtos para o cabelo que contenham álcool, que é um produto básico em produtos de modelagem, como spray para cabelo. Isso é secando intensamente , e como cabelos grossos tendem a precisar de MAIS hidratação, e não menos, o uso de um produto à base de álcool irá ressecá-los ainda mais e exacerbar sua textura áspera e crespo. Felizmente, cada vez mais marcas estão optando por formulações sem álcool tarde. Procure produtos ricos em manteigas e óleos naturais, como óleo de abacate e óleo de jojoba. Esses ingredientes são naturalmente hidratantes e ajudará seu cabelo sedento a reter a umidade. Condicionador sem enxágue, protetor térmico e produtos com ingredientes naturais também são seus amigos. Hoje em dia, combater a secura nunca foi tão fácil.

Use uma fronha de seda.

Dormir sobre uma fronha de seda ajuda a proteger penteados sensíveis e a prevenir o frisado durante a noite – e por boas razões. A seda cria substancialmente menos fricção do que tecidos como algodão e jersey, ajudando assim a evitar emaranhados e nós. Também absorve menos umidade e, portanto, mais antimicrobiano. Você também pode investir em um lenço de seda para secar os cachos após o banho ou proteger o cabelo natural. Os mesmos benefícios se aplicam. Apenas certifique-se de que seu lenço de seda ou fronha seja feito de seda verdadeira (em vez de ser semelhante à seda) - isso geralmente significa que o produto é feito de materiais de qualidade inferior que não oferecem os mesmos benefícios. Deixar seu cabelo lindo é conseguido mais facilmente com uma fronha de seda, que protege cada fio de cabelo enquanto você dorme.



Evite o calor.

A maneira mais eficaz de proteger seu cabelo e mantê-lo saudável e hidratado é evitando ferramentas de calor tanto quanto possível. Isso é porque ferramentas de calor sugam a umidade do cabelo, o que (especialmente para cabelos grossos) pode torná-los mais crespos e mais difíceis de manusear. Como qualquer cabeleireiro lhe dirá, é preferível abandonar o secador e secar o cabelo ao ar. (Este é um conselho sólido para todos os tipos de cabelo grosso, quer você tenha cabelos grossos, finos ou algo intermediário.)

Claro, isso não é possível para a maioria de nós, que precisamos de secadores e modeladores para modelar nossas crinas. O truque é usá-los com moderação, em vez de diariamente; usar spray protetor; e evitar focar a ferramenta em um ponto por muito tempo. Tratar o cabelo com máscaras de condicionamento profundo após usar ferramentas de calor também é uma boa ideia – máscaras capilares que contêm óleo de coco, mel, óleo de jojoba, azeite e aloe vera pode ser super hidratante e nutritivo , especialmente se você deixá-los durante a noite. Uma máscara de condicionamento profundo também pode ajudar a reverter os danos causados ​​pelo uso do calor e restaurar o cabelo seco para um estado mais hidratado.

Mantenha uma dieta saudável.

Sua dieta também desempenha um papel na textura do seu cabelo, principalmente no consumo de proteínas, que é um fator importante. nutriente essencial para a saúde do cabelo . Os folículos capilares são feitos de proteínas e a falta delas pode fazer com que o cabelo fique fraco e quebradiço , levando a cabelos grossos. Alimentos ricos em proteínas, como carnes magras, ovos e laticínios, ajudar a fortalecer os folículos capilares e evitar quebras, o que pode melhorar a aparência geral e a saúde do seu cabelo ao longo do tempo.

Deficiências de vitaminas e minerais também podem causar cabelos grossos. Vitamina C, biotina , ferro e zinco, por exemplo, são vitais para a saúde do cabelo. Por outro lado, um o excesso de certos nutrientes também pode causar cabelos grossos . Muita vitamina A , por exemplo, pode fazer com que o cabelo fique quebradiço e quebre facilmente, resultando em uma textura áspera.

A melhor maneira de garantir que você está recebendo todas as vitaminas necessárias é aderir a uma dieta saudável e equilibrada . Coma muitos vegetais de folhas escuras, frutas, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis. Se você está preocupado com a possibilidade de ter deficiência de vitaminas ou de que sua dieta seja a razão da textura áspera do cabelo, consulte seu médico ou nutricionista.

Pratique uma boa higiene capilar.

Outra chave para manter cabelos saudáveis ​​quando você tem fios grossos e ásperos é pratique uma boa higiene capilar . Isso significa fazer cortes frequentes e estar atento à frequência com que você lava o cabelo.

Fazer um corte a cada dois ou três meses ajudará a reduzir pontas duplas e o aparecimento de frizz e rebeldes. Lavar com menos frequência garantirá que seu cabelo retenha a oleosidade natural e permaneça suficientemente hidratado. Embora a lavagem seja importante para eliminar sujeira, suor e fuligem, ela retira esses óleos naturais do cabelo. Pode ser necessário fazer algumas experiências para encontrar a rotina certa, mas os especialistas geralmente recomendam lavar o cabelo uma vez a cada três a sete dias se você tem cabelos grossos. Mais do que isso e seu cabelo pode começar a produzir óleo em excesso para se manter hidratado.

Espalhe esses óleos.

Quando se trata de hidratação, existem alguns truques para maximizar os benefícios da produção natural de óleo do seu cabelo. Muitas vezes, quando falamos sobre oleosidade na pele, nos referimos a isso como uma coisa ruim. Mas o óleo realmente ajuda a reter a umidade isso é fundamental para cabelos saudáveis ​​– especialmente cabelos grossos – e pele.

Massageando o couro cabeludo à noite , mesmo que por alguns minutos, pode ajudar a estimular a produção de óleo e distribuí-lo uniformemente no couro cabeludo (e também é muito bom). Usar um tipo especial de escova chamada escova de cerdas de javali distribuirá uniformemente a oleosidade natural do cabelo, do couro cabeludo até as pontas do cabelo, ao mesmo tempo que removerá com eficácia o excesso de oleosidade. É uma prática de cuidado capilar que também funciona como autocuidado. Antes que você perceba, seu cabelo estará longo e brilhante, e você ficará viciado em sua nova rotina noturna.

Campeão de cabelos grossos

Muitas pessoas veem os cabelos grossos como cabelos finos, rebeldes ou incontroláveis, mas esse não é o caso. É um tipo de cabelo completamente diferente que requer produtos e cuidados específicos. Abraçar e manter seu cabelo grosso permitirá que você use novos penteados e se comporte com confiança. Cabelo grosso é lindo e não deixe ninguém lhe dizer o contrário.

Que Filme Ver?