As 8 melhores maneiras de prevenir – e reduzir – miomas uterinos após a menopausa — 2024



Que Filme Ver?
 

Os miomas uterinos são surpreendentemente comuns – até 75% de nós terão pelo menos um dos crescimentos benignos pelos nossos 50ºaniversário. E embora não sejam cancerígenos, os miomas podem causar dor abdominal, vazamentos na bexiga e dor lombar crônica. A queda no estrogênio que experimentamos durante a menopausa pode causar o encolhimento dos miomas, mas os crescimentos ainda podem causar sintomas incômodos à medida que chegamos aos 60 e 70 anos. Continue lendo para aprender como bloquear a formação de miomas uterinos após a menopausa - e como diminuir os existentes antes que causem problemas reais.

Como e por que se formam miomas uterinos

Miomas uterinos são crescimentos não cancerosos que se desenvolvem na parede do útero. Os miomas começam a partir de uma única célula muscular e podem variar do tamanho de uma semente a uma bola de basquete ou maior, explica OB/GYN certificado pelo conselho Maria Sófocles, MD , Diretora Médica de Saúde da Mulher de Princeton. Os crescimentos podem causar sintomas como períodos intensos, inchaço e cólicas pélvicas .

Miomas uterinos após a menopausa

Viktoriia Ilina/Getty

A causa exata dos miomas uterinos não é totalmente compreendida, diz Jill Krapf, MD , especialista em ginecologia e obstetrícia, especialista em saúde vulvar e vaginal certificado e consultor médico da Evvy . Mas os fluxos hormonais, a predisposição genética e os hábitos de vida (continue lendo para saber mais sobre isso) podem influenciar o crescimento dos miomas.

Como a menopausa afeta miomas uterinos

O risco de miomas uterinos após a menopausa diminui e os crescimentos existentes podem causar menos sintomas. Isso ocorre porque os miomas são influenciados pelos hormônios que regulam o sistema reprodutivo, como estrogênio e progesterona , explica o Dr. À medida que as mulheres se aproximam da menopausa, normalmente entre os 40 e os 50 anos, os níveis hormonais começam a diminuir. Isso geralmente leva a uma diminuição no crescimento e desenvolvimento de miomas. (Clique em nossa publicação irmã para saber como o hormônio mestre DHEA pode ajudar a reduzir drasticamente os sintomas associados à menopausa .)

Mas embora o risco de desenvolver miomas seja superior a 50 gotas, algumas mulheres ainda podem apresentar sintomas incômodos de miomas uterinos após a menopausa. Muitas mulheres continuam a sentir sintomas de miomas porque o seu tamanho simplesmente não muda – ou muda o suficiente – após a menopausa para reduzir a pressão na bexiga, intestinos ou pélvis, explica o Dr.

Como prevenir miomas uterinos após a menopausa

Boas notícias: pesquisas mostram que você pode evitar que os crescimentos problemáticos se formem. Veja como.

Aproveitar o sol

Passe 20 minutos diários tomando banho de sol (e reforçando suas reservas de vitamina D ) e o risco de miomas cairá 32%, de acordo com um estudo do Instituto Nacional de Ciências da Saúde Ambiental. E se você já tem miomas, passar algum tempo ao ar livre também pode ajudar a reduzi-los. A exposição ao sol estimula a pele a produzir vitamina D-3, um nutriente essencial para manter as células uterinas saudáveis. Não costuma sair ao ar livre? Tomar 2.000 UI de vitamina D-3 diariamente também provou ser protetor. (Clique para ver mais incríveis benefícios para a saúde da vitamina D-3 .)

Dê um passeio

Mulheres que praticam 30 minutos de atividade física diariamente, como passear pela vizinhança para admirar as flores desabrochando, têm 33% menos probabilidade de desenvolver miomas do que aquelas que menos se movimentam. Pesquisa da Universidade Johns Hopkins sugere Os pesquisadores explicam que o movimento reduz a quantidade de estrogênio que alimenta os miomas circulando no corpo. Além disso, aumenta os níveis de uma proteína que se liga ao estrogênio. E se você está preocupada com os baixos níveis de estrogênio, como muitas mulheres ficam durante e após a menopausa, a atividade física também pode ajudar a regular seus níveis hormonais, diz o Dr. (Clique em nossa publicação irmã para descobrir como caminhar acelera a perda de peso. )

Experimente molho de macarrão extra

Obtendo bastante pigmento vegetal que deixa os tomates vermelhos ( licopeno ) pode reduzir pela metade o risco de miomas, de acordo com um estudo em animais em Biologia Experimental. E se você cozinhar os tomates, terá um impulso ainda maior! Pesquisadores da Universidade Cornell descobriram que cozinhar tomates por apenas 2 minutos dobrou a quantidade de licopeno. E após 30 minutos de cozimento, o tomate tinha 164% a mais do nutriente. Além do mais, um estudo separado descobriu que tomates cozidos em azeite aumentou os níveis de licopeno no sangue em 82%, enquanto os tomates crus tiveram pouco ou nenhum impacto. (Clique para descobrir mais sobre os poderes curativos do licopeno.)

Molho de macarrão para bloquear miomas uterinos após a menopausa

Cris Cantón/Getty

Sirva um acompanhamento de brócolis

Seja brócolis, repolho ou couve, saboreie 1 xícara do seu favorito vegetal crucífero diariamente pode reduzir o risco de miomas em 45%. E pode travar o seu crescimento se já os tiver, de acordo com um estudo publicado no Jornal de Pesquisa em Obstetrícia e Ginecologia . Os pesquisadores explicam que esses vegetais contêm compostos que ajudam a regular os níveis de estrogênio para impedir o crescimento de miomas. (Dica: não jogue os talos! Clique para ver maneiras geniais de usar restos de talos de brócolis.)

Cozinhe com óleo de gergelim

Outra maneira de manter os miomas sob controle: controlar a pressão alta ou hipertensão . Uma pesquisa de Harvard sugere que para cada queda de 10 pontos na pressão arterial elevada , o risco de miomas diminui em até 10%. Os mecanismos exatos não são totalmente compreendidos, observa o Dr. Krapf. Existem vários fatores que podem explicar por que a pressão arterial elevada pode aumentar o risco de miomas, como a função dos vasos sanguíneos, inflamação de baixo grau e influências hormonais. É por isso que manter sua pressão arterial em uma faixa saudável (abaixo 120/88mmHg ) é fundamental para reduzir o risco. Para evitar que sua pressão arterial suba, basta adicionar 1 onça. de óleo de gergelim em sua dieta diária. Pesquisa no Jornal de Biologia e Medicina de Yale eu encontrei reduz a pressão arterial elevada em até 19 pontos em dois meses. (Clique para ver mais benefícios do óleo de gergelim.)

Como diminuir miomas uterinos após a menopausa

Embora seja verdade que os miomas uterinos podem ser removidos cirurgicamente (um procedimento chamado miomectomia ), a operação pode ser demorada, cara e potencialmente causar formação de tecido cicatricial. Antes de entrar na faca, considere estes remédios naturais eficazes.

Beba chá verde

Desfrutando de quatro copos de Chá verde (quente ou gelado) diariamente pode reduzir os miomas em 33% em quatro meses e melhorar significativamente os sintomas dos miomas, de acordo com um estudo no Revista Internacional de Saúde da Mulher . Por outro lado, os pesquisadores descobriram que aqueles que não beberam a bebida viram seus miomas crescerem 24% durante o mesmo período. Os cientistas explicam que EGCG , o ingrediente ativo do chá verde, bloqueia o crescimento das células que constituem os miomas e também mata as células existentes para reduzir os crescimentos. (Clique para saber como o chá verde pode acrescentar anos saudáveis ​​à sua vida.)

E embora a ingestão de cafeína possa influenciar os níveis hormonais, pesquisas com quase 22.000 mulheres descobriram que há nenhuma relação direta entre a ingestão de cafeína e o crescimento de miomas . Mas se você estiver observando sua ingestão de cafeína, você pode optar por uma bebida descafeinada ou simplesmente obter as vantagens de um suplemento diário de EGCG, como Extrato de Chá Verde Mega Descafeinado Life Extension ( Compre na Life Extension, $ 22,50 ).

Chá verde para miomas uterinos na menopausa

Imagens ATU/Getty

Polvilhe sementes de linhaça em seu smoothie

Jogando alguns sementes de linhaça no iogurte ou no smoothie pode ajudar a reduzir os miomas em até 40%, dizem pesquisadores da Universidade de Illinois. Como? A linhaça reduz a inflamação e bloqueia a atividade de enzimas que ajudam o estrogênio que alimenta os miomas a se espalhar por todo o corpo. (Clique para ver maneiras fáceis de adicionar semente de linhaça à sua dieta diária.)

Pegar esse enzima

Suplementando com a poderosa enzima Serrapeptase pode ajudar a quebrar e diminuir os miomas. Serrapeptase é o que é conhecido como enzima proteolítica , ou uma enzima cujo papel no corpo é quebrar as ligações entre aminoácidos , os blocos de construção das proteínas. De acordo com pesquisa da revista Medicação, é particularmente eficaz em quebrar fibrina , a proteína de que são feitos os miomas uterinos. Para obter melhores resultados, tome serrapeptase logo pela manhã e antes de dormir. Um para experimentar: NOW Foods Serrapeptase ( Compre na iHerb, $ 13,38 ).

Continue lendo para saber mais maneiras de prevenir (e reduzir) miomas uterinos:

Este conteúdo não substitui aconselhamento ou diagnóstico médico profissional. Sempre consulte seu médico antes de seguir qualquer plano de tratamento .

Uma versão deste artigo apareceu originalmente em nossa revista impressa , Mundo feminino .

O Woman's World pretende apresentar apenas os melhores produtos e serviços. Atualizamos quando possível, mas as ofertas expiram e os preços podem mudar. Se você comprar algo através de um de nossos links, poderemos ganhar uma comissão. Questões? Entre em contato conosco em shop@womansworld.com .

Que Filme Ver?