Músicas country dos anos 80, classificadas: 10 sucessos sinceros que definiram a década — 2024



Que Filme Ver?
 

Os anos 80 nos deram mais do que cabelos grandes e ombreiras enormes. Foi uma década fenomenal para a música country. Do estilo pop suave do falecido Kenny Rogers ao lendário Randy Travis inaugurando uma nova era de tradicionalismo da música country, as canções country dos anos 80 são algumas das melhores do gênero e definem uma década.





Foi também uma época maravilhosa para as mulheres na música country, pois Dolly Parton , Os Judds e o falecido K.T. Oslin apresentou sucessos memoráveis ​​como 9 to 5, Grandpa (Tell Me ‘Bout the Good Old Days) e Hold Me, respectivamente.

O estranho ruivo Willie Nelson dominou as paradas e premiações durante a década. Os sucessos de Willie demonstraram a diversidade de seu talento artístico, já que ele foi reconhecido por brincadeiras aceleradas como On the Road Again e baladas profundamente comoventes como You Were Always on My Mind. Gravado anteriormente por Elvis Presley , Willie deu seu toque característico à música e levou para casa um Grammy de Melhor Performance Vocal Country Masculina, enquanto os compositores - Wayne Carson, Mark James e Johnny Christopher - ganharam o troféu de Melhor Canção Country.



Aqui damos uma olhada nas canções clássicas que dominaram as rádios country nos anos 80 - cada uma das quais ganhou o prêmio Grammy de Melhor Canção Country!



Melhores músicas country dos anos 80, classificadas

Ouça, sinta-se transportado no tempo e veja se concorda com a nossa lista — escolher a melhor foi como escolher uma estrela favorita no céu.



10. Segure-me por K.T. Oslin (1989)

A música country é conhecida por sua narrativa e pelo falecido K.T. Oslin foi um dos mestres do gênero. Seu dom realmente brilha nesta música comovente que narra uma conversa honesta entre um casal enquanto marido e mulher expressam seus desafios e, no final, ficam mais próximos para compartilhar. Lançado como o segundo single de Oslin's Esta mulher álbum, tornou-se seu terceiro hit número 1 nas paradas country e lhe rendeu o prêmio Grammy de Melhor Canção Country.

9. Você decorou minha vida, de Kenny Rogers (1980)

Lançado como o primeiro single do álbum de Rogers intitulado Kenny , esta linda canção de amor foi escrita por Debbie Hupp e Bob Morrison. Tornou-se um hit número 1 nas paradas country e alcançou a 7ª posição na parada Hot 100 de todos os gêneros da Billboard. Ganhou o Grammy de Melhor Canção Country e sempre foi uma das favoritas nos shows ao vivo de Kenny.

8. Cidade de Nova Orleans por Willie Nelson (1985)

Este hino folclórico foi escrito pelo lendário compositor Steve Goodman, que ganhou um Grammy póstumo de Melhor Canção Country (nesta categoria o troféu vai para o compositor). Goodman morreu aos 36 anos de leucemia, mas essa música, que descreve uma viagem de trem de Chicago a Nova Orleans na Ferrovia Central de Illinois, é há muito tempo uma de suas composições mais queridas. Goodman gravou-o originalmente e depois tornou-se um sucesso pop para Arlo Guthrie em 1972, antes de Willie levá-lo ao topo das paradas country em 1984.



7. Highwayman de The Highwaymen (1986) canções country dos anos 80

Inspirada por um sonho particularmente vívido, a canção foi escrita pelo lendário compositor Jimmy Webb e gravada pelo supergrupo de música country conhecido como Highwaymen —Willie Nelson, Waylon Jennings, Kris Kristofferson e Johnny Cash. A letra é sobre uma alma que reencarna e volta como salteador de estrada (um ladrão que antigamente atacava viajantes), um marinheiro, um operário construindo uma barragem e, por último, como capitão de uma nave estelar. A música alcançou o primeiro lugar nas paradas country e rendeu a Webb um Grammy por escrever o hit.

6. Estranho em minha casa, de Ronnie Milsap (1984)

Este sucesso ao piano foi escrito pelo ex-destaque da NFL Mike Reid, que jogou futebol no Cincinnati Bengals antes de se mudar para Nashville e se tornar um compositor de sucesso (ele também co-escreveu I Can't Make You Love Me, de Bonnie Raitt) e também se tornou um artista no topo das paradas por direito próprio.

