As 7 melhores maneiras de prevenir pedras nos rins, de acordo com médicos — 2024



Que Filme Ver?
 

Se você já enfrentou dores nas costas, náuseas e/ou aumento da vontade de urinar decorrentes de pedras nos rins, sabe como é importante interromper as crises antes que elas comecem. E embora seja verdade que para as mulheres o risco de pedras nos rins aumenta durante a menopausa, existem maneiras fáceis de superar os problemas. Aqui, os especialistas compartilham os melhores remédios naturais para pedras nos rins que reduzem drasticamente o risco de formação de pedras nos rins.





O que são pedras nos rins?

A principal função dos nossos rins é remover os resíduos da corrente sanguínea e transformá-los em urina para que possam ser excretados do corpo. Entre estes resíduos estão reservas excessivas de cálcio e outros minerais e sais dissolvidos. Isso geralmente não é um problema, mas podem ocorrer pedras nos rins quando a concentração de compostos produtores de pedras na urina é muito alta, explica Melanie Betz, RD , nutricionista de Chicago especializada em saúde renal.

As pedras nos rins variam em tamanho e podem ser tão pequeno quanto um grão de areia ou tão grande quanto uma pérola. Algumas pedras permanecem nos rins, enquanto outras viajam para o ureter, o tubo entre os rins e a bexiga. As pedras ficam alojadas no ureter, onde bloqueiam a urina e causam dor, ou passam quando você urina. Embora a maioria das pedras nos rins passe por conta própria, se as pedras forem particularmente grandes e doloridas, ou se ficarem presas no ureter, podem ser necessárias uma visita ao seu médico para tratamento. As opções de tratamento podem incluir litotripsia por ondas de choque , que usa ondas sonoras para quebrar as pedras em partículas menores que são eliminadas na urina, ou um ureteroscopia , em que uma luneta é inserida na bexiga para retirar o cálculo.



Uma ilustração de pedras nos rins

Orensila/Getty



Como se formam as pedras nos rins

Existem vários tipos de cálculos renais, mas aqueles constituídos por cálcio são responsáveis ​​por cerca de 80% das pedras . Mais comumente, essas pedras se formam quando há muitos resíduos acumulados nos rins e não há urina suficiente para eliminá-los. Isso acontece quando você está desidratado cronicamente , que se torna mais comum com a idade.

Alta ingestão de oxalatos – compostos encontrados em alimentos como folhas verdes, soja e batatas – também colocam você em risco de desenvolver pedras. Muitas vezes chamados de antinutrientes, os oxalatos ligam-se a minerais no estômago e intestinos, que impede que o corpo absorva e utilize compostos saudáveis. Eles também são um alicerce fundamental das pedras nos rins. (Além disso, os oxalatos podem ser a razão pela qual você não consegue perder peso. Clique para saber como evitar oxalatos pode acelerar o emagrecimento .)

O que mais, certos medicamentos como diuréticos ou antibióticos podem aumentar o risco de pedras nos rins. Assim como a menopausa. Por que? O estrogênio tem efeito protetor no trato urinário e nos rins. À medida que os níveis diminuem durante a menopausa, o risco de pedras aumenta. E como o estrogênio também regula o metabolismo do cálcio no corpo, uma queda nesse hormônio pode desequilibrar os níveis de cálcio formador de cálculos. Não importa como se formem, as pedras nos rins podem desencadear sintomas indesejados, como dores nas costas, dores de estômago, náuseas, sensação de queimação ao urinar e/ou sangue na urina.

Ferva batatas se você tem tendência a pedras nos rins

Uma dieta saudável pode ajudar a evitar pedras dolorosas. Mas para aqueles que são propensos a pedras nos rins, é melhor reduzir o consumo de alimentos ricos em oxalatos, especialmente batatas. Outros alimentos ricos em oxalatos incluem espinafre, soja, amêndoas, beterraba, feijão-marinho e ruibarbo. Os oxalatos são normalmente expelidos do corpo como resíduos. Mas quando o corpo também elimina minerais como o cálcio, os oxalatos podem ligar-se aos minerais, reduzindo a absorção de nutrientes e potencialmente levando a pedras nos rins.