Mas foi Ronnie Milsap quem levou essa música acelerada ao 5º lugar nas paradas country e fez dela uma de suas canções características. Também se tornou um sucesso cruzado para Milsap, alcançando a 23ª posição na parada pop e a 8ª posição na parada adulta contemporânea. Venceu a forte concorrência de Baby I Lied, de Deborah Allen, I.O.U., de Lee Greenwood, Lady Down on Love, do Alabama, e A Little Good News, de Anne Murray, para ganhar o Grammy de 1984 de Melhor Canção Country.

5. Vovô (Tell Me ‘Bout the Good Ole Days) por The Judds (1987)

Wynonna e Naomi Judd gravaram essa música em seu Rockin 'com o ritmo álbum. Tornou-se o sexto hit número 1 da dupla mãe e filha na parada Hot Country Singles e ganhou o Grammy de Melhor Canção Country para o compositor Jamie O'Hara. The Judds ganhou o Grammy de Melhor Performance de Duo/Grupo Vocal Country. (Clique para ler sobre como Ashley e Wynonna Judd se reencontram depois de perder Naomi )

4. On the Road Again de Willie Nelson (1981) canções country dos anos 80

Sinônimo do estilo de vida nômade dos cantores country, essa música é uma homenagem otimista à vida em um ônibus de turnê que vai de cidade em cidade para entreter os fãs. Willie escreveu a música para a trilha sonora do filme de 1980 Madressilva Rosa onde ele estrelou como um músico viajante que fazia malabarismos com fama e família. Dyan Cannon estrelou como sua esposa e Amy Irving como a jovem musicista que quase destrói seu casamento. A música liderou as paradas country e rendeu a Willie o Grammy de Melhor Canção Country. Também foi indicado ao Oscar de Melhor Canção Original durante o 53º Oscar. Também foi incluído no Hall da Fama do Grammy.

(Você também pode encontrar Willie Nelson em nossa lista de músicas country sobre gratidão !)

3. Para sempre e sempre, amém, de Randy Travis (1988)

Escrita pelos compositores country de sucesso Paul Overstreet e Don Schlitz, esta canção de amor bem elaborada se tornou o terceiro single número 1 de Randy Travis e permaneceu no topo das paradas country por três semanas. Além de ganhar o prêmio de Melhor Canção Country no 30ººGrammy Awards anual, Forever and Ever Amen também ganhou o prêmio de Canção do Ano da Country Music Association e da Academy of Country Music.

2. 9 to 5 de Dolly Parton (1982) canções country dos anos 80

Dolly escreveu este hino otimista sobre os rigores de trabalhar para ganhar a vida para o filme 9 para 5 , no qual ela estrelou com Jane Fonda e Lily Tomlin. 9 to 5 liderou três paradas - country, adulto contemporâneo e todos os gêneros Billboard Hot 100. Também ganhou uma indicação ao Oscar e deu a Dolly dois prêmios Grammy - Melhor Canção Country e Melhor Performance Vocal Country Feminina. (Clique para ler o Os 10 melhores filmes de Dolly Parton, classificados )

1. Sempre em minha mente, de Willie Nelson (1983)

No topo da nossa lista de canções country dos anos 80 está uma balada escrita por Wayne Carson, Mark James e Johnny Christopher, que foi gravada por vários artistas, incluindo Brenda Lee, John Wesley Ryles, Pet Shop Boys e Elvis Presley. Mas foi a versão de Willie que dominou os 25ºprêmios Grammy anuais. A música passou duas semanas em primeiro lugar na parada country e alcançou o quinto lugar na Billboard Hot 100 por três semanas. Ganhou três prêmios Grammy - Melhor Performance Vocal Country Masculina, Melhor Canção Country e a principal homenagem, Canção do Ano. A canção também ganhou vários prêmios da Country Music Association - Canção do Ano em 1982 e 1983, Single do Ano em 1982 e álbum de Willie, Sempre na minha mente, ganhou o Álbum do Ano do CMA em 1982.


Para mais sucessos da música country:

As 20 melhores canções de amor country dos últimos 50 anos

As 20 melhores canções de Garth Brooks de todos os tempos - e as histórias fascinantes por trás delas

20 músicas clássicas de Alan Jackson garantidas para você bater os dedos dos pés

Canções de Glen Campbell: 15 de suas músicas country mais cativantes

Canções de Willie Nelson: 15 sucessos do ícone country fora da lei, classificados e as histórias por trás deles

Que Filme Ver?