Dica: Se você corre um risco maior de desenvolver pedras nos rins, mas acha difícil desistir de alimentos favoritos, como batatas ou folhas verdes, há uma maneira fácil de reduzir o risco de desencadear um surto de pedras nos rins. Pesquisa no Revista de Química Agrícola e Alimentar mostra que ferver alimentos pode reduzir o conteúdo de oxalato em até 74% . Os pesquisadores descobriram que ferver como método de cozimento era mais eficaz do que cozinhar no vapor (que remove até 53% dos oxalatos) e assar (usado apenas para batatas, sem perda de oxalato).

Os melhores remédios naturais para pedras nos rins

Boas notícias: simplesmente ajustar sua dieta é um dos melhores remédios naturais para prevenir pedras nos rins.

1. Lanche com queijo

As pedras nos rins de cálcio são de longe as mais comuns, por isso pode parecer contra-intuitivo adicionar mais cálcio à sua dieta para evitá-las. Mas aumentar a ingestão de cálcio com alimentos como queijo, feijão e sementes pode reduzir o risco de formação de cálculos renais em 30% . O cálcio se liga aos oxalatos no intestino, reduzindo a quantidade de oxalatos que podem ser absorvidos pelos rins para formar cálculos. Apenas tome cuidado com os altos níveis de sódio em alguns desses alimentos, pois o sal pode retirar o cálcio dos ossos e colocá-lo na urina . Queijo suíço, mussarela e cabra são boas opções com alto teor de cálcio e baixo teor de sódio, sugere Betz. Então vá em frente e peça aquela pizza de queijo!

Dica : Os especialistas costumam aconselhar a preferência por alimentos ricos em cálcio em vez de recorrer a suplementos. Por que? Cálcio suplementar pode aumenta o risco de pedras nos rins em 20%. Uma possível razão: é mais provável que o cálcio dietético esteja no intestino ao mesmo tempo que os oxalatos, que também obtemos através da nossa dieta. Isso aumenta a probabilidade de se ligar e eliminar os compostos nocivos antes que as pedras se formem.

Uma pizza com queijo, que pode ajudar a prevenir pedras nos rins

Vima/Getty

2. Beba limonada

Quando se trata de prevenção de cálculos renais, beber limonada (ou água quente com limão, quando está frio) é uma das melhores maneiras de evitar problemas. Pesquisa da UC San Francisco mostra que o suco ácido dobra os níveis de citrato urinário , um composto que inibe a formação de cálculos. É tão eficaz, pesquisa na revista Nutrientes descobriram que pessoas que bebiam limonada diariamente para tratar pedras nos rins reduziu o risco de novas pedras em 87% . Coautor do estudo Al Trinchieri, MD , explica que a água dilui a urina, diminuindo a probabilidade de formação de cristais, enquanto os ácidos vegetais do suco de limão atuam como inibidores naturais de cálculos renais. (Clique para ver mais benefícios da água com limão.)

Dica: Não é fã de limão? Estudos mostram que outros cítricos, como laranja , limonada , e suco de toranja , também pode diminuir o risco de desenvolver pedras nos rins.

3. Relaxe com uma cerveja

Surpreendentemente, beber uma cerveja gelada também é um remédio natural para pedras nos rins. A razão? Aumenta a produção de urina, de modo que é mais provável que seu corpo elimine compostos causadores de cálculos. Na verdade, um estudo no Jornal Americano de Epidemiologia revelou que você vai reduza o risco de pedras nos rins em 40% simplesmente bebendo uma garrafa de sua bebida favorita diariamente. Mas se você tiver mais de uma ou duas garrafas, gire também em um copo d'água. Como o álcool pode desidratar você, beber demais pode aumentar o risco de cálculos renais.

4. Saboreie outra xícara de café

Beber um pouco mais de café diariamente pode reduzir o risco de pedras nos rins em 40% , relatam pesquisadores do Jornal Americano de Doenças Renais. Os participantes do estudo que aumentaram a ingestão de café de 1 xícara para apenas 1,5 xícara por dia perceberam o benefício. Este remédio natural para pedras nos rins funciona graças às propriedades diuréticas que aumentam a micção, ajudando a eliminar do corpo os minerais formadores de pedras.

5. Experimente uma dose de vinagre de maçã

O vinagre de maçã (ACV) é conhecido por ajudar na perda de peso, equilibrar o açúcar no sangue e até melhorar a saúde do coração. E de acordo com um estudo publicado na revista eBioMedicina, também é um remédio natural eficaz para pedras nos rins. Ao se ligar ao cálcio e aumentar o citrato urinário, o ACV reduziu o risco de formação de novos cálculos em 69% . Para obter os benefícios, tome uma dose de ACV, cerca de 1 onça, diariamente. Ou dilua o vinagre em cerca de 4 onças. de água para conter o gosto amargo. (Interessado em mais injeções que melhoram a saúde? Clique para descobrir os benefícios das injeções de gengibre.)

Uma garrafa transparente de vinagre de maçã ao lado de uma cesta de maçãs vermelhas

Aniko Hobel/Getty

6. Troque seu chá

Há um culpado surpreendente que contribui para o aumento do risco de pedras nos rins: o chá. O chá preto é rico em oxalatos que podem formar pedras. E o chá gelado é mais problemático do que uma xícara quente, já que o tempo de maceração mais longo aumenta os níveis de oxalato. Para complicar a situação: a desidratação pode aumentar o risco de formação de oxalatos em pedras nos rins, adverte Anju Yadav, MD , especialista em rins do Hospital Universitário Thomas Jefferson, na Filadélfia. E como o chá é um diurético natural, tomá-lo em grandes quantidades pode aumentar o risco de desidratação. Mas o certo o chá pode prevenir a desidratação e reduzir o risco de cálculos renais. Seu conselho: mude para chá verde com baixo teor de oxalato ou chá de ervas com suco de limão (quente ou gelado). Cítrico contém citratos , que ajudam a dissolver os oxalatos antes que eles formem pedras nos rins, explica o Dr. Yadav.

7. Experimente uma dupla de suplementos

Tomar diariamente uma combinação de suplemento de potássio e magnésio pode diminuir a absorção de oxalatos formadores de cálculos. O resultado: você reduziu o risco de cálculos renais recorrentes em 85% . E com boas notícias, os cientistas do Southwestern Medical Center da Universidade do Texas dizem que os suplementos também protegem contra diabetes e pressão alta, que podem causar problemas renais. Na verdade, eles descobriram que as pessoas que aumentaram os seus níveis de magnésio função renal melhorada 103%. Um para experimentar: Life Extension Potássio com Magnésio de Liberação Estendida ( Compre em iHerb.com, $ 11,25 ).


Continue lendo para saber mais maneiras de proteger seus rins:

Melhore a função renal naturalmente para diminuir drasticamente o inchaço em todo o corpo

Beber esta bebida popular regularmente pode reduzir o risco de pedras nos rins

MD revela o alimento básico da cozinha que supera pedras nos rins dolorosas por centavos

A doença renal crônica afeta um em cada sete adultos – veja como evitá-la

Uma versão deste artigo apareceu originalmente em nossa revista impressa , Mundo feminino .

Este conteúdo não substitui aconselhamento ou diagnóstico médico profissional. Sempre consulte seu médico antes de seguir qualquer plano de tratamento .

O Woman's World pretende apresentar apenas os melhores produtos e serviços. Atualizamos quando possível, mas as ofertas expiram e os preços podem mudar. Se você comprar algo através de um de nossos links, poderemos ganhar uma comissão. Questões? Entre em contato conosco em shop@womansworld.com .

Que Filme Ver